Old English Sheepdog - Saiba tudo sobre Raças de Cães | CachorroGato

Guia de Raças

Old English Sheepdog

Sheepdog

Quero esta raça

Ficha do Old English Sheepdog

Old English Sheepdog

O Old English Sheepdog é mais conhecido pelo nome Sheepdog, mas também pode ter os nomes Bobtail, que significa “que não tem cauda”. O nome vem por essa característica de alguns exemplares que tem as caudas amputadas do tamanho de um toco para os que nascem com ela.Na Inglaterra também é conhecido como Dulux, nome de uma marca de tintas. A raça apareceu pela primeira vez em suas propagandas durante os anos 60 e desde então a marca e a raça estão ligadas.

 

Origem

O Old English Sheepdog foi criado para cuidar de gado no sul da Inglaterra. Se desenvolveu a partir de cães vaqueiros e se crê que é parente de cães pastores da Europa Continental.

 

Comportamento

É brincalhão, dócil, fiel, inteligente e afetuoso. É muito sensível e capaz de perceber o estado de ânimo de seu dono. Não é dominante, nem rebelde, nem cabeça dura, mas tem que ser educado de maneira firme para que se torne um cão agradável e obediente. Tem um instinto protetor muito desenvolvido, sobretudo com as crianças, característica que garantiu seu apelido de “nanny-dog” nos Estados Unidos (algo como cão babá).

 

Aspecto

O Sheepdog se caracteriza por estar recoberto de pelos abundantes, de textura muito áspera. É um cão forte e de feições quadradas, rechonchudo e musculoso. Tem uma cabeça grande e quadrada e orelhas pequenas caídas dos lados. Muitos deles nascem sem cauda, mas também podem ser submetidos à amputação completa dela.

 

Cuidados específicos

Ele necessita de muito exercício, o ideal seria proporcionar horas de exercícios diários para eles.

É necessário escovar seus pelos frequentemente para evitar que fiquem completamente embaraçados. O cuidado com seus pelos deve ser maior na cabeça, orelhas e olhos, para evitar infecções graves. É recomendado que tomem banho mais ou menos a cada dois meses.

O Sheepdog não tem problemas com o clima, mas prefere um clima mais temperado do que calor.

 

Saúde

Um dos pontos fracos do Sheepdog é a temida displasia coxofemural e a chamada “Síndrome de Wobbler”.


História do Old English Sheepdog

As origens do Old English Sheepdog são certamente obscuras. No começo do século XVIII, George-Louis Leclerc, conhecido como Conde de Buffon, descreveu 37 variedades diferentes de cachorros, entre elas se incluindo no primeiro grupo o cão pastor. Descreveu esses cães dizendo que tinham um focinho como de um lobo, as orelhas retas e o instinto de proteger rebanhos. Todas essas características seguem se aplicando as várias raças de cães pastores da atualidade.

O Old English Sheepdog apareceu em muitas ilustrações de livros e quadros ao longo dos anos. Aparece em um quadro de Gainsborough, que mostra o duque de Buccleush em 1771 com um cachorro facilmente reconhecível.

A raça acabou se estabelecendo e teve força numérica suficiente em algumas regiões para conseguir a atenção de organizadores de concursos caninos. Em 1873, havia três expositores, mas a qualidade era tão ruim que o juiz optou por declarar o prêmio deserto. Isso poderia ter desanimado os aficionados durante um tempo, até que eles acordaram novamente com Mr. Freeman-Lloyd. Em 1889, este cavalheiro que promovia o recém criado Old English Sheepdog Club, o que serviu para atrair alguns novos aficionados pela raça. Felizmente, a raça continuou aparecendo em exposições caninas.


Características do Old English Sheepdog

O Old English Shepdog é bastante vívido e se encanta por fazer parte da vida familiar. Nada o deixará mais feliz que se permitir que ele devolva o tempo e a atenção que você tenha lhe dado.

Desde as antigas origens da raça como cão pastoreiro, o Old English Sheepdog conserva esses instintos naturais. A necessidade de atuar como pastor e boiadeiro segue presente. É conhecido que os cães se preocupam bastante quando as crianças de sua família estão dispersas pelo quintal e tentarão, com grande interesse, mantê-los agrupados. Como foram utilizados para acompanhar os rebanhos e manadas até o mercado, seguem necessitando fazer exercícios diários.

Sua reação diante das variadas atividades de uma família é de, geralmente, mostrar desejo de participar delas. Isso pode ir desde caminhar ao lado da mãe para levar as crianças para a escola, até aproveitar um dia fora de casa, passeando pelo campo.

Os cães da raça Old English Sheepdog adoram brincar, especialmente com qualquer coisa que permita que gaste bastante energia. Brincar com uma bola sempre é uma de suas atividades favoritas. Para ele deve ser escolhida uma bola cuidadosamente, o cão poderia engolir uma pequena demais, ou ela poderia ficar entalada em sua garganta com resultados nefastos. Por outro lado, bolas grandes e de plástico resistente proporcionam o máximo de diversão, mas às vezes elas não duram muito. Uma mandíbula forte sobre uma bola pode, rapidamente, estourar.

Adoram buscar e trazer coisas: por eles, devemos escolher com cuidado o que jogar nessa brincadeira. Um objeto suave demais e fácil de morder pode se romper com facilidade e ser engolido. Atualmente existe uma ampla variedade de brinquedos especiais e endurecidos que apresentam tamanhos grandes suficientes para que sejam mordidos e resgatados.

Com sua capacidade instintiva para o trabalho, o Sheepdog pode ser facilmente adestrado. Para ele é necessário ter paciência e bom humor. Ele não demonstra só ser fácil de adestrar, mas também pode ser bem paciente com isso.

Como em todas as famílias, ele requer certa rotina e uma disciplina amável, ainda que firme se o dono pretende que eles sejam membros aceitáveis na comunidade. A excessiva permissividade e falta de controle podem ter como resultado um mau comportamento. O novo, charmoso e peludo filhote de Sheepdog pode parecer muito atrativo para todos, mas isso não é desculpa para ser permissivo demais com ele. Não pode deixar de lembrar que são cães inteligentes, ainda que tenham poucas semanas de vida e logo encontrariam um jeito de começar a abusar, assim nunca deve deixar de lado seu controle firme, mas que deve sempre ser amável.

Estabelecer uma rotina diária não será difícil, mas implica em prestar atenção regularmente para evitar que urine e defeque em qualquer lugar, para que faça exercícios, para comer e etc. Quando trouxer pela primeira vez seu cachorro para casa, é difícil resistir à tentação de levá-lo para dar longos passeios, mas não se esqueça que ele é muito jovem e que se cansará facilmente.

Como cão familiar, oSheepdog não é adequado para ficar dentro de casa o tempo todo. Reagem e se desenvolvem muito melhor se puderem fazer parte das atividades diárias. Haverão momentos que isso não será possível, mas excluí-los totalmente pode acabar resultando em um cão frustrado e infeliz.

O cuidado com a pelagem é essencial. O cachorro começará tendo uma pelagem curta e bastante suave, que logo começará a crescer e ficará mais comprida e grossa. É necessário que a escovação seja feita com regularidade.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas