- Home
- Notícias
- Bicho do dia
- Faisão versicolor
Faisão versicolor
Phasianus versicolor – Também conhecido como faisão-verde e faisão-japonês, o faisão-versicolor é originário do Japão
Phasianus versicolor – Também conhecido como faisão-verde e faisão-japonês, o faisão-versicolor é endêmico do Japão, onde é considerado a ave símbolo do país. Foi introduzido também no Havaí e na Europa. Vive em bosques e prados.
A plumagem do macho é metálica e muito chamativa. A cabeça é azul, o pescoço é púrpura, as asas e o peito são verdes. A plumagem da fêmea é mais discreta e as penas são mais escuras. A pele ao redor dos olhos, em ambos os sexos, é nua e vermelha.
Tem hábitos diurnos e gregários, formando pequenos bandos que consistem em um macho, algumas fêmeas e seus filhotes. Passa a maior parte do dia no chão, caminhando em busca de alimento, como artrópodes, folhas, frutas e grãos. À noite, voa para os galhos das árvores para dormir, evitando assim ataques de predadores.
Leia Mais: Sagui de tufos brancos
Durante o período de reprodução, o macho estabelece um território e faz demonstrações para atrair as fêmeas. Nidifica no solo e a fêmea bota até de seis a 12 ovos, que são incubados por até 25 dias. Filhotes que perdem a mãe podem ser adotados por outras fêmeas.
Não é uma espécie ameaçada de extinção, sendo comum tanto em seu habitat natural, como também nos locais em que foi introduzida.
Link deste artigo: https://www.cachorrogato.com.br/noticias/faisao-versicolor/
ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.