Clumber Spaniel - Guia Completo sobre Raças de Cães | CachorroGato

Guia de Raças

Clumber Spaniel

Quero esta raça

Ficha do Clumber Spaniel

Clumber Spaniel

Diz-se que o Duque de Noailles fugiu da França na época da revolução por medo de que os insurgentes matassem seus cães. Então ele pegou todos os seus Clumber Spaniel, foi para a Inglaterra, e ofereceu o seu segundo cão como presente para o Duque de Newcastle, que aceitou de bom grado e começou a criá-los em terras que possuía em Nottingham, chamadas de Clumber Park, de onde estes cães tiveram seu nome atual.

Origem

Há várias histórias sobre a origem do Clumber Spaniel, mas a mais razoável, embora imprecisa, afirma que a raça foi desenvolvida pelo cruzamento de vários cães locais. A nova raça logo cativou a aristocracia. Os ingleses do século XVIII o empregaram na caça a coelhos e faisões. Sua popularidade começou a diminuir no início do século XIX, anos em que os cães mais leves e pequenos no formato, como os Spaniels, Cockers e Springers, foram preferência.

Comportamento

O Clumber Spaniel é um cão muito inteligente, corajoso, obediente, calmo, confiante e perseverante. Ele gosta muito de dormir, mas isso não significa que seja apático, ao contrário, este cão na realidade é bastante lúdico e divertido. Ele tem memória muito boa e com um pouco de paciência, carinho e firmeza, torna-se fácil de treinar. Esta raça adora crianças e se preocupa com elas por natureza. É bastante reservado com estranhos, mas bastante sociável com outros cães e até mesmo com gatos.

Aparência

O Clumber Spaniel é longo, baixo e possui ossos pesados. Tem uma cabeça grande, sobrancelhas bem marcadas, as orelhas pesadas e largas, de inserção baixa. Nos países onde as operações estéticas nos cachorros são permitidas, muitas vezes a cauda é encurtada. Seu pelo é reto, grosso, macio e longo no pescoço, nas extremidades, no abdômen, na cauda e nas orelhas.

Cuidados específicos

O Clumber Spaniel é um pouco preguiçoso, de modo deve ser incentivado pelo seu dono a se exercitar. Precisa de longas caminhadas diariamente e seu dono deve dedicar a ele alguns minutos com jogos e brincadeiras diariamente. Esta raça tende a ganhar peso facilmente, é recomendado que sigam uma dieta adequada para prevenir o desenvolvimento de problemas articulares e disco. Seu pelo deve ser escovado cuidadosamente várias vezes por semana e também é preciso limpar e verificar os olhos e ouvidos para prevenir infecção.

Saúde

Graças a um seleto e limitado processo de reprodução, o Clumber Spaniel é uma raça bastante saudável. Entre os poucos problemas que podem ter estão a displasia coxofemural e ectrópio.


História do Clumber Spaniel

Ninguém sabe ao certo quando ou como eles se originaram, mas acredita-se que o Clumber Spaniel tenha sido desenvolvido na França, no início do século XVIII, pelo Duque de Noailles.

Possivelmente derivado de uma mistura de cães das raças Basset Hounds, Alpine Spaniels e São Bernardo. A raça Clumber Spaniel, apesar de seu quadro pesado foi usada por muitos anos como um cão de caça para aristocratas.


Características do Clumber Spaniel

Calmo e suave, o Clumber Spaniel é um cão perfeitamente agradável e integrado no convívio com toda a família, incluindo outros cães e gatos. Leal e ansioso para agradar, esta raça ama receber atenção e estar com a família, mas também tem um lado bastante independente.

Pode parecer um pouco distante com algumas pessoas, mas na verdade está apenas exibindo seu lado educado e nobre. O cão Clumber Spaniel tende a mover-se lentamente ao redor da casa. Quando está ocupado no trabalho é muito determinado. Mantenha sempre uma toalha extra por perto, uma vez que esta raça tende a babar muito.

Os filhotes de Clumber Spaniel são um pouco mais vigorosos do que quando adultos. Na verdade, o seu exercício favorito é um bom jogo de buscar no quintal. Este cão certamente apreciará se você puder permitir que ele passe algum tempo a nadando em água limpa.

Se não praticar exercício suficiente, pode facilmente ganhar peso. A raça pode viver cerca de 12 anos e os problemas de saúde mais comuns são catarata, displasia coxofemural, problemas de disco (devido a seus quadros baixos e longos) e hipotireoidismo. Sua pelagem longa precisa de cuidados, escovação regular e profissional. Durante épocas de troca de pelo a escovação adicional é indispensável. Confira atentamente os ouvidos regularmente para evitar infecção.

Dotado de um olfato excelente, sua procura é lenta, silenciosa, curta, mas obstinada. É um bom cão de mato pra caçar animais como coelho e o faisão. É um bom Retriever que não teme nem a água nem a terra. Na Inglaterra ele é muito utilizado em matilhas para as caças ao faisão. Mais distante dos outros Spaniels, ele é calmo, divertido, gentil e um bom cão de companhia.

O Clumber Spaniel é um cão muito imponente, forte, poderoso e bem proporcional. Este cão é o mais pesados dos Spaniels Ingleses de caça.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas