Ficha do Oriental Shorthair
O Oriental Shorthair, por muitas vezes apenas chamado de Oriental, parece bastante com o gato Siamês, diferindo dessa raça apenas na cor de sua pelagem e olhos. Inicialmente, cada gato obtido no programa de criação recebia uma designação de acordo com sua cor (Foreign White para o branco unicolor, por exemplo), mas logo as variedades obtidas eram tantas que os criadores decidiram juntá-las em uma única raça. A raça existe também na variação de pelagem longa, sendo conhecida como Javanês ou Oriental Longhair nesse caso.
Essa raça é uma boa opção para famílias com crianças ou com outros animais de estimação, assim como solteiros que possuem outros pets para lhe fazerem companhia. O Oriental Shorthair não é indicado para pessoas que nunca tiveram um felino antes.
Origem
Essa raça se originou na Tailândia da mesma maneira que outro gato bastante famoso, o Siamês. O Oriental Shorthair chegou pela primeira vez na Grã-Bretanha durante o século XIX, mas só despertou o interesse nos criadores ingleses por volta de 1950, após a Segunda Guerra Mundial quando o número de criadores e programas de criação foi bastante reduzido. O cruzamento de gatos Siameses com gatos de variadas raças europeias, como o British Shorthair e o Russian Blue, deu origem a Oriental de cor branca, chocolate e azul, uma espécie de Oriental Shorthair moderno.
Na década seguinte, por volta de 1968, os americanos também começaram a criação da raça Oriental Shorthair, mas eles deram preferência por um gato mais tradicional, que lembrasse o Siamês que conhecemos hoje. O reconhecimento da raça pela CFA veio em 1972, que considera a variação de pelo longo e de pelo curto como uma raça única, ao contrário de outras associações felinas. O Oriental Shorthair é um gato pouco difundido pelo mundo, mas ainda mais comum do que a variação de pelo longo.
Comportamento
O Oriental Shorthair é um felino ativo e orgulhoso, sendo sociável, apreciando conhecer novas pessoas, e não gostando de ficar sozinho. Extrovertido, esse gato gosta de brincadeiras, convivendo bem com crianças. Muito ligado ao dono, o Oriental Shorthair se mostra possessivo e não suporta indiferença por parte dos humanos, especialmente com aquele com quem possui um vinculo especial e forte. Possuindo um instinto caçador, o gato dessa raça pode viver dentro de casa, mas gosta de ter acesso ao ar livre. Além disso, nenhum lugar é alto suficiente para o Oriental Shorthair, que facilmente vai alcançar o topo daquela prateleira.
Sua voz é forte, sendo uma raça que gosta de “falar”, usando desse artificio para conseguir a atenção que acredita merecer. Para pessoas que possuem outros gatos é melhor que Oriental só seja adquirido se os demais gatos forem igualmente ativos, caso contrário o gato da raça Oriental Shorthair pode incomodar seus congêneres. Prepare-se para separar um momento do seu dia não apenas para dar atenção a esse gato, mas também para brincar com ele. Esse felino tem seus brinquedos favoritos e podem se distrair por horas com eles, mantendo esse lado brincalhão por toda sua vida.
Aspecto
Gato de tamanho médio, de corpo esperto e longo, mas bastante musculoso, pesando entre 4 e 6,5 kg. A aparência geral do Oriental Shorthair é de um gato elegante, de aparência magra. Apesar dos ossos finos e do corpo esguio, o gato dessa raça é bastante atlético e habilidoso. A cabeça é um triangulo invertido, comprida, sem a presença de stop, o focinho é fino e bem definido, com nariz comprido. As orelhas são inseridas afastadas, grandes e largas na base com pontas pontiagudas. Os olhos são amendoados, de tamanho médio, com a distância de um olho entre eles, a cor definitiva só aparece por volta de um ano de idade, sendo geralmente jade ou verde-esmeralda, sendo azul no Oriental Shorthair branco e podendo ser amarelo no gato de pelagem ruiva e creme.
Sua pelagem é fina, curta e densa, de aspecto sedoso. Os padrões mais esperados para os gatos Oriental Shorthair são: uniforme, sem marcas e unicolor, nas cores branco, azul, negro, chocolate, lilás, canela e camurça; tartaruga, com as cores laranja, negro e chocolate; pelagens com base do pelo descolorida, geralmente em tons de cinza; e tabby. As patas possuem estrutura óssea fina, assim como seu corpo, sendo as anteriores levemente mais curtas do que as posteriores. Sua cauda é bem comprida, sendo fina em toda sua extensão, afinando um pouco mais na direção da ponta. Sua puberdade ocorre cedo, por volta dos nove meses.
Cuidados específicos
O Oriental é um gato de baixa manutenção, necessitando apenas de uma escovação semanal para manter sua pelagem com aparência saudável e livre de pelos mortos.
Saúde
A raça Oriental Shorthair é considerada saudável, apenas apresentando, em alguns casos, um estrabismo causado por um gene comum em gatos de origem oriental, que pode gerar um problema em seu nervo óptico.
História do Oriental Shorthair
O Oriental Shorthair teve sua origem na Tailândia, muito provavelmente durante a Idade Média, sendo um gato doméstico criado pela realeza do país, enquanto era completamente desconhecido na Europa. No século XIX a raça chegou a Grã-Bretanha junto com o Siamês, no entanto não teve o mesmo destaque dessa segunda raça. Os criadores ingleses se empenharam primeiramente em criar a raça Siamês, e apenas em 1950 os criadores do país desenvolveram um interesse pelo Oriental Shorthair, iniciando um programa de criação da raça.
No final de 1960, o Oriental Shorthair chegou aos Estados Unidos, onde os criadores optaram por um programa que deixasse a raça mais parecida com o Siamês e tivesse menos o estilo moderno encontrado no Oriental dos criadores ingleses. A raça é considerada rara, apesar de ser a variação de pelo curto mais comum do que a de pelo longo.
Características do Oriental Shorthair
Essa raça é ativa e sociável como todas as outras que compõe o grupo da raça Siamês. O Oriental Shorthair é um gato que gosta de conversar, comentando tudo o que você faz e contando sobre o próprio dia, com uma voz forte. A grande maioria se torna muito ligada a uma pessoa da família, de quem exigem atenção, mas gostam de pessoas em geral, adoram pular de colo em colo e brincar.
Ativos, eles vão subir em estantes, brincarem por horas com uma caixa de papelão, vão perseguir o brinquedo favorito pela casa e não vão reclamar se precisarem brincar com crianças ou outros pets. O Oriental Shorthair é um gato que não gosta de ficar sozinho e por isso é bom que ele possua alguma companhia. Apesar de toda essa energia, no fim do dia ele vai se enrolar junto de seu humano favorito para descansar.