Queda de pelo é um problema que, provavelmente, todo dono já percebeu seu cãozinho sofrer. Algumas vezes, quando excessivo e com falhas, pode ser sinal de dermatite canina, por isso fique atento e aprenda aqui como diferenciar, evitar e tratar a queda de pelo em cães.
No caso da queda de pelo ser provocada por razões fisiológicas, a cobertura da pelagem continua normal, não apresenta grandes ‘buracos’ com falta de pelos. Quando o motivo da queda de pelo em cães é uma dermatopatia, surgem notáveis falhas na pelagem ou rarefações pilosas. No primeiro caso, a estrutura do pelo não se altera, já na dermatopatia, além de aparecer falhas, lesões na pele, também deixa o pelo quebradiço e ressecado.
Melhor prevenir, para não precisar remediar
No caso da queda fisiológica, nada mais é que a perda de pelos natural nos animais, principalmente quando altera a temperatura por mudança de estação, por exemplo, neste caso o animal troca a espessura da pelagem adaptando-se ao clima atual, ou o filhote muda aquela pelagem mais fina pela de adulto, nestes casos a queda é inevitável.
Uma forma de evitar a queda de pelos quando não fisiológica é atentar a fatores simples como a alimentação. A ração que seu cão come precisa conter todos os nutrientes necessários à boa saúde do bichinho. Consulte um veterinário se tiver dúvidas quanto à escolha da ração adequada e nunca o alimente com a comida que você e sua família consomem. Os nutrientes que você necessita não são os mesmos que o seu cachorro precisa.
Leia Mais: Eletroquimioterapia em cães e gatos
Outra dica é escovar regularmente o pelo do cão. Utilize uma escova própria para limpeza dos pelos para cães. É preciso escovar na direção dos pelos, não na direção contrária, para que sejam removidos apenas os pelos já mortos, que eventualmente cairiam. A tosa em cães de pelagem longa pode ajudar a identificar eventuais indícios de queda dos pelos.
A queda de pelos canina pode ser por algumas doenças, conhecidas como dermatopatias, como a dermatite alérgica por picada de pulga, a DAPP, ou a sarna, por exemplo. A pelagem, nesses casos, apresentará grandes falhas e a pele ficará com vermelhidões visíveis. Nestes casos, o ideal é levar o animal ao veterinário, pois, dependendo da sarna, por exemplo a escabiose, ela é altamente contagiosa até para humanos e se você tiver mais de um animal em casa, vai espalhar para todos.
Link deste artigo: https://www.cachorrogato.com.br/cachorros/queda-pelo-caes/