A alimentação dos cães é um fator que merece muita atenção quando o assunto é saúde do animal. Para suprir as necessidades de nutrientes que o cão tem, existe um tipo de ração mais adequada. Para os mais idosos, a ração sênior é indicada.
A ração sênior apresenta diferenças nos grãos, são mais aerados ou furados no centro, assim facilitam a quebra da ração na hora do cão mastigar. Cães idosos costumam ter problemas dentários por conta da idade, portanto deve-se facilitar o máximo possível.
A ração sênior também se diferencia nas especificações na fabricação, contendo certos componentes como a condroitina e a glucosamina, que ajudam nas articulações. Os cães idosos tem problemas de alteração osteoarticular, artrite e artrose, por isso esses dois componentes são fundamentais.
O nível energético mais baixo também é importante, pois nessa idade os cães costumam reter a energia, por não conseguirem se exercitar bem e o metabolismo agir mais devagar. A massa muscular também diminui bastante.
Outro problema comum que vem com a idade é o câncer. A ração sênior para cães idosos deverá ser rica em antioxidante.
Leia Mais: Tudo sobre cães: cuidados para deixar seu cãozinho feliz
Em geral, a partir dos 7 anos de idade do cão se pode trocar a ração de adulto para a ração sênior. Conforme a idade avançar, o seu cão precisará de nutrientes diferentes para manter a saúde, atenda a estas necessidades.
A alimentação adequada aumenta em 90% a expectativa de vida do cão. A dica básica é alimentar com mais vitaminas, menos proteínas e menos calorias. A quantidade de fósforo, sódio e proteína nas rações devem ser diminuídas caso o cão sofra de problemas renais.
São muitos os detalhes da ração sênior aos quais se precisa estar atento, porém deve ter em mente que só você pode prover o que o seu cão precisa na velhice e cuidar dele o melhor que puder. Retribuir com amor todo o amor que você recebeu por anos e anos.
Link deste artigo: https://www.cachorrogato.com.br/cachorros/racao-senior/