Encontramos uma variedade de cachorros, para todos os tipos de gostos. A variação das raças caninas chegou em um nível que é quase impossível, em muitas situações, identificar ou diferenciar animais da mesma espécie, por mais diferenças genéticas que tenham.
Na escolha do cãozinho ideal, muitos levam em conta apenas a sua aparência e muitas vezes não se atentam ao seu comportamento. A personalidade do animal é a característica mais importante para educar e escolher entre as raças caninas.
No treinamento de um cão, deve ser analisado o seu temperamento, porte físico, os exercícios que ele precisa, a capacidade de se relacionar com crianças. As raças caninas de pequeno porte, normalmente apresentam muitas características positivas e são indicados para todos os tipos de pessoas, sem exceções. Seu amiguinho será seu fiel companheiro.
Algumas raças de cães de pequeno porte
- Poodle Toy - é considerado uma raça para "madames". O poodle é um animal magnífico. Esse peludinho ocupa a segunda posição de mais inteligente do mundo. A sua inteligência e capacidade em aprender impressionam até os treinadores experientes. Atento a tudo ao seu redor, ele assimila ordens e comandos com muita rapidez.
- O Chiuahua cumpre bem a função citada: é a menor raça que se tem conhecimento. Ainda pequenininho, o Chiuahua é ativo e feroz com estranhos. Tem temperamento forte, às vezes é barulhento. Não é muito recomendado para crianças, porque costuma latir para elas e para outros cães. Mas,se for bem adestrado desde pequeno, ele convive muito bem com todos, até com gatos.
- Schnauzer Miniatura - Menos agressivo, ele é Brincalhão e muito curioso. Adora latir para todos que vê pela frente, mas com muito treinamento, ele pode se tornar um fiel companheiro, obediente às pessoas, e muito amigável com as crianças. Sua marca registrada é sua barba bonita.
- Dachshound é o famoso salsicha. Com corpo alongado e pernas curtas, ele vive alegre e adora se divertir. Muito inteligente, tem facilidade em ser adestrado. É muito apegado ao dono e a família, entretanto, deve tomar cuidados com doenças predispostas da raça.
Pode se tornar agressivo na presença das crianças. Todas as raças caninas, devem ser tratadas com muito carinho e dedicação. Visitas ao veterinário, higiene e banho e tosa pelo menos a cada quinze dias, são indispensáveis para o bom desenvolvimento e qualidade de vida do animalzinho.
Link deste artigo: https://www.cachorrogato.com.br/cachorros/racas-caninas-pequeno-porte/