Ficha do Poodle Médio
O Poodle Médio é uma das quatro variedades que existem da raça Poodle. Originalmente, a tosa do pelo do Poodle Médio era feita com o intuito de facilitar a natação para os cães, impedindo que as patas traseiras se enrolassem nos pelos. Mais tarde, tornou-se um cuidado por pura estética, sendo bastante procurado pelos donos de cães da raça – já que, a grande quantidade e o volume da pelagem destes animais permite que sejam feitos os mais variados e diferentes penteados caninos.
Considerado uma das raças mais populares e conhecidas do público brasileiro, o Poodle Médio é a escolha de grande parte dos amantes de animais – já que seu tamanho é, de certa forma, compacto; permitindo a convivência do animal nos mais variados ambientes e espaços.
Origem
Por muitos séculos, o Poodle e o Barbet eram a mesma raça. Este cão era usado como caçador de aves selvagens e guardião de cabras e ovelhas. A partir do século XVI, começou a se diferenciar aos poucos. Alguns permaneceram caçadores ou guardiões, mas outros passaram por mudanças para tornar mais suave a textura do seu pelo. O segundo tipo mencionado se tornou o nosso atual poodle, que logo se transformou no animal de estimação preferido de reis e príncipes.
Embora a sua origem não seja conhecida com certeza, acredita-se que o Poodle surgiu na França – e o povo francês defende esta teoria com grande afinco. Mesmo com isso, há mais uma outra série de possibilidades referentes à origem da raça e, enquanto os franceses defendem que o seu surgimento ocorreu na França, alemães acreditam que a raça é proveniente de ambientes nórdicos e árticos; sendo que outros estudiosos ainda afirmam que o Poodle surgiu no norte da Itália – mais precisamente, na região de Piemonte.
A teoria de sua origem francesa existe, justamente, em função dos cães Barbet (citados anteriormente na descrição da raça), que são de origem francesa e eram vistos com freqüência em mostras especiais de beleza canina. Conforme exposto anteriormente, esta raça teria, ao longo do tempo, se transformado no Poodle; mantendo o instinto para a caça entre as suas principais características provenientes dos Barbet.
Comportamento
Como todos os Poodles, o Poodle Médio é fiel, apegado ao seu dono e às vezes pode chegar ao ponto de segui-lo em todos os lugares. Ele é brincalhão, alegre, muito inteligente e observador, sendo capaz de aprender muito e de forma realmente rápida. Por vezes, pode ficar latindo na presença de estranhos ou quando é deixado sozinho em casa, pois é muito protetor. É o companheiro ideal para as crianças, por causa de seu tamanho, consegue aguentar os empurrões e puxões do bebê na fase dos primeiros passinhos. São pacientes com crianças que correm, brincam e gritam, se criados juntos desde cedo.
Tido como um dos cães mais espertos do mundo animal, o Poodle é considerado como a segunda raça canina mais inteligente, sendo superado, apenas, pelos cães da raça Border Collie. Contando com uma grande capacidade de compreensão e entendimento, o cão da raça Poodle pode ser adestrado com facilidade em qualquer idade; sendo capaz de aprender e obedecer aos comandos de seus proprietários com rapidez.
Embora o seu treinamento possa ser feito com bons resultados em todas as fases da vida, o méis indicado é que todo tipo de adestramento seja iniciado quando o cachorro ainda é um filhote – facilitando ainda mais o processo de aprendizado e podendo contar com um cão ‘ensinado’ para o resto de sua vida.
Considerado um ótimo cão de companhia, o Poodle (seja do tamanho que for) pode se sair como um ótimo bichinho de estimação para todo tipo de pessoas e famílias; se dando bem tanto com crianças como com idosos, e adaptando-se de maneira tranqüila à famílias grandes ou até homens e mulheres solteiros. Dono de um espírito caçador aguçado, o cão da raça também pode servir como um ótimo cão de guarda quando treinado para isso e; embora o seu porte não permita que ele defenda uma propriedade ou seus donos quando sozinho, seus alertas podem ser de grande ajuda para informar sobre os mais diversos perigos.
Protetor, pode ser um tanto exagerado quando há visitas em casa – já que desconfia de estranhos e costuma latir muito para ele em um primeiro momento – no entanto, com o adestramento correto também é possível modificar esse tipo de comportamento, tornando-o mais agradável com desconhecidos convidados por seus donos (sem deixar de desconfiar de presenças estranhas eu não lhe foram ‘apresentadas’).
Aspecto
O Poodle tipo médio é harmonioso, forte e musculoso. Tem pernas fortes e bem desenvolvidas. As orelhas são bastante longas e caem para os lados da face. A cauda é alta e frequentemente cortada em até um terço do tamanho natural, nos países onde isto é permitido.
Preto, branco, cinza e marrom são as cores mais freqüentes na pelagem dos cães Poodle, sendo que as diferentes nuances de seus pelos podem mudar bastante ao longo da vida do animal, modificando a aparência e a cor dos fios de maneira considerável. Macia, a pelagem da raça é encaracolada e crespa.
Marrom, âmbar escuro e preto são as cores mais comuns nos olhos dos cães da raça, sendo que o seu focinho tem um formato quase retangular – permitindo que o seu olfato possa desempenhar todo o seu grande potencial.
Cuidados específicos
O Poodle Médio é um pouco egocêntrico e precisa ser ativo na vida de seus donos. Se tiver que ficar em casa sozinho por horas e continuar sozinho quando seu dono chegar do trabalho, será um cão infeliz.
Sociabilizá-lo é essencial desde o início, é muito carinhoso com os donos, enquanto que com estranhos pode ser muito antissocial e desagradável. É um cão que está bem adaptado à vida urbana. O cuidado com o pelo é muito exigente e difícil, sendo necessário levá-lo a um profissional.
Saúde
O Poodle Médio costuma ter problemas oculares e no ouvido. Também pode sofrer de torção gástrica e displasia coxo femural que são doenças mais comuns em cães de porte grande, isto acontece devido a profundidade de seu tórax.
História do Poodle Médio
Embora os Poodles vivessem na Europa durante séculos, ninguém sabe ao certo onde eles se originaram. Alguns afirmam que na Alemanha, mas o consenso parece ser a França, onde eles são considerados uma raça nacional amada. Poodles eram apreciados por sua inteligência e boas maneiras, e acabaram sendo usado em circos e exposições de cães além de, claro, como companheiros.
Todo este mistério em torno da sua origem fez com que três teorias diferentes fossem criadas para explicar o surgimento do Poodle sendo que cada uma delas aponta para uma localidade diferente. Os franceses – que defendem com perseverança o fato de que a raça teria se originado em território Francês – acreditam que o Poodle é, na realidade, uma evolução da antiga raça chamada de Barbet.
Comuns em exposições de beleza canina em tempos antigos, os cães desta raça teriam passado por diversas modificações ao longo dos anos, transformando-se no cão que, hoje, é conhecido como Poodle – mantendo tanto a beleza como o instinto caçador herdado dos cachorros Barbet. De acordo com registros antigos, o Poodle era chamado de Caniche na França, associando o nome (que, na tradução, significa ‘Cão Canário’) à grande habilidade do animal em caçar patos.
No entanto, muitos estudiosos acreditam que a origem do Poodle deve ser creditada à região de Piemonte, na Itália – sendo que esta teoria vem de histórias antigas que contavam que os turistas ingleses que visitavam o País costumavam se surpreender com a grande beleza dos Poodles, levando exemplares da raça consigo de volta para a Inglaterra.
Enquanto isso, o povo alemão defende que a raça teria surgido em regiões nórdicas e árticas – e é da Alemanha que vem o nome usado par definir a raça até os dias atuais, já que Poodle vem do alemão ‘pfudel’ que, na tradução, significa algo como poça de água ou espalhador de águas – remetendo à grande capacidade da raça no contato com a água.
Entretanto, conforme citado anteriormente, até hoje há muitas teorias e mistérios em torno da origem da raça, que não é sabida com certeza. Em função das suas grandes e diversas habilidades, o Poodle já chegou a ser usado como cão militar e até como puxador de carroças para artistas, tornando-se, em pouco tempo, uma atração nos circos em que exercia esse tipo de função.
Sendo levado para diferentes partes da Europa, o Poodle se tornou uma raça extremamente popular em países como Hungria, Grã-Bretanha, Rússia e França – país onde, em pouco tempo, se tornou querido entre os membros da aristocracia francesa, sendo tido, mais tarde, como uma raça canina símbolo da França.
Características do Poodle Médio
O Poodle Médio é um cão de porte físico quadrado e elegante. Tem um jeito único de ser que transcende tudo o que ele faz. É a maneira como se conduz quando vocês estão passeando, a flexão suave das patas traseiras para pegar uma bola na grama, a expressão inquisitiva e alerta quando ele ouve uma voz familiar. O dono logo aprende a reconhecer essa singularidade da raça, que se torna ainda mai cativante e apaixonante em função do seu comportamento dócil e carinhoso.
Não importa se o Poodle Médio é criado para ser exibido em exposições ou simplesmente para ser um companheiro da família, em todos os casos ele deve ser sempre bem treinado. Além de amar a vida em geral, o Poodle ama as pessoas ainda mais. É particularmente sensível às nossas emoções e humores, respondendo com empatia. Une-se a nós nas comemorações quando estamos felizes e nos rodeia com uma silenciosa preocupação quando estamos doentes ou tristes.
O Poodle de porte médio é um cão muito inteligente que pode aprender um repertório incrível de comandos se for ensinado com paciência e mansidão. Desde o primeiro momento que o dono de um Poodle descobriu sua tendência de aprendizagem, esta raça tem sido treinada para muitos comportamentos padrões, desde ajudar o dono dentro da casa até dançar em performances circenses por todo o mundo.
Conforme citado na sua ficha técnica, a esperteza é uma das qualidades mais fortes e admiráveis do Poodle, sendo que, atualmente, esta raça ocupa a segunda posição entre as considerada mais inteligentes do mundo. Embora possa ser adestrada com quase qualquer idade, iniciar os treinamentos com os Poodles é mais indicado quando o cão ainda é um filhote – já que, neste período, tanto o entendimento como o aprendizado do animal podem ser conquistados com esforços menores.
Quando treinado, além de ser um excelente companheiro (seja para crianças, adultos ou idosos), o Poodle adquire uma alta capacidade de entender comandos e executá-los prontamente – podendo ser condicionado, inclusive, para exercer a função de cão de guarda; já que tanto a sua desconfiança como o seu espírito protetor e caçador são ideais para que se torne um cão capaz de alertar seus donos sobre qualquer tipo de perigo que se aproxime.
O Poodle gosta de agradar. Ele anseia por atenção e tem um senso de humor misterioso. Se, por exemplo, faz algo que provoca o riso no dono e este ato é correspondido por elogios, ele entende imediatamente e repete o comportamento (mostrando, mais uma vez, o quão alta é a sua capacidade de aprendizado e o seu nível de obediência). Poodles são geneticamente feitos para trabalharem com seres humanos e usarem a própria intuição para criarem vínculos emocionais fortes com seus donos.
Brincalhões, podem se dar bem tanto vivendo em casa de famílias grandes como em lares onde habita apenas um homem ou mulher solteiros – sendo uma companhia carinhosa e constante independentemente do estilo de vida de seu proprietários, à quem defende, literalmente, com unhas e dentes. Sua capacidade de adaptação também é boa, e a raça pode morar tranquilamente em espaços grandes ou limitados.
O Poodle Médio precisa de certos cuidados, sendo a maioria deles referente à pelagem vasta e volumosa que a raça exibe. A escovação diária de sua pelagem é necessária, para evitar que os fios se enrolem e provoquem o acúmulo de sujeira e o surgimento de problemas de pele, como a dermatite – sendo que os banhos devem ser dados pelo menos uma vez por semana.
Uma vez que a realização desse tipo de serviço por profissionais pode sair muito caro, é importante que, antes de comprar um Poodle, eu futuro dono calcule o custo para manter a produção pomposa do cão – já que estes cuidados são altamente importantes para que o animal mantenha sua saúde em perfeito estado. A tosa higiênica é outro procedimento pelo qual os Poodles devem passar com certa freqüência, impedindo que o crescimento de seus pelos cause acidentes (como escorregões) ou machucados na suas patas em função do crescimento das suas unhas.