Exames
Laboratório Veterinário - Saiba como funciona a atuação destes centros
Conheça o trabalho do laboratório veterinário, que já conta até com planos de saúde para animais.
Laboratório veterinário virou sinônimo de sucesso para seus administradores nos dias de hoje. Com o aumento frequente da quantidade de pessoas que contam com algum tipo de pet em seus lares – sejam eles cães, gatos, pássaros ou peixes – as clínicas veterinárias e, consequentemente, os laboratórios, conquistam cada vez mais clientes e trabalho.
Oferecendo serviços impensáveis há alguns anos com diferentes tipos de exames, o laboratório veterinário é de extrema importância para que a saúde dos pets seja mantida, já que muitas das doenças de animais têm um diagnóstico complicado de ser feito, e necessitam de exames laboratoriais para serem confirmadas.
Além de