Ficha do Poodle Toy
O Poodle Toy é a menor das quatro variedades de Poodle que existem (gigante, médio, anão e toy). Seu tamanho, sua inteligência e seu pelo encaracolado elegante tem encantado tanto que, nos Estados Unidos, é a terceira raça mais numerosa, junto com o Cocker e o Labrador. Extremamente popular no Brasil desde o início da década de 90, esse cãozinho simpático e carinhoso continua entre os mais desejados do País, fazendo parte de todo tipo de família e lar – já que costuma conviver bem com todo tipo de pessoa e ambiente.
Considerado parte da raça canina que figura entre as mais inteligentes de todo o mundo, o Poodle Toy (junto com as versões de Poodle Gigante, Médio e Anão) é o segundo cachorro mais esperto entre todas as raças de que se tem conhecimento – sendo o cão de pequeno porte mais inteligente de todos e contando com uma capacidade de compreensão e aprendizado muito acima da média.
Embora seja classificado, na maioria das vezes, junto aos seus companheiros de raça, este animado cachorrinho conta com algumas diferenças em relação às demais versões de Poodle, sendo mais animado para brincadeiras que os outros e menos ciumento e protetor, também.
Origem
Por muitos séculos, o Poodle e o Barbet eram a mesma raça. Este cão foi usado para guardar ovelhas e cabras, além de caçar aves selvagens. Por volta do século XVI, gradualmente começaram a se diferenciar. Durante os séculos XVI e XVIII, os criadores começaram a cruzar os Poodles de tamanho com os padrões menores, a fim de obter o Poodle Anão. Os Poodles Anão ainda estavam sendo popularizados quando os criadores resolveram criar um cão ainda menor, o Poodle Toy.
Embora a raça já exista há muitos anos, ela só foi reconhecida oficialmente no ano de 1984 – popularizando-se de uma maneira rápida e intensa ao redor de todo o mundo. Embora se saiba que uma série de cruzamentos entre os cães da raça Poodle tenha sido o que deu origem aos menores cãezinhos da raça, até hoje não se sabe ao certo qual foi o país de origem do primeiro exemplar Toy; havendo um grande conflito entre França e Alemanha neste quesito – já que, mesmo a raça Poodle sendo reconhecidamente alemã, há quem defenda que o surgimento da versão Toy ocorreu em território francês.
Comportamento
Como todos os Poodles, o Poodle Toy é fiel, apegado ao seu dono e às vezes pode chegar ao ponto de segui-lo em todos os lugares. Ele é brincalhão, alegre, muito inteligente e observador, é capaz de aprender muito e de forma realmente rápida. Por vezes, pode ficar latindo na presença de estranhos ou quando é deixado sozinho em casa, pois é muito protetor – no entanto, conforme citado anteriormente, o seu nível de ciúme em relação aos donos e pessoas mais próximas da família não é tão grande como os das versões maiores da raça.
Apesar disso, seus instintos de defesa e proteção são tão alto quanto os de qualquer outro tamanho de Poodle, e os latidos podem, de fato, ser um problema na vida de quem tem um exemplar do poodle Toy como parte da família. Por isso, é fundamental que os tutores de cães desta raça específica busquem formas de treinar e adestrar seus bichinhos de estimação desde a época em que ainda são filhotes para que não haja latidos excessivos em todo o resto de sua vida – tirando proveito do alto nível de inteligência e capacidade de aprendizado deste animal para resolver essa questão logo de início.
Bastante sociável, o Poodle Toy tem muita facilidade em fazer amizade com pessoas de todos os tipos de personalidade e idade; sendo, ainda, facilmente conquistado por outros cães ou animais de outras espécies, com quem gosta de brincar por horas. Por gostar muito de atenção e carinho, não é do tipo de cachorro que se possa deixar sozinho por longos períodos de tempo, pois, isso pode torná-lo um animal muito triste e até mesmo facilitar o surgimento de problemas como o da depressão canina.
Mesmo sendo um cachorro bastante ativo, em função do seu tamanho reduzido, o Poodle de versão Toy não precisa de exercícios muito puxados ou extremos; já que o seu pequeno corpo consegue gastar a energia necessária para que se mantenha bem e saudável com a simples ajuda de uma caminhada por dia. Por ser pequenino, este cão pode ter a sua necessidade de atividades físicas ignorada por alguns tutores; entretanto, este é um grave erro – já que, sem a possibilidade de gastar toda a sua energia acumulada, este animal pode ficar mais propenso a desenvolver problemas diversos de comportamento.
