Para ter um pet companheiro, a posse responsável de animais deve ser levada em consideração, já que pode diminuir as chances de abandono e promover o bem-estar dos bichinhos. A ARCA Brasil – Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal é um dos grandes nomes por trás de projetos de controle e conscientização da população em relação a esse tema, e criou uma lista especial de fatores que devem ser bem observados por quem deseja acrescentar um amiguinho à família.
Entre os itens mais importantes para a posse responsável de animais, estão o tempo que você tem para dedicar ao pet (tanto para passeios como para dar carinho e atenção em casa); as informações que sabe em relação ao tipo de animal que deseja e quais são as suas principais necessidades, entre outras coisas.
Uma das principais indicações dada pela associação é a de adquirir um animal por meio de um abrigo, onde é possível achar um novo amiguinho já vacinado e castrado. A sua capacidade de dar conforto ao pet também é um fator importante, e o futuro proprietário de um animal deve ter certeza de que pode fornecer alimento, abrigo, visitas ao médico veterinário, passeios, amor e educação a seu cãozinho ou ao seu gato antes de levá-lo para casa.
A identificação do pet por meio de plaquetas e a castração de machos e fêmeas também são primordiais para a posse responsável de um animal, já que garantem a segurança do bichinho e impedem crias indesejadas, o que, consequentemente, ajuda a diminuir o número de animais abandonados. Conheça algumas formas de identificação de animais.
Considerando que a vida média de um animal é de 12 anos, as regras da posse responsável indicam que, antes de incluir um novo membro à familia, todos devem estar de acordo. A ARCA Brasil chegou até a desenvolver um questionário específico para que seja testado o nível de responsabilidade e capacidade dos futuros donos de animais.
Leia Mais: Legislação animal ganha espaço no Brasil
A atenção, educação e os cuidados com os pets devem vir de todas as partes consideradas seus proprietários, e arranjos especiais devem ser feitos para dar um abrigo seguro e confortável para o animal em períodos que seus donos não estiverem por perto, garantindo, assim, a segurança do novo membro da família. Creches para cachorro, por exemplo, são uma ótima opção para os donos que não podem estar em casa por muito tempo e desejam garantir a segurança dos seus pets.
Link deste artigo: https://www.cachorrogato.com.br/cachorros/posse-responsavel-animais/