Ficha do Greyhound
O Greyhound, também conhecido como Galgo Inglês, é usado principalmente como cão de corrida. Geralmente percorrem circuitos ovais, perseguindo uma lebre. São capazes de atingir 80 km/h.
Origem
As origens do Greyhound são bastante imprecisas, mas acredita-se que este cão poderia anteceder dos antigos Pharaoh Hound, do Oriente Médio, porém foi na Inglaterra que se firmou. O Galgo Inglês é utilizado para caçar veados e javalis selvagens e, por anos, é excelente caçador de lebres. Atualmente eles já tomam todo mundo.
Comportamento
São independentes, tranquilos, sensatos, discretos e silenciosos. O Greyhound gosta do conforto e aconchego de casa e adora tirar um cochilo. Apesar de demonstrarem pouco amor, sentem grande carinho por seus donos, com os quais são doces e carinhosos. Os Galgos são cães que gostam de crianças, mas não de serem incomodados. Se isso acontecer, mantenha distância. Já com estranhos, os Greyhounds são indiferentes e muitas vezes tímidos.
Aspecto
O Greyhound é proporcional, harmonioso e bem musculoso. É poderoso e flexível. Sua cabeça e orelhas são longas, estreitas e pequenas. Sua pelagem é curta e firme.
Cuidados Específicos
É totalmente adequado à vida dentro de casa, mas o ideal é ter um espaço onde ele possa brincar e correr livremente para gastar energia. É aconselhável fornecer uma cama macia, pois o Galgo pode desenvolver dor de pele e coluna vertebral.
Saúde
O Greyhound é um cão muito forte, mas pode ter hemofilia A devido ao baixo teor de gordura no corpo. Como são cães que "explodiram" nas pistas, são muito sensíveis às possíveis drogas (esteróides) utilizadas em campeonatos.
História do Greyhound
Em muitos anos, os Galgos foram aparecendo em antigos artefatos egípcios e nos escritos do poeta romano Ovídio. Registros mostram que, a partir do século XI, criadores ingleses criavam Greyhound para caçar veados, raposas e coelhos.
Foram trazidos para a América no século XVI por exploradores espanhóis, que os usavam como cães de guarda.
Registrado pelo AKC (American Kennel Club), em 1885, o Greyhound continua a ser uma companhia agradável nos Estados Unidos e ao redor do mundo.
Características do Greyhound
Conhecido por ser o cão mais rápido do mundo, o "Fórmula 1" das corridas de cães, o Greyhound é capaz de atingir velocidades superiores a 75km/h.
Afetuoso, meigo e muito sensível, não deve ser tratado com dureza. Além de grande caçador e ilustre corredor, é um excelente companheiro. Como qualquer outro animal de estimação, o Greyhound também espera por atenção e tempo da família. Se todo mundo está reunido na sala, pode apostar que ele também se juntará.
Os cães Galgo Inglês, como também são chamados, não ficam nervosos na companhia de estranhos. Não são daqueles que ficarão pulando para chamar a atenção de pessoas novas e até por isso não podem exercer a função de cães de guarda.
São cães rápidos e gostam de correr, por isso forneça-os espaços para seus exercícios. Um quintal seria ideal, mas se você não tiver um espaço assim procure ambientes adequados. Porém, cuidado! Não esqueça nunca de mantê-los em uma tela. Se um Greyhound ver algo que queira (como um esquilo, por exemplo), eles correm atrás antes mesmo que você pisque.
Agora se você costuma viajar e se ausentar de casa, reconsidere a ideia de ter um Galgo. Eles precisam de companhia para se manter saudável e feliz. Aliás, se você puder adquirir outro cão para ser amigo do seu Greyhound, ele ficará muito feliz.
Podendo viver até 12 anos, são cães propensos a terem problemas genéricos de saúde. Uma boa dica para ajudar seu amigo seria alimentá-lo em pequenas porções e várias vezes por dia.
O Greyhound possui uma pelagem bem curta e de fácil manutenção. Por essa razão é um cão que dificilmente apresenta cheiro forte, a não ser, claro, que esteja realmente imundo. Sua cor pode variar muito, seus olhos são escuros e inteligentes. Tem uma cabeça longa e estreita, focinho fino e orelhas pequenas dobradas.
Sua incrível elegância e graça atraem aqueles com grande senso de moda e design. Seu poder e rapidez interessam aqueles que gostam de velocidade. Sua estrutura muscular e agilidade fazem dele um atleta. O esporte e sua antiga história tornam-no um companheiro de aventuras. Todas essas características garantem ao Greyhound um lugar no coração de quem o conhece e admira.