Aspecto
Medindo entre 24 e 28 centímetros de altura, o Poodle Toy é um cachorro de musculatura firme e que pode pesar até 4,5 quilos – sendo que tanto sua altura como o seu peso costumam ser um pouco menores nas fêmeas, quando comparadas com os machos. Dono de orelhas longas e que caem aos lados da sua face, o cão desta raça destaca uma cauda que, geralmente (e nos países onde isso é permitido) é cortada.
Podendo destacar uma pelagem crespa e brilhante ou encaracolada e abundante, o Poodle Toy é dono de pelos bem finos em ambos os casos, exigindo bastante atenção com o quesito e escovações constantes para evitar nós nos fios e, consequentemente o acúmulo de sujeira – que pode dar início a problemas de pele variados, incluindo dermatites de diferentes tipos.
Cuidados específicos
O Poodle Toy precisa residir com pessoas tranqüilas, uma vez que pode se tornar um cão tenso ao conviver com pessoas estressadas ou nervosas demais – podendo ainda, com isso, abrir as portas para o desenvolvimento de problemas psicológicos e passar por episódios frequentes de ataques de pânico.
Além de viver melhor em ambientes mais calmos e relaxados, este cão também requer muita atenção por parte de seus tutores no sentido de carinho, companhia e presença – já que se sente extremamente abandonado quando sozinho, e isso também ode incentivar o aparecimento de problemas como o da depressão canina. Bem adaptado à vida urbana, pode viver tranquilamente em grandes cidades e em espaços menores como os de apartamentos – sendo o tipo ideal de bichinho de estimação para pessoas dos mais variados gostos e famílias. No que se refere à alimentação, o mais indicado é que faça várias refeições leves e com poucas quantias de comida, evitando problemas que podem aparecer em função do ganho de peso excessivo.
O cuidado do pelo é muito exigente e difícil, sendo necessário levá-lo a um profissional para que tosas sejam feitas de acordo com os padrões da raça.
Saúde
O Poodle Toy tem problemas de ouvido, olhos e de pele. O tamanho pequeno também faz com que a raça seja propensa a lesões, especialmente fraturas.
História do Poodle Toy
Atualmente, existem três países que são apresentados como os locais de origem da raça: Alemanha, França e Rússia. Durante o período entre os séculos XVI e XVIII, os criadores começaram a cruzar os Poodles menores, a fim de obter o Poodle miniatura. Este tornou-se o animal de estimação ideal, pelas mesmas razões que o fizeram popular em circos e teatros: era atlético, bonito, amoroso e sempre ansioso para agradar seu dono. E então criaram o cão Poodle Toy.
Ainda menor que o Anão, originalmente, este cão era conhecido como o "Poodle Manga” porque ele era tão pequeno que poderia caber dentro das mangas dos vestidos das damas. Os franceses adoravam o Poodle Toy porque, quando bem cuidados, ficavam muito limpos e bonitos.
No entanto, até os dias de hoje é muito difícil adivinhar de que parte exata do mundo veio o Poodle Toy – já que tanto o povo alemão como o francês clamam pelos créditos como grandes criadores da menor versão deste animal. Porém, o que se pode dizer em relação ao surgimento da raça, como um todo, é que a sua origem é mais provavelmente alemã – já que até o seu nome é proveniente de lá.
Definido a partir da palavra “pfudel” (que, em alemão significa algo como poça de água ou espalhador de águas), o nome Poodle já diz muito sobre as características dessa raça tão querida – que costumava ser levada pelos seres humanos em excursões de caça à patos em tempos mais antigos, já que o cão se destacava muito nesse tipo de tarefa – pulando com animação nas águas para buscar os patos caçados pelos seus tutores.
Além de ter a fama de ser um exímio ‘buscador’ das águas em suas raízes, os cachorros desta raça específica também costumam ser ótimos nadadores, se divertindo instantaneamente ao ter acesso a locais em que possam pular, brincar e nadar– sejam as águas calmas ou um pouco mais agitadas.
Antigamente chamado de Caniche ou de Chien Canne pelos franceses, o cão Poodle recebia esse nome no país, justamente, em função das suas grandes habilidades em auxiliar na caça de patos; já que a palavra “canard” (da qual eram derivados os nomes pelos quais a raça era conhecida na França) também significa pato.
