Ter uma gata prenhe na família já é uma situação que exige uma série de cuidados e muita atenção no dia-a-dia e, quando a felina se aproxima de dar a luz, as precauções devem ser redobradas. Conforme já conhecido por muitos, o hábito de ter filhotes dentro de uma caixa é algo corriqueiro no mundo dos pets e, pensando nisso, cada vez mais empresas se dedicam à produção de caixas maternidade para gatos; trocando os famosos espaços de papelão por materiais mais modernos e de tamanho preciso para manter segura a ninhada.
Bastante útil para o período anterior e posterior ao parto, a caixa maternidade para gatos tem a proteção dos filhotes e o conforto da mamãe felina como principais objetivos; garantindo que a gata prenhe possa estabelecer um ninho e ter um local especial para cuidar de sua cria nas primeiras semanas de vida.
Conforme sabido pelos mais informados em relação ao mundo dos gatos, as felinas prenhes podem se tornar extremamente agressivas e possessivas no período que antecede o parto, e ter um local específico para que ela possa fazer seu “ninho” é algo que pode ajudar bastante a acalmar a bichana.
Por isso, indica-se que uma caixa maternidade própria para isso seja adquirida algum tempo antes do nascimento dos filhotes, dando a oportunidade para que a gata se acostume com o local e deixe de buscar lugares escuros e escondidos pela casa para ter suas crias – comportamento bastante comum entre as felinas durante esse período.
Embora o tipo de material usado na construção desse acessório possa ser bastante variado – incluindo o famoso papelão ou a madeira – a praticidade de adquirir uma caixa maternidade própria para animais faz com que cada vez mais proprietários de pets busquem os modelos disponíveis no mercado; evitando o risco de construir de maneira errada ou encontrar uma caixa que não tenha as dimensões corretas e não cumpra com o seu papel principal: o de proteger e dar conforto.
Leia Mais: Conheça os tipos de caminhas para gato
Conheça, a seguir, que tipo de cuidado é necessário na hora de escolher uma caixa materindade para a sua gata prenhe; e saiba como esse acessório pode ajudar a manter o controle dos filhotes após o nascimento.
Vantagens da caixa maternidade para gatos
Conforme dito anteriormente, o principal objetivo da caixa maternidade para animais é o de dar tranquilidade para a mãe antes do parto e manter a segurança dos filhotes quando nascem. Devendo ser apresentada para a felina com alguma antecedência ao dia do nascimento da cria, a caixa deve ser grande o suficiente para que a gata possa se esticar dentro dela sem que fique apertada – contando com espaço o bastante para sua cabeça e cauda.
Cerca de dois dias antes da chegada dos filhotes, a gata tende a escolher um local específico para ficar – do qual não sairá até o parto – e, tendo a caixa preparada de maneira adequada, o processo pode se tornar mais fácil; pois, se o animal já estiver habituado com o seu ninho, dificilmente tentará sair na hora de dar a luz.
É importante lembrar que, além das medidas corretas, a caixa maternidade também deve ser colocada em um ambiente tranquilo e sem muita claridade, agitação ou correntes de ar, já que após o nascimento dos filhotes, a caixa se tornará o primeiro lar dos gatinhos – que devem permanecer protegidos e aquecidos.
Tendo em mente que o mais indicado é que a mãe possa permanecer com suas crias, em um mesmo espaço, durante esse período inicial; fica ainda mais clara a importância de se ter uma caixa maternidade produzida nas dimensões corretas – já que, caixas comuns de madeira e papelão podem provocar acidentes como o sufocamento das crias pela própria mãe (que entra na caixa para aquecer os filhotes, mas não tem espaço para permanecer junto com eles, e pode acabar sentando em cima da cria).
A caixa maternidade ideal para gatos
Sabendo que as dimensões corretas e alguns outros cuidados são fundamentais para uma caixa maternidade ideal, confira as características que não podem ser deixadas de fora na hora de adquirir a sua:
- A caixa deve ter espaço suficiente para comportar a gata por completo e seus filhotes
- A altura da caixa deve variar entre 7 cm e 15 cm – permitindo que a mãe possa entrar e sair do espaço, mas não os filhotes
- Revestir as paredes da caixa – principalmente se for de madeira – pode ser uma boa pedida para evitar acidentes (como o contato dos pets com farpas, por exemplo)
- A parte superior da caixa maternidade não deve ser coberta ou fechada
- O chão da caixa deve ser bem coberto com papéis e toalhas limpas
- A caixa deve permanecer em local protegido do vento e da claridade
Link deste artigo: https://www.cachorrogato.com.br/gato/caixa-maternidade/