Ficha do Welsh Corgi Pembroke
O Welsh Corgi Pembroke, quando pequeno, pode ser confundido com o Welsh Corgi Cardigan, contudo, este último é um pouco maior e mais largo, possui uma cauda grande e orelhas arredondadas, também maiores. O Corgi Pembroke é um pouco menor e mais rápido, com orelhas pontiagudas e cauda bastante curta.
Origem
Os ancestrais do Welsh Corgi descendem do cão que os visigodos introduziram no País de Gales no século IX. Com este nome, podemos distinguir duas raças distintas: o Welsh Corgi Cardigan e o Welsh Corgi Pembroke, sendo o Cardigan o mais antigo entre os dois. O Corgi Pembroke nasceu do cruzamento entre os Corgis Cardigan e outros cães nórdicos trazidos pelos tecelões flamencos aos fins do século XI. As duas raças eram utilizadas para guiar as vacas até seus estábulos, além de guardar os cavalos e as ovelhas. Suas patas curtinhas permitiam que eles se movessem por baixo dos animais sem nenhum problema.
Comportamento
O Welsh Corgi Pembroke é muito equilibrado, carinhoso e inteligente. É um cão valente e, às vezes, pode ser que extrapole nos latidos para mostrar o seu entusiasmo. Gosta de bancar o palhaço para seus donos, mas também se mostra capaz de ficar muito calmo e tranquilo, razoes pelas quais este é um companheiro ideal para todas as idades.
Aspecto
O Corgi Pembroke é um cão robusto forte, baixo, largo e de extremidades curtas. Sua cabeça parece a de uma raposa e seus olhos são bem redondos. Possui orelhas medianas, erguidas, e sua cauda é curta. Seu pelo é duro, reto e curto, podendo ser de qualquer tonalidade e com ou sem mesclas de branco.
Cuidados específicos
O Welsh Corgi Pembroke se adapta facilmente a todos os ambientes e não necessita de grandes doses diárias de exercício. Pode passar o dia todo em casa, à condição que a sua saída, depois, seja de qualidade. O dono precisa fazê-lo correr e brincar.
Sua pelagem espessa não requer nenhum cuidado especial além de escovações semanais.
Saúde
É um cão forte que deve ter seu peso controlado. Devido à estrutura física da raça, um Pembroke com sobrepeso é seriamente propenso a problemas de coluna e nas articulações, especialmente nos ombros e nas patas. Subir muitas escadas e fazer exercícios com muito impacto também podem acarretar tais enfermidades. A displasia coxofemural, os cálculos de vesícula e as doenças oculares também podem aparecer nos cães dessa raça.
História do Welsh Corgi Pembroke
Tecelões flamencos foram responsáveis pela introdução do Welsh Corgi Pembroke ao País de Gales por volta do ano de 1100. Esses tecelões eventualmente se tornaram fazendeiros e, então, passaram a utilizar seus cães Corgi no pastoreio e na guarda de seus animais e seus estoques.
No século XIX, as duas variedades da raça foram erroneamente colocadas como uma única raça, mas isso foi modificado no século XX e desde então são consideradas duas raças distintas.
Características do Welsh Corgi Pembroke
Os cães Welsh Corgi Pembroke são bravos defensores de seus lares. Eles possuem, naturalmente, o instinto de proteger sua família, principalmente as crianças. Alguns deles, inclusive, são famosos por mordiscarem os tornozelos das pessoas para que elas andem sempre na direção correta. Em casa, eles são quietos, limpos e educados, desde que seus donos lhe forneçam as doses de atenção e exercícios que necessitam.
Se você trabalha fora ou possui uma fazenda, você certamente pode se beneficiar em ter um Welsh Corgi Pembroke. Há séculos eles vem sendo valorizados pela sua inteligência, obediência e determinação.
Por conta de seu tipo físico, os Welsh Corgis devem ser criados com cuidado. Como os Dachshunds, eles precisam ser criados de forma compreensiva e equilibrada. Os filhotes de Corgi Pembroke precisam ser ensinados a subir e descer as escadas corretamente, devido às suas pernas curtas. Também é preciso tomar cuidado, desde sempre, com a sua alimentação, pois o sobrepeso pode lhes ser muito prejudicial.