Ficha do Shar-pei
Shar-Pei pode parecer triste ou melancólico, mas quando você conhecer um, vai descobrir que eles é divertido e brincalhão, a melhor companhia para rolar na grama. Eles são amáveis e extremamente devotos à família, criam laços fortes e se apegam muito às pessoas que cuidam dele.
Origem
Os ancestrais do Shar-Pei são remotos da dinastia Han (206ac – 220dc). Eram cachorros robustos que vagavam pelas ruas em busca de comida e ao contrário do Sharp Pei atual, tinham a pele completamente firme. Muito séculos depois, em Dah Let começou a ser utilizado em lutas de cachorros, um exemplar mediano, de mandíbulas potentes e pele solta (para reduzir a gravidade das mordidas) que mais pra frente seria conhecido como Shar-Pei. Com a chegada do comunismo, a raça esteve em perigo de extinção até que os americanos descobriram este novo animal, fizeram alguns exemplares e começaram a abrir criadouros.
Comportamento
O Shar-Pei é um cachorro muito inteligente e se for bem ensinado desde pequeno, aprende rápido o que pode e o que não pode fazer. É tranquilo, respeitoso, limpo, brincalhão, fiel, muito carinhoso e não late. É um cachorro maravilhoso para ficar com as crianças e não tem problema algum com outros animais domésticos. Como qualquer cachorro, é muito importante oferecer-lhe uma boa socialização desde pequeno, tanto com outras pessoas como com outros cachorros.
Aspecto
O Shar-Pei é compacto, quadrado e de membros fortes e musculosos. Seu corpo é coberto de peles e rugas. Estas rugas e dobras só devem ficar na cabeça e na altura do dorso. O crânio é plano, largo e tem orelhas pequenas, bem grossas e em forma de triângulo apontando para os olhos. A causa é grossa, redonda na base e fica por cima das costas. Tem pelo curto e duro e pode ser preto, vermelho, chocolate, azul, lilás, castanho, etc.
Cuidados específicos
Como qualquer animal doméstico, é necessário educar o Shar-Pei desde pequeno. O dono deve seguir uma rotina alimentar para não alterar seu delicado sistema digestivo. Recomenda-se alimentação ALTA GAMA e pouca proteína animal, excesso de proteína animal pode prejudicar sua saúde e ainda provocar alergias.
O Shar-Pei detesta o frio, mas adora deitar no sol. Tem uma gordura corporal que o protege contra muitos bichinhos e por isso só é aconselhável dar banho uma ou duas vezes por ano, no máximo, pois demora para que recupere essa gordura tão especial.
Depois de um longo passeio, é recomendado limpar os olhos e ouvidos com muito cuidado e passar uma toalhinha úmida na pelagem.
Saúde
O Shar-Pei é uma raça que ficou popular em pouco tempo e devido à reprodução descontrolada destes cachorros deu-se origem a muitas preocupações com a saúde e comportamento. É recomendado sempre adquirir um Shar-Pei de um criador com garantia para evitar futuros problemas.
Para manter um Shar-Pei saudável, é fundamental alimentá-lo de maneira correta para garantir bom crescimento e boa saúde.
História do Shar-pei
Apesar de o Shar-Pei ser uma raça chinesa de muita popularidade, são diversas as opiniões a respeito de sua verdadeira origem. Para piorar, toda a documentação sobre a população canina chinesa da antiguidade foi destruída pelo imperador Ch’in Shih por volta de 225aC.
A história da raça Shar-Pei volta à dinastia chinesa Han, com estátuas de cachorros em tumbas que lembram essa raça. Essas figuras de argila representam cachorros de corpos quadrados, patas curtas, caudas enroscadas e expressões franzidas. Vasos da mesma época mostram figuras de cachorros que podem ter alguma relação com o Shar-Pei que conhecemos hoje.
Linhagem
Muitos acreditam que o Chow Chow teve papel importante com a história do Shar-Pei e não apenas por ter a mesma língua preto-azulada muito rara. O Dogo do Tibet também é um antepassado do Shar-Pei e possivelmente algumas outras raças são antepassadas. Quando olhamos a história da raça, devemos considerar que durante a dinastia Han o império romano estava em expansão, o que deu lugar a abertura de rotas comerciais, assim os cachorros das colônias romanas também chegaram à China.
Também acredita-se que o Montanha do Pirineo é outra raça que pode ter feito parte da formação do cão da raça Shar-Pei. E ainda é interessante notar que alguns traços são encontrados também em muitas raças diferentes na França e Mongólia, além de outras regiões da Ásia.
Primitivos Cachorros de Luta
A origem da raça parece ter sido o Dah Let, localizado na província de Kwan Tung, ao sul da China. Eram cachorros de luta, suas mandíbulas eram fortes e eram capazes de agarrar o oponente facilmente ao mesmo tempo em que sua pelagem firme era difícil de ser agarrada pelo outro cachorro. De fato, o Shar-Pei pode usar sua pelagem como meio de defesa quando necessário.
Características do Shar-pei
É fácil entender por que o Shar-Pei tem tantos seguidores fiéis. Não é só uma raça de aparência peculiar, mas tem muitas características agradáveis. Porém, deve ficar claro que não é uma raça apropriada para todos. Um futuro dono deve ponderar bem antes de decidir ter um Shar-Pei em sua vida.
O cachorro da raça Shar-Pei é conhecido, sobretudo, por sua pele solta e a expressão carrancuda, além da língua azul. É um cachorro forte, de construção quadrada e o macho é mais poderoso que a fêmea.
Ainda que ativa e alerta, é uma raça de natureza tranquila, independente e muito afetuosa. São cachorros preparados para proteger seu lugar e seus donos. É um cachorro muito rápido para tomar posição entre seus amados donos e qualquer coisa que seja uma ameaça. É um bom cachorro para cão de guarda por sua conduta instintiva.
Em geral, não é um cachorro agressivo, mas é importante considerar sua capacidade de causar danos, portanto seu filhote de Shar-Pei deve ser adestrado para que conheça a diferença entre o que pode e o que não pode. Outro aspecto importante de sua personalidade é seu instinto para caça. É um cachorro que tem boa visão e muita paciência para observar suas presas.
O cão Shar-Pei é criativo, sem dúvida dará a seus donos muitas horas de diversão, especialmente enquanto cresce. É um cachorro que gosta das brincadeiras tanto com outros cachorros como com as pessoas e pode ser absolutamente fascinante observar um Shar-Pei pensando que decisão tomar antes de entrar em ação.