Gatis nada mais são do que lugares onde os gatos são criados ou abrigados, que tenham um espaço para eles brincarem e socializarem e que não corra o risco de fugirem ou se perderem por serem telados.
Geralmente são conhecidos os gatis de animais de raça, onde são cruzados animais selecionados e que seguem o padrão da raça, oferecendo animais para a venda que tenham Pedigree.
Existem também os gatis formados por ONGs e voluntários, que criam e mantém espaços para acolherem gatinhos de rua, oferecendo proteção, alimentação e tratamento para todos os gatinhos até que possam ser encaminhados para um lar adotivo. Normalmente esse tipo de gatil depende muito da ajuda de voluntários para a compra de ração, areia e medicamentos para os gatinhos abrigados.
Leia Mais: Adoção de felinos: o que saber antes de ter um gato
Quando o foco são animais de raça, normalmente o gatil se foca em uma única raça, evitando assim cruzamentos acidentais que possam gerar gatinhos “vira-latas” e que não poderiam ser comercializados pelo mesmo valor.
É muito importante verificar se os animais são realmente bem tratados, se estão com a saúde em dia, principalmente as fêmeas, que assim como com cachorros, podem ser induzidas a cruzarem várias vezes seguidas para terem mais filhotes nos gatis, o que é prejudicial a sua saúde.
Também é comum que gatis participem de concursos e exposições de animais de raça, onde os prêmios distribuídos geram um maior prestígio e garantem que o trabalho feito é sério e respeita os critérios das raças.
A fundação do Clube-Sul Americano do Gato organiza a emissão de pedrigrees confiáveis, realização de exposições, cursos e palestras, contando com juízes de todo o mundo, assim como monitorando a melhoria genética dos gatos, contando com listas de gatis afiliados e que atendem ao padrão internacional para criação de gatos de diversas raças.
Link deste artigo: https://www.cachorrogato.com.br/gato/gatis/