Pixiebob Longhair | CachorroGato

Guia de Raças

Pixiebob Longhair

Quero esta raça

Ficha do Pixiebob Longhair

Pixiebob Longhair

O gato Pixiebob se apresenta na variação de pelagem semi-longa (Longhair) e na pelagem curta (Shorthair), em ambos os casos com aparência de gato selvagem, especialmente em termos de pelagem. Apesar de seu aspecto físico, o Pixiebob é um gato muito afetuoso e leal ao seu dono. A raça não deve ser confundida com a American Bobtail.

O nome “Pixiebob” foi dado a raça pela possibilidade de ela se originar do cruzamento de um gato doméstico com um lince americano selvagem (Bobcat). Alguns gatos Pixiebob Longhair apresentam polidactilia, característica presente desde a precursora da raça. O felino dessa raça é indicado para pessoas que nunca tiveram um gato, famílias com crianças e famílias ou pessoas com outros animais de estimação.

 

Origem

Sua origem é recente e se deu nos Estados Unidos. Existe quem diga que o Pixiebob é proveniente do cruzamento entre um gato doméstico e um selvagem, como o gato do mato. Deste suposto cruzamento; dois gatos foram adotados pela criadora Carol Ann Brewer, no ano de 1985, dando inicio ao desenvolvimento da raça. A origem selvagem da raça nunca foi comprovada geneticamente. Pixie, uma das gatas de Carol Ann, é considerada a matriarca da raça.

Graças a sua aparência exótica, o Pixiebob logo começou a receber reconhecimento das associações felinas, tendo seu padrão redigido e submetido a TICA pela própria Carol Ann Brewer. A TICA reconheceu a raça Pixiebob Longhair e Shorthair em 1994, enquanto a American Cat Fanciers Association aceita seu padrão desde 2005. Os criadores buscam aprovação de outra associação americana importante, a CFA. A intenção na criação do Pixiebob é obter um gato que seja de temperamento dócil e aspecto selvagem como do Bobcat americano.

 

Comportamento

Leal e afetuoso, esse é o Pixiebob Longhair. Este gato pode se mostrar um pouco ciumento, mas geralmente convive bem com outros animais de estimação, conseguindo criar um laço forte e incomum com sua família. A raça é conhecida por sua paciência com crianças, costumando lidar com elas melhor do que a maioria dos felinos. Inteligente, o bichano Pixiebob pode ser treinado para andar de coleira. A raça é pouco vocal e prefere se comunicar com ocasionais chilreares (espécie de gorjeio que o gato emite).

Gatos Pixiebob Longhair são do tipo que estão sempre ocupados, mas não costumam ter um comportamento hiperativo. A raça é muito descrita como um gato-chachorro, por serem tão apegada as pessoas e ao mesmo tempo manter sua independência e aceitar bem períodos de solidão. Quando sua família humana está em casa, o Pixiebob costuma exigir bastante atenção, variando de momentos onde quer participar de cada atividade com momentos de calmaria junto das pessoas que tanto ama. A raça se adapta a vida dentro de casa desde que possua espaço suficiente para explorar.

 

Aspecto

A aparência geral é de um gato exótico e selvagem, apresentando corpo longo e musculoso. É um felino de tamanho médio para grande, podendo pesar entre 4 e 10 quilos. A cabeça do Pixiebob é larga, no formato de pera invertida com contornos arredondados, sua fronte saliente e o focinho largo e comprido. Os olhos são de tamanho médio, possuindo um olho de distância entre eles, levemente ovais e amendoados, a coloração deve ser harmoniosa com o tom da pelagem, geralmente sendo verdes ou marrons ou dourados. As orelhas são medianas, inseridas afastadas, largas na base e com pontas arredondadas, sendo desejável a presença de tufos em ambas variações – mais pronunciado no Longhair.

A variação Longhair apresenta pelagem semi-longa em dupla camada, sedosa, impermeável e resistente, com textura de lã, sendo mais longa na região da barriga. A coloração é um tabby mosqueado, ou seja, apresenta fundo claro com manchas escuras, usualmente em tons de marrom, enquanto o subpelo é cinzento. A cauda do gato da raça Pixiebob Longhair é curta – deve apresentar pelo menos cinco centímetros -, grossa e flexível, geralmente apresentando nós. Suas patas compridas possuem músculos e ossos fortes, sendo as patas traseiras mais longas do que as dianteiras. Os pés são grandes e em exemplares que possuem polidactilia são aceitos 6 ou 7 dedos nas anteriores e 5 ou 6 dedos nas posteriores (gatos normais apresentam 5 e 4 dedos, respectivamente).

 

Cuidados específicos

Sua manutenção é simples. Um Pixiebob Longhair deve ser escovado semanalmente para manter sua pelagem sedosa, livre de pelos mortos e reduzir problemas com bolas de pelo.

 

Saúde

O gato Pixiebob Longhair é saudável, apresentando como único problema genético a possibilidade de nascer com polidactilia – maior números de dedos na pata, geralmente apresenta 6 ou 7 dedos no lugar de 5. Como todo gato de pelagem semi-longa ou longa, esse felino pode apresentar problemas com tricobenzoares – bola de pelo no sistema digestório – problema facilmente tratável.


História do Pixiebob Longhair

A origem da raça é cercada de mistérios. O que se sabe é que uma criadora americana, do estado de Washington, chamada Carol Ann Bewer, adotou um macho de cauda curta e portador de polidactilia, em meados da década de 1980. No ano seguinte ela adotou outro macho com características parecidas. Do cruzamento desse macho com um fêmea da vizinhança obteve-se Pixie, a fêmea considerada precursora da raça Pixiebob.

Carol Ann Bewer, assim como outros criadores de gatos, defendia que o Pixiebob era originado do cruzamento entre um gato doméstico e um gato doméstico, mas essa relação nunca foi comprovada geneticamente. O Pixiebob Longhair e o Pixiebob Shorthair são os únicos felinos que possuem polidactilia e são reconhecidos pela TICA.


Características do Pixiebob Longhair

O Pixiebob é um gato sociável, amável e calmo, mas ao mesmo tempo é ativo, adorando brincadeiras e jogos. Muito apegado e leal a sua família, é comum que um felino dessa raça exija atenção e tente ajudar nas tarefas de casa, aproveitando também os momentos de calma em família. Apesar desse lado muito ligado aos humanos o Pixiebob aceita bem ficar algum tempo sozinho.

O Pixiebob Longhair é paciente com crianças e costuma conviver bem com outros animais de estimação. O felino dessa raça é inteligente e pode ser ensinado a andar na coleira, aceitando de bom grado essa função durante passeios familiares. Não costuma ser muito vocal, preferindo usar outras formas de comunicação que não sejam miados.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas