Pastor dos Pirineus (Pyrenean Shepherd) - Raças de Cães | CachorroGato

Guia de Raças

Pastor dos Pirineus

Pyrenean Shepherd

Quero esta raça

Ficha do Pastor dos Pirineus

Pastor dos Pirineus

Esse é um cão para solteiros que sejam bastante ativos ou famílias que não se importem com o seu Pastor dos Pirineus enfiando o focinho em tudo que estiver acontecendo. Os cães dessa raça são cães engajados, interativos e muito brincalhões, apesar da principal coisa em suas cabeças sempre ser o trabalho. Você e seu cão irão ambos se beneficiar com alguma forma de esporte organizado ou trabalhos como agilidade ou atividades de pastoreio ensaiadas.

 

Origem

A origem do Pastor dos Pirineus é desconhecida, mas sabe-se que essa raça foi desenvolvida para ser uma companhia para o Cão de Montanha dos Pirineus; ele iria cuidar do pastoreio das ovelhas enquanto o Cão de Montanha dos Pirineus montaria guarda para eles.

O Pastor dos Pirineus, ou “Pyr Shep” como é carinhosamente chamado em alguns países de língua inglesa, tem pasteado ovelhas nas Montanhas dos Pirineus, no sul da França, por séculos. Apesar de ser uma raça um pouco hesitante com estranhos, o Pastor dos Pirineus é um cão muito vivaz, animado e cheio de disposição, além de ser um excelente cão atleta, que sempre se supera em provas de agilidade e outros esportes para cães.

Essa raça chegou a América do Norte no século XIX para ser usada como cão de pastoreio. Os cães Pastores dos Pirineus criaram seu próprio nome fora das montanhas francesas ao servirem junto com os soldados franceses durante a Primeira Guerra Mundial como cães de guarda, mensageiros e assistentes em missões de busca e resgate de soldados feridos depois das batalhas, dando suas vidas nessas missões valorosas.

Os aficionados pela raça estabeleceram os padrões do Pastor dos Pirineus em 1970, porém a raça só foi reconhecida pela AKC em 2009. Hoje em dia eles são excelentes cães de companhia e cães trabalhadores que são particularmente excelentes em trabalhos de busca e resgate.

Por seu passado obscuro, muitos mitos surgiram ao redor dessa raça; alguns dizem que o Pastor dos Pirineus descendem diretamente dos ursos e raposas nativos da região dos Pirineus, outros dizem que esses cães eram os cães originais dos povo Cro-Magnon que pintaram as cavernas de Lascaux. Durante séculos o pastoreio tem sido o pilar da economia nos Altos Pirineus e esse antigo estilo de vida persiste até hoje, em pleno século XXI. Muitos Pastores dos Pirineus de excelência (mas sem ancestrais registrados) continuam pastoreando ovelhas diariamente nas montanhas dos Pirineus.

 

Comportamento

O Pastor dos Pirineus vai se desenvolver muito bem na casa de uma família que seja bastante ativa. Essa raça é dominada por seu amor ao seu trabalho de pastoreio. Como cão de companhia, esse é um cão muito ativo e entusiasmado, além de insistir muito para ser envolvido nas atividades do dia, independente de quais forem.

Ativos e inteligentes; essas são as palavras-chave associadas á essa raça. A não ser que você possa se exercitar com o seu cão por algumas horas diariamente, essa não é a raça certa para você. Também é preciso ter em mente que é preciso ter um bom senso de humor para apreciar as brincadeiras e travessuras inteligentes desses cães.

 

Aspecto

Enquanto o Cão de Montanha dos Pirineus é extra largo e intimidante, o Pastor dos Pirineus é muito menor e mais rápido, muito mais parecido com um jogador de futebol do que um goleiro. Existem dois tipos distintos de Pastores dos Pirineus: O Pastor dos Pirineus de Pelo Macio e o Pastor dos Pirineus de Pelo Áspero.

O Pastor dos Pirineus de Pelo Macio se parece mais com o Pastor Australiano, enquanto o Pastor dos Pirineus de Pelo Áspero se parece mais com um Briard. Os cães de Pelo Áspero possuem o corpo longo, com uma pelagem que pode ser semi longa ou longa, com pouco sub pelo, enquanto os cães de Pelo Macio parecem ter o corpo mais quadrado, com uma pelagem mais curta, macia e suave ao redor do focinho enquanto a pelagem do resto do seu corpo é ligeiramente maior. Em ambos os casos a cor de sua pelagem deve ser castanho, cinza ou tigrado.

 

Cuidados específicos

Esses cães são muito rápidos e pensam em seus pés, então você tem que ser capaz de se manter no mesmo nível do seu Pastor dos Pirineus. Os cães dessa raça que são mantidos como cães de companhia podem tentar pastorear as pessoas com quem convivem ou os animais da vizinhança. Esse comportamento pode ser modificado até certo ponto, mas é desejável que seu cão mantenha um pouco de seus instintos.

O Pastor dos Pirineus não requer muitos cuidados, apenas algumas escovações muito bem feitas algumas vezes na semana já são suficiente para eles.

 

Saúde

No geral essa é uma raça muito saudável, mas os cães Pastores dos Pirineus podem ter alguns problemas de saúde como atrofia de retina, displasia coxofemoral e desgaste das rótulas.




História do Pastor dos Pirineus

O Pastor dos Pirineus é um pequeno cão de pastoreio da região sul da França, mais precisamente das Montanhas dos Pirineus. Essa raça surgiu para ajudar o Cão de Montanha dos Pirineus a pastorear as ovelhas, já que é um cão muito menor e mais ágil que o Cão de Montanha dos Pirineus.

O cão Pastor dos Pirineus é conhecido por seu trabalho de pastoreio há séculos, mas apesar disso a sua origem é bastante obscura e cheia de lendas e mistérios em volta dela. Apesar disso, esses cães tiveram um grande destaque durante a Primeira Guerra Mundial, onde muitos deles morreram ao lado dos soldados franceses nas batalhas, atuando como cães mensageiros e também na busca e resgate de soldados feridos após as batalhas.

Apesar de ser uma raça tão antiga, o Pastor dos Pirineus só teve o seu padrão desenvolvido na década de 70 e foi reconhecido oficialmente pelo AKC em 2009.




Características do Pastor dos Pirineus

O Pastor dos Pirineus é um cão pastor muito versátil no fundo de sua alma e possui a inteligência e iniciativa para se adaptar a qualquer mudança nas situações para completar todas as necessidades que o homem possa ter em um cão pastor no seu dia a dia com uma valentia inigualável.

O instinto de pastoreio no Pastor dos Pirineus é tão forte que desde filhote eles sabem como coordenar um rebanho, mesmo sem o exemplo de um cão mais velho para lhe mostrar como isso deve ser feito.

Os cães dessa raça são dominados por seu amor pelo seu trabalho. Eles têm a tendência de se tornarem muito passionais com seu dono, a ponto de excluírem totalmente os outros, o que os tornam muito sensíveis ao humor de seu dono. Como cão de companhia, essa raça é muito ativa e entusiasmada, querendo sempre se envolver nas atividades cotidianas, sem se importarem com que tipo de atividade possa ser. Esses cães são muito afeiçoados aos membros de sua família e podem ser um pouco desconfiados com estranhos.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas