Existem diversas razões para que as pessoas prefiram os mini cães: eles são fáceis de ser transportados, ocupam menos espaço, comem menos, fazem menos coco e são próprios para apartamentos e casas pequenas. Mas para os que desejam adquirir esses pequenos animais, devem estar atentos a uma série de fatores e possíveis mudanças na rotina, já que, apesar de belos e carinhosos, os pequeninos exigem cuidados e em alguns casos podem ser um desafio.
Os mini cães mais populares e suas principais características e desafios
Entre os mini cães mais populares estão os cachorros da raça poodle. Estes possuem três tamanhos distintos: micro, médio e standard; mas o preferido é o poodle micro, sua altura média é de menos de 20 cm. Tem sua origem na França e Alemanha e são conhecidos por sua longevidade e inteligência. Como todo cão, exige cuidados com a pelagem encaracolada, saúde, alimentação e necessitam de brinquedos e atenção. Custa a partir de R$ 500,00.
Outro mini cão muito popular é o cão inglês Yorkshire, criado por operários para caçar roedores, que ganhou fama entre as madames. Um perfeito bibelô chama atenção por seus pelos sedosos, exuberantes e compridos. Mas sua pelagem exige escovação diária e tosa a cada 15 dias. É um cão brincalhão e carinhoso, porém também muito alerta. Pesa, em média, 3 kg e possui cerca de 15 cm de altura.
Diferentes raças que agregam alegria à nossa vida
O Dachshund, conhecido como salsichinha, está também na preferência das pessoas. Possui orelhas grandes, pernas curtas e corpo comprido e redondo. Segue dois tamanhos: padrão e mini. O peso ideal é de 4 kg, com altura média de 20 cm. Vive por cerca de 15 anos e custa a partir de R$ 300,00. É ideal para quem busca um temperamento brincalhão e protetor.
Outro cão é o Schnauzer mini, conhecido por sua lealdade e proteção, possui personalidade amigável, mas um tanto difícil de lidar. Há também o Shih Tzu, um dos mini cães mais mimados, com uma disposição sempre alerta e muito confiante. Sua pelagem é lisa e sedosa, o que exige banhos semanais e tosas quinzenais. Ainda existem o Chihuahuas, Pomeranian, Pug, Maltês, o Pinsher e outras raças muito cativantes!
Link deste artigo: https://www.cachorrogato.com.br/cachorros/mini-caes/