Flat-Coated Retriever - Saiba tudo sobre Raças de Cães | CachorroGato

Guia de Raças

Flat-Coated Retriever

Quero esta raça

Ficha do Flat-Coated Retriever

Flat-Coated Retriever

O Flat-Coated Retriever é um excelente nadador. Sua pele oleosa faz com que ele se sinta como um peixe na água. Graças ao seu olfato apurado, o Flat Coated Retriever também tem sido "escalado" para busca e resgate, além de rastreamento e detecção de drogas.

Origem

Surgiu por volta de 1850 no Reino Unido, mas sua origem é incerta devido a alguns cruzamentos aleatórios entre terra-novas e cães do tipo setters. Pouco reconhecido, o Flat-Coated Retriever teve sua popularidade como animal de trabalho e companhia.

Comportamento

Os cães da raça Flat-Coated Retriever são excelentes cães de companhia, grandes amigos de crianças e idosos, de fácil adestramento, mas acima de tudo são cães de trabalho. Gostam de exercícios, porém suas atividades prediletas são as na água.

Aspecto

Os Flat-Coated são os cães mais leves dos Retrievers e podem ser encontrados nas cores preta e chocolate. Sua cabeça é alongada, as orelhas pequenas e seu rabo é curto com pelos longos. Têm pelos compridos e grossos, porém de textura fina. Há franjas nas patas e na cauda.

Cuidados Específicos

São animais para a vida ao ar livre, precisam se exercitar todos os dias para gastar toda a energia que lhe resta e para evitar o excesso de peso. Os cães dessa raça aprendem rapidamente e não são muito dominantes.

Saúde

Não há doenças específicas nos Flat-Coated Retrievers, mas em alguns já detectados doenças como displasia da anca, câncer ou luxação da pateta. 


História do Flat-Coated Retriever

Antes do século XIX, armas antigas ditou o tipo de cão usado para localizar e derrubar aves de caça e outros animais. A evolução das armas de fogo mudou para sempre a natureza da relação entre o homem e o cão de caça.

Com suas melhores armas, que permitiram ao caçador alcançar maiores distâncias e vantagens para abater suas prezas, o homem também precisava melhorar seu companheiro de atividade, os cães caçadores. Com o uso de armas de fogo, era necessário um cão que pudesse controlar e encontrar a caça dentro do alcance das armas.

Durante esse período, foi utilizado o nome "retriever" para qualquer cão de caça, ao invés de referir-se a uma raça específica de cachorro. Caçadores usaram vários destes cães para perseguir prezas e ganhar a vida. E, buscando sempre o melhor companheiro de atividade, fizeram diversos cruzamentos de acordo com a habilidade de cada cão.

Devido ao processo de seleção aleatória e falta de registros de melhoramento na aurora dos tempos, a sequência exata de desenvolvimento de raças de caça foram perdidas.

O Flat-Coated Retriever era conhecido como um cão sensacional que combinou a capacidade de trabalhar com a elegância e beleza, dando origem a um cão com dupla utilidade: no campo e com potencial para concursos de beleza canina.

O primeiro animal da raça a participar de uma competição, foi exibido em 1864 em duas categorias em campeonato realizado em Birmingham. Os vencedores foram Wyndham, do criador Sr. T. Meyrick, e Music, do criador Lord Paget. Eles abriram espaço para os Flat-Coated Retrievers em campos de competições caninas.

No início de 1870, o versátil Flat-Coated Retriever atingiu Sewallis Mr. Evelyn Shirley, um grande criador e apaixonado pela raça que criou excelentes cães de duplo propósito sob o canil Ettington. Os cães do Sr. Shirley eram principalmente preto ou chocolate, embora naquela época foram consideradas outras cores aceitáveis.

No final do século XIX, Mr. Shirley conseguiu outros dois grandes criadores para proteger e preservar a raça. Mr. Harding Cox criava também essas raças que eram famosas por suas cabeças elegantes. Outro protetor de raça, coronel Cornwall-Leigh, também era famoso por suas contribuições consideráveis??.

Mr. Reginald Cooke (1850 - 1951), proprietário do canil Riverside, também se preocupava com a conservação de cães com habilidades de caça que participavam de concursos de beleza. O Sr. Cooke foi bem sucedido em testes de campo, além de espetáculos de beleza. Esforços que ajudaram a raça a manter sua natureza como um cão de dupla finalidade.

No final do século XIX, o Flat-Coated Retriever era famoso por sua beleza e suas habilidades, além de sua qualidade e caráter. Especialmente conhecido por seus movimentos graciosos, aparência limpa e agradável expressão, esses cães se tornaram favoritos em ambos os ensaios de campo em mostras de cão como beleza.

Por volta dessa mesma época, a popularidade do Labrador e Golden Retrievers foram surgindo e os Flat-Coated Retrievers estavam começando a diminuir. A Primeira Guerra Mundial afetou ainda mais o mundo dos amantes de cães e a maioria das raças ficaram extintas.

O Flat-Coated Retriever é um trabalhador incansável, útil e obediente. Excelente para quem gosta de manter a raça, que se destaca nas disciplinas que trabalham no campo, obediência e agilidade para ir buscar as bolinhas que jogamos.


Características do Flat-Coated Retriever

O Flat-Coated Retriever é um cão ativo, que se adapta bem à vida urbana. Requer exercício considerável e atividade diária com os membros da família. É um cão cheio de energia e feliz, que preserva bem sua aparência jovem mesmo em idade avançada. Apesar de um retriever típico, amigável, carinhoso e sempre pronto para se exercitar, tem um nível de atividade maior que um Golden ou Labrador Retriever.

Mesmo necessitando de bastante exercício e sempre estarem dispostos a atividades, não são hiperativos e a palavra "sedentário" não faz parte de sua descrição. Cães dessa raça, devido ao seu alto nível de energia, tornam-se criativamente destrutivos se deixados muito tempo sem nada para mantê-los ocupados. Como outros retrievers, os Flat-Coated parecem obcecados em ter algo na boca, especialmente uma bolinha.

Os Flat-Coated Retrievers não são bons cães de guarda. Podem até assustar ou latir para estranhos, mas raramente vão mordê-los. São basicamente parceiros e tendem a serem amigáveis com todos os animais irracionais e pessoas. Embora sejam bons com as crianças, podem ser um perigo próximo a elas por causa de sua euforia. Uma atitude comum nos Flat-Coated Retrievers é saltar sobre as pessoas para dar um alegre "Olá" e uma lambida no rosto. Imaginem só 32 ou 36 kg de entusiasmo canino em cima de uma criança?

Para manter seu Flat-Coated Retriever com os pêlos em bom estado, é necessário uma escovação frequente. Embora eles terem uma pelagem dupla e por toda parte, sua pele é mais suave do que a do Golden Retriever, por exemplo, e exige menos preparação.

Por incrível que pareça, cães dessa raça amadurecem lentamente seu lado físico e emocional. A formação incial do filhote é essencial e altamente recomendado, mas deve ser praticado em sessões curtas e alegres. Com sua natureza sensível, como iria resistir a uma educação severa? Esses aprendizes são alegres e dispostos a aprenderem, mas também podem tornar-se tímidos e medrosos se tratados com dureza. Durante os treinamentos você precisa ser suave, porém firme e as aulas devem ser individualizadas, curtas, positivas e alegres.

Embora o Flat-Coated Retriever esteja entusiasmado com o treinamento, pode ser muito teimoso. Um dos primeiros ensinamentos é a obediência, que se mostrada em idade precoce torna-se seu cão civilizado e um companheiro educado. Como se trata de um cão que amadurece lentamente, você não pode esperar o mesmo grau de perfeição que esperaria de um Border Collie ou Golden Retriever na mesma idade.

Como regra geral, considera-se que o Flat-Coated Retriever é muito ativo para o trabalho e são ótimos cães-guia para cegos, como um cão de ouvido para as pessoas com deficiência ou como animais de serviço para pessoas com deficiência física. Os melhores resultados foram obtidos com o Flat-Coated Retriever que foi treinado para ajudar os proprietários com capacidade visual reduzida que já conhecem e amam seu cão.

São conhecidos por seu excelente olfato e em alguns países são usados para farejar animais feridos em acidentes de trânsito ou durante uma caçada. Na Noruega, por exemplo, só é permitida a caça de veados e alces se o caçador tiver oficialmente registrado a presença de um cão farejador.

Não surpreendentemente, os Flat-Coated Retrievers provaram ser excelentes detectores de drogas. Na Noruega, em meados da década de 90, a raça ficou em terceiro lugar nos aprovados para detectar drogas no país.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas