Cocker Spaniel Americano - Guia sobre Raças de Cães | CachorroGato

Guia de Raças

Cocker Spaniel Americano

Quero esta raça

Ficha do Cocker Spaniel Americano

Cocker Spaniel Americano

Depois da Segunda Guerra Mundial o Cocker Spaniel Americano teve um enorme êxito nos Estados Unidos, convertendo-se na raça com mais nascimentos durante vários anos. O desenho da Disney “A dama e o vagabundo”, no qual a cachorrinha protagonista pertence a essa raça, contribuiu em grande parte com todo esse estouro.

 

Origem

O Cocker Spaniel Americano se criou a partir de Cockers Spaniels Ingleses, que foram levados para os Estados Unidos no século XIX. Os americanos conseguiram essa raça a partir de uma rigorosa seleção de Cockers, que cada vez se tornara mais divergentes da raça britânica. Oficialmente, a raça nasceu em 1945 e desde o começo foram criados para serem cães de companhia.

 

Comportamento

É um cão brincalhão, vivo, divertido e agradável. É tranquilo e não costuma latir muito. Se mostra sociável, extrovertido e disposto a aguentar as brincadeiras das crianças. Como todos os Spaniels, o Cocker Americano é um pouco teimoso. Para se safar, às vezes pode usar seu olhar irresistível.

 

 

Aspecto

Tem um corpo robusto e compacto, patas fortes e musculosas. As orelhas são longas e ao nível dos olhos, com bastante franja. A cauda segue uma linha reta das costas. Na cabeça tem o pelo curto e fino e o corpo é revestido por uma pelagem longa e abundante, que ajuda a dar forma a sua silhueta tão característica. Tem franjas nas orelhas, peito, abdômen e patas. Pode ser de qualquer cor lisa, multicolorido ou com marcas de fogo.

 

Cuidados específicos

É um cão que necessita descontar energia e demanda longos passeios diários. Necessita das atenções diárias de seu dono, seja na hora de brincar ou na hora de aparar e escovar o pelo.

 

Saúde

Devido à sua popularidade, ele pode padecer de vários problemas de saúde. Os mais comuns são os oculares (atrofia progressiva de retina, cataratas, glaucoma primário, queratites) e os de pele.

Também pode sofrer displasia coxofemural e luxação de rótula.


História do Cocker Spaniel Americano

No começo era o homem e o lobo, que não é nada mais, nada menos, que o grande descendente dos cães de hoje em dia. Com o passar do tempo o homem percebeu que seria muito mais proveitoso para ele que os lobos fossem seus aliados e não inimigos e, de uma convivência pacífica, começaram a surgir lobos mais amigáveis com as pessoas com o passar do tempo. O homem se deu conta que podia manipular a reprodução desses animais, para que seus descendentes se tornassem de certa forma adestráveis.

Assim, começou a domesticar os lobos, que foram evoluindo para se acomodar às suas crescentes necessidades. Ainda que não haja dúvidas que procurar alimentos fosse uma prioridade importante na lista de necessidades primárias do homem, ele também começou a designar outras tarefas para seus amigos de bosque: estavam se convertendo em caçadores, guardiões e cães pastores. Esses fatos originam a história do Cocker Spaniel Americano.

A partir daí o homem começou a decidir que animais se reproduziam com quais para assim dar lugar a um animal que fosse ainda mais eficiente em suas tarefas. Esses eram os começos de um novo tipo de lobo, que agora conhecemos como nosso cão doméstico.

Em setembro de 1945 foram alcançados os objetivos da ECSCA e a AKC garantiu a separação para as raças Cocker Inglês e Cocker Americano. Ao mesmo tempo, os Cockers Americanos tiveram concedidas três diferentes variações: preto, qualquer outra cor (uma única cor) diferente de preto e os multicoloridos. A princípio foram expostos cães pretos e fogo na variedade multicor.


Características do Cocker Spaniel Americano

Os entusiastas de cães de caça foram um pouco injustos em suas críticas com o Cocker Americano, nas quais chegaram a sugerir que como a raça atual já não é um cão adequado para caça, deveria ser classificado em outro grupo para competições em exposições caninas. Essas críticas se devem, principalmente, a excessiva quantidade de franjas de pelo dos exemplares atuais nas exposições.

Como a maioria dos cães que são adquiridos hoje em dia vem de canis cujo objetivo é obter cães para apresentar em exposições de beleza, deve-se dizer que a raça Cocker Spaniel Americano deveria ser classificada dentro da categoria de cães de pelagem muito densa. De qualquer forma, a pergunta que devem se fazer é se a pelagem muda o que tem no interior desse cão.

Outro argumento do conjunto anticapa é que o Cocker de exposição quase não é visto hoje em dia indo ao campo. Isso pode muito bem ser verdade, mas mais uma vez pode ser perguntado também quantos dos Setter Irlandeses e dos Pointer de exposições são usados no campo e, com certeza, a resposta seria pouquíssimos, mas ainda assim ninguém tentou tirar esses cães ou outros dos que são pouco vistos em campo da categoria de cães de caça.

Manter um Cocker Spaniel Americano com sua pelagem completa de exposição é, sem dúvidas, uma tarefa que requer muito tempo e habilidade. De qualquer forma, as máquinas elétricas e as coleiras para passeio podem revelar rapidamente o que se encontra sob a pelagem.

Uma vez com os pelos curtos, é possível ver que ele não deixa de ser um pequeno e robusto cão de caça. Muitos donos quando os levam para passear no campo percebem que o que mais falta em sua capacidade para trabalhar no campo é a oportunidade de fazer isso.

Sob a riqueza de pelagem e franjas, um Cocker bem criado segue sendo um companheiro versátil. É pequeno o suficiente para ser um agradável cão caseiro, ainda que tenha tamanho e resistência suficientes para passar o dia todo caminhando com seu dono por montes e vales.

Quando forem andar pelo campo, certifique-se de seu cão esteja sob controle todo o tempo, já que o primeiro coelho ou ave aquática que escape fará com que seu amigo vá correndo atrás deles.

É muito importante pensar antes de comprar um cão – não só os da raça Cocker Spaniel Americano – os cães de verdade passam o dia investigando, escavando, mordiscando, comendo, fazendo necessidades, pedindo para sair de casa e imediatamente insistem em que os deixem voltar para dentro e essas bolinhas de pelos gordinhas, que dormem uns em cima dos outros quando são filhotes, não são diferentes disso.

Os cachorros não vem previamente educados e tudo que acreditamos que eles devem saber deve ser ensinado por seu dono. Os Cockers aprendem rápido, mas não mais rápido nem mais devagar que outras raças. Tudo leva tempo e a pergunta que deve se fazer é se você possui o tempo necessário para investir na educação do cachorro.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas