A primeira coisa que deve ser mencionada sobre o felino exótico é que existe uma grande diferença entre a raça exótico e as raças exóticas. Nesse caso, a raça exótico é um gato natural dos Estados Unidos criado através de uma seleção artificial nos anos sessenta, esse felino é o resultado do cruzamento de um gato persa com duas outras espécies de gato, o American Short Hair e o British Short Hair, o objetivo desse cruzamento era ter um gato semelhante ao persa com pelagem densa e mediana.
Em 1966, o felino exótico foi reconhecido nos Estados Unidos, ganhando destaque na Europa e chegando ao Brasil apenas em meados da década de oitenta. Essa espécie é considerada rara devido à quantidade de exemplares no mundo e é constantemente confundida com o persa, devido a sua semelhança às características genéticas herdadas de sua criação. A raça costuma ser bastante tranquila e ligada à família de seu dono, consequentemente, o felino se torna um ótimo companheiro para se ter como animal de estimação.
As principais características do felino
O gato exótico, como mencionado anteriormente, é um simpático companheiro por ser apegado a família, ter boa relação com criança e ser agitado apenas nos momentos de descontração e brincadeiras entre o dono e animal de estimação. Outro ponto importante de sua tranquilidade é que a raça acaba sendo perfeita para quem mora em apartamento.
Com bochechas largas, focinho curto e cabeça redonda, o gato também conta com orelhas pequenas e arredondadas. As suas características físicas, em sua maioria, são herdadas diretamente dos gatos persas. O seu pelo tem coloração variada, com pelagem curta e necessita ser penteado com uma frequência semanal para que o mesmo permaneça bonito e sem acúmulo de sujeiras.
As doenças comuns no felino exótico são, em geral, hereditárias. Portanto, é necessário conhecer os pais do animal para poder cuidar melhor do seu gato de estimação. As três doenças que costumam perturbar esse tipo de bichano são a de deslocamento de maxilar, neurológica e a de Poliquística dos Rins (PKD). Levar o gato para o veterinário com certa periodicidade vai garantir uma vida saudável para o animal, livre de grandes preocupações.
Link deste artigo: https://www.cachorrogato.com.br/gato/felino-exotico/