A vacinação em gatos é um tema de extrema importância para quem conta com um felino como parte da família. Imprescindível para a prevenção de doenças e vírus que acometem os bichanos, a vacina deve ser dada aos gatos ainda enquanto filhotes, mas não antes que ele tenha pelo menos 60 dias de vida, já que, antes desse período, os anticorpos passados de mãe para filho no nascimento impedem que o efeito seja surtido como desejado.
A conduta ideal para que a vacinação em gatos seja administrada da maneira mais adequada é que seu pet seja levado para uma visita ao médico veterinário ainda em seus primeiros meses de vida, podendo ser avaliado e medicado de acordo com o que for necessário. Cada vacina felina tem um tempo e um período de intervalo específico e, por isso, somente um profissional especializado pode indicar corretamente toda a série de medicações que o bichano deve receber. Leia também sobre a vacinação canina!
Já entre as primeiras vacinas a serem administradas em gatos filhotes estão as que previnem o animal de doenças como panleucopenia felina, calicevirose, rinotraqueíte, clamidiose e leucemia felina, conhecidas como a “quádrupla felina”, que devem ser tomadas em duas doses pelo bichano e repetidas anualmente.
Leia Mais: Calicivirose Felina – Prevenção e tratamento
Para garantir a eficiência da vacinação, a aplicação das doses devem ter um intervalo de 3 a 4 semanas, até que o animal complete 12 semanas de vida. Outra dose importante é a da vacina contra raiva, que só deve ser administrada ao gato a partir dos 4 meses de vida e também devem ser renovadas todos os anos.
Uma boa dica para amenizar o estresse do gato na hora da vacinação é levar o pet a uma visita na clínica veterinária pelo menos uma vez antes do dia da aplicação das vacinas, pois, desta forma, ele já estará um pouco mais ambientado ao local, o que facilita e diminui bastante a questão do medo do animal. Saiba mais sobre a vacinação de gatos clicando no link.
Link deste artigo: https://www.cachorrogato.com.br/gato/vacinacao-gatos/