Ficha do Petit Brabançon
Na atualidade existem pouquíssimas pessoas que compartilhem sua vida com o Petit Brabançon. O Griffon Belga, seu irmão e o Griffon de Bruxelas, também seu irmão, são duas raças ou variedades que estão muito mais na moda que eles.
Origem
O Petit Brabançon, o Griffon de Bruxelas e o Griffon Belga têm a origem em comum. Esses três cachorrinhos vieram dos pequenos cães caçadores de ratos que rondavam pelos estábulos europeus. Esses pequenos cães se desfaziam dos ratos, guardavam a casa e eram bons cães de companhia além de custarem pouco para serem mantidos. Na Bélgica eles estavam sendo muito valorizados no século XIX e os belgas se encarregaram de melhorar esses griffons de estábulo a partir de cruzamentos com raças estrangeiras (como o Pug e o King Charles Spaniel). Apesar dos três serem considerados como três variedades da mesma raça, o Petit Brabançon parece quase uma raça distinta.
O pelo curto dessa variedade se deve em grande parte ao cruzamento entre esses cães e o Pug, que também possui pelo curto. A princípio essa variedade foi chamada de Griffon Brabançon, para demonstrar seu parentesco com os outros dois, mas apesar disso e com o passar do tempo, quando a raça se espalhou pela Europa ela era chamada de Petit Brabançon, que acabou se tornando o nome oficial da raça. Algumas histórias contam que esses cães às vezes viajavam nas carruagens com os cocheiros e que graças às suas expressões carrancudas eles se tornaram populares entre as senhoras da sociedade, além é claro dos cocheiros, que já apreciavam a raça por guardarem as suas carruagens.
Comportamento
O pequenino Petit Brabançon é um cão observador, curioso, estabanado e brincalhão, e exatamente por isso se dá absurdamente bem com as crianças, desde que elas não o tratem como um boneco. É um cão que está sempre pronto e é fácil de ser educado, além de ser bastante afetuoso, tranquilo e que sente um grande apego por sua família. Alguns exemplares dessa raça podem ser barulhentos, mas isso provavelmente é explicado por ter algo os deixando nervosos ou mesmo a solidão. Eles são muito inteligentes, além de bem balanceados e orgulhosos, sempre muito alertas para brincadeiras ou qualquer coisa que seja diferente suficiente para chamar sua atenção, sempre vigilantes. Além disso, essa raça não costuma ser agressiva nem tímida com estranhos.
Aspecto
Um cão Petit Brabançon tem um corpo pequeno e robusto. Sua cabeça é ampla e redonda e suas pequenas orelhas em formato de triângulo caem para frente, bem separadas entre si, podendo ser cortadas (nesse caso elas devem ser pontudas e eretas), nos países onde práticas de cirurgia estéticas são permitidas.
Seus olhos são pretos, muito grandes, redondos, proeminentes e bastante separados entre si e é bom que a área branca deles não seja visível. O pelo desse cão é curto e de cor avermelhada ou preta e fogo, áspero ao toque, brilhante e plano, tendo no máximo 2 cm de comprimento.
Enquanto seus irmãos Griffons possuem o pelo duro (e se distinguem entre si apenas pela cor) o Petit Brabançon é o irmão com o pelo curto. Sua pelagem pode ser de tons avermelhados, preto e castanho, manchas brancas no peito são aceitas, mas não são desejadas.
O Petit Brabançon possui boa estrutura óssea e seu corpo tem um formato quadrado, mas mesmo assim o seu porte é elegante, chamando a atenção onde quer que passe por sua fisionomia e expressões quase humanas. A sua cabeça é a parte mais característica, sendo bastante grande, principalmente em relação ao seu corpo, que tem comprimento quase igual à altura de sua cernelha.
O peito do Petit Brabançon é largo, com um externo bem definido, o que torna seu peito um pouco saliente quando ele é visto de perfil. Suas costelas são bem arqueadas, mas não de uma forma exagerada que o deixe com uma aparência de barril e nem planas demais. Sua cauda é portada e inserida alta, podendo ser cortada ou não; se ela for cortada, deve ser retirado 2/3 de seu comprimento, se ela for mantida da forma original ela deve ser portada erguida, com a ponta virada em direção as suas costas, mas sem tocá-las. A sua cauda não pode fazer espirais nem tocar o seu dorso, essas características são consideradas faltas graves para essa raça, assim como uma cauda que seja naturalmente curta, enrolada ou que tenha sido quebrada também não são aceitas.
Cuidados específicos
Por ser um cão bem pequeno, o Petit Brabançon se adapta bem à vida dentro de casa, mas ele precisa e agradece seu donos se puder fazer passeios pelo campo com total liberdade. Se não forem bem educados eles podem se tornar desobedientes e desenvolver maus hábitos.
Saúde
O Petit Brabançon não tem nenhum problema de saúde específico da raça, mas é importante prestar atenção aos seus olhos grandes e saltados, já que são propensos a sofrerem lesões.
História do Petit Brabançon
O Petit Brabançon e seus dois irmãos de origem, o Griffon de Bruxelas e o Griffon Belga foram desenvolvidos na Bélgica a partir dos pequenos cães que eram muito apreciados por eliminarem os ratos dos estábulos europeus, além de guardarem a casa e servirem de companhia para a família a um baixo custo, cruzados com raças estrangeiras apreciadas na época, como o King Charles Spaniel e o Pug.
Nos arredores de Bruxelas esse cãozinho que deu origem ao Petit Brabançon era chamado de “Smousje”, um cãozinho de pelagem áspera e que além de se livrar de ratos ainda guardavam as carruagens que estivessem por perto.
Características do Petit Brabançon
Cães da raça Petit Brabançon são pequenos e alegres, além de muito curiosos, atrapalhados e brincalhões, sendo ótimos companheiros de brincadeiras para as crianças se elas o respeitarem.
Mesmo se adaptando muito bem à vida dentro de casas e apartamentos por seu pequeno tamanho, o Petit Brabançon adora poder correr livremente pelo campo e poder se divertir com brincadeiras em família enquanto isso.