Dono de um faro extremamente apurado e eficiente, o cachorro desta raça específica também costumava ser usado (como é até os dias de hoje) pelos humanos na localização e na escavação de trufas: cogumelos extremamente raros e considerados como verdadeiras iguarias pelos apreciadores da gastronomia em todo o mundo e, especialmente, na Europa.
Segundo os registros existentes sobre esta raça canina específica, o Poodle já é conhecido em toda a Europa Ocidental há, no mínimo, 400 anos – sendo que ao seu reconhecimento oficial pelo AKC – American Kennel Club aconteceu somente no ano de 1887; quando o animal foi classificado sob a categoria de cão de companhia.
Características do Poodle Toy
Não importa se o Poodle é criado para ser exibido em exposições ou simplesmente para ser um companheiro da família, em todos os casos ele deve ser sempre bem treinado. Além de amar a vida em geral, o Poodle ama as pessoas ainda mais. É particularmente sensível às nossas emoções e humores, respondendo com empatia. Une-se a nós nas comemorações quando estamos felizes e nos rodeia com uma silenciosa preocupação quando estamos doentes ou tristes. O Poodle Toy precisa de certos cuidados. É preciso escovação diária e banho uma vez por semana. Uma vez que um profissional pode sair caro, é importante, antes de comprar um Poodle, calcular o custo para manter a produção pomposa do cão. O Poodle Toy é delicado e bonito, além de ter uma forte consciência de seu dono e os que o rodeiam. Este pequeno tesouro preenche necessidades muito específicas de pessoas muito especiais. Por ser tão pequeno, pode ser facilmente transportado, sempre que o dono desejar. Hotéis costumam aceitar os cães da raça sem problemas ou exigências demais; sendo que em trens, barcos e aviões, é permitido que o Poodle Toy viaje junto com os passageiros, em vez de ser levado nas áreas de carga, como a grande maioria das outras raças caninas. Também podem ser treinados para evacuar em um lugar específico e adequado dentro de casa, tornando-se assim desnecessário a preocupação de levá-lo na rua sempre que ele precisar fazer suas necessidades.
Em função disso, ter um Poodle Toy como o seu cãozinho de estimação pode poupar-lhe de algumas preocupações – já que, sem tempo, muitos tutores costumam levar seus pets para fazer as necessidades nas ruas em períodos noturnos e, em locais perigosos esse tipo de hábito pode se tornar uma ameaça a mais (o que não é necessário no caso desta raça, já que ela é capaz de aprender rápida e facilmente como e onde fazer suas necessidades dentro de casa e de acordo com as regras do seu dono).
Quanto ao nível de exercício que ele precisa, as brincadeiras e atividades em casa quase chegam a ser estímulo suficiente – no entanto, pequenas caminhadas diárias já dão conta do recado no quesito atividade física; pois, em função do seu porte bastante reduzido, o Poodle Toy já consegue gastar toda a sua energia acumulada com poucos estímulos.
Este cão é um companheiro ideal para pessoas idosas que estejam com sua locomoção muito limitada e também costuma se dar muito bem com crianças de qualquer idade – sendo uma escolha segura e ideal para quase qualquer tipo ou tamanho de família que deseje adicionar um animalzinho de quatro patas à rotina do lar. Para resumir, podemos dizer que os pequenos companheiros Poodle Toy são ótimos para pessoas que gostam do estilo de vida ativo e que gostariam de incluir o seu cão em tudo o que fazem.
Extremamente inteligente, a raça figura na segunda posição do ranking que apresenta as raças caninas mai espertas do mundo – sendo o animal de pequeno porte mais inteligente entre todos. Em função disso, tanto o seu treinamento para truques diversos como o seu adestramento costumam ser executados e aprendidos com uma grande facilidade (especialmente quando iniciados na fase em que o animal ainda é filhote).
Embora haja uma tendência para que os cachorros dessa raça latam demais (seja por crer em alguma ameaça específica ou por puro e simples hábito),é possível reverter a situação em pouco tempo com algum treinamento, tornando o animal mais calmo e quieto.
Carente e muito apegado aos seus donos, o Poodle Toy é o tipo de cão que não deve ser deixado sozinho por períodos muito longos de tempo; já que, em função disso, pode acabar desenvolvendo problemas como o da depressão por se sentir muito só e triste. Também é importante evitar que o cão desta raça viva em casas com pessoas de temperamento estressado ou nervoso demais, pois, a convivência do animal com esse tipo de tensão também pode ser responsável pelo surgimento de complicações psicológicas como a da síndrome do pânico.