Fox Terrier Pelo Liso - Conheça sobre as Raças de Cães | CachorroGato

Guia de Raças

Fox Terrier Pelo Liso

Quero esta raça

Ficha do Fox Terrier Pelo Liso

Fox Terrier Pelo Liso

O Fox Terrier pelo liso tem uma forte ligação com sua família, isto combinado com a sua coragem natural o torna um excelente cão de guarda. Sua lealdade não conhece limites, e eles têm um latido extremamente eficaz. A lenda do Fox Terrier está repleta de histórias de resgate e bravura, desde resgatar crianças até expulsar animais perigosos.

Origem

O Fox Terrier é uma das mais antigas raças terriers. É sabido que, desde o século XVI, este cão foi introduzido na Grã-Bretanha, e foi até o final do século XVIII, quando se estabeleceu o padrão do pelo liso desse Fox Terrier (padrão compartilhado com Fox Terrier pelo duro até o início do século XX). O Fox Terrier pelo liso trabalhava em matilhas na caça à raposa e, atualmente, serve principalmente como cão de companhia.

Comportamento

O cão Fox Terrier pelo liso é limpo, inquieto, cheio de personalidade e gosta de latir. É um cão confiante de si mesmo e é indiferente à dor. Ele também é um bom guardião e um bom companheiro para as crianças.

Aspecto

O Fox Terrier pelo liso tem um aspecto elegante e atlético. Seus ossos são compactos e os membros são fortes e musculosos. Tem um crânio plano e um pouco estreito e pequenas orelhas em forma de "V". A cauda é longa, forte, dura e geralmente cortada. Este cão tem um pelo espesso, reto, liso e denso. A cor branca é predominante na pelagem, pode ser todo branco ou branco com castanho.

Cuidados específicos

O cachorro da raça Fox Terrier pelo liso é fácil de cuidar. Sendo um cão tão inquieto, precisa de um jardim para gastar toda essa energia, mas é provável que se torne nervoso ou irritado.

Quanto ao treinamento, requer um pulso firme e constante.

Saúde

Seguindo a linha dos Terriers, o Fox Terrier pelo liso é um cão resistente, mas pode ter anomalias oculares (luxação da retina, distiquíase e catarata) e ósseas (luxação do ombro e deterioração da cabeça do fêmur).


História do Fox Terrier Pelo Liso

O Fox Terrier pelo liso é originário da criação britânica de cães de caça e as suas origens conhecidas remontam ao final do século XVIII. Embora o início da sua história seja nebuloso, a história do Fox Terrier agora é bastante simples e remonta à década de 1860.

O Fox Terrier pertence ao grupo conhecido como "terrier", uma palavra que vem do latim terra, que significa terra. Os terriers são cães que foram criados para entrar em tocas e saída de bichos, grandes e pequenos, roedores e outros animais que pudessem ser um incômodo para a vida no campo.

Todos os cães do grupo terrier tem origem nas Ilhas Britânicas, exceto a Cesky Terrier, que vem da República Checa. Muitas das raças terriers são derivadas de um ancestral comum e, por meados do século XIX, o terrier é dividido, basicamente, em duas categorias: cães de pelo duro e patas curtas, que tendem a vir da Escócia, e os de patas mais longas e pelo liso, criados na Inglaterra. Os terriers, embora possam ter um tipo diferente, têm a mesma natureza e são cães bravos que perseguem outros animais. Eles também são bons companheiros para seus donos.


Características do Fox Terrier Pelo Liso

O Fox Terrier é um cão vital e elegante. Ele é feliz, inteligente e corajoso. É um cão bonito, um companheiro desejável e útil. É também um cão de tamanho bom e fácil de manter em um apartamento na cidade.

Uma característica comum a todas as raças de terriers é o desejo de trabalhar com grande entusiasmo e coragem. Todos têm dentes grandes e fortes em proporção ao seu tamanho, e um bom ouvido e uma excelente visão. Não importa quantas gerações foram criadas como animais de estimação, o propósito para o qual a raça foi criada permanece vivo dentro dela.

A inteligência da raça Fox Terrier pelo liso pode ser, às vezes, como uma faca de dois gumes: eles aprendem rápido, mas às vezes eles se cansam igualmente rápido. Eles podem alcançar rapidamente o que se espera deles e, na mesma velocidade, podem adivinhar quais suas expectativas.

O Fox Terrier é um cão sensível. Não ficam em pé no jardim, latindo por horas como se fazem outras raças, mas vão latir quando ouvirem um ruído, para alertar seus donos. É um lutador nato e desfruta de uma briga corpo a corpo, ocasionalmente, ou pelo menos de uma perseguição a um gato, até que este suba em uma árvore. Todos os terriers, dado o seu instinto, tendem a cavar o jardim se ficarem entediados.

Deve ser determinado, desde o início, quem será o dono dentre a família, mas, devido a sua inteligência, os cães são fáceis de treinar e fáceis de conviver. São animais de estimação sensacionais que apreciam muito a sua família.

Se o seu Fox Terrier andar solta ao seu lado e ver um gato na rua, mesmo que em uma rua movimentada, o seu instinto será perseguir o bichano, sem olhar para os carros. Assim, deve você ensinar alguns comandos de obediência básica, como sentar-se quando solicitado, vir quando você chamar e, no geral, se comportarem educadamente.

O Fox Terrier, como acontece com outros terriers, pode ser um desafio nas provas de obediência. As raças terriers não são fáceis de trabalhar no quesito obediência. Sua inteligência acima da média e espírito independente podem ser mais desafiadores do que os cursos de obediência, a exemplo do que funciona com Golden Retrievers, Caniches e Shetland Sheepdog, raças fáceis de trabalhar. Eles não são apenas inteligentes, mas também querem agradar seus donos. O Fox Terrier é muito ativo e facilmente distraído, mas é um cão muito inteligente e responde ao treinamento. O Fox Terrier é um cão rápido, alerta e inteligente e gosta de um dono que possa considerar o seu igual.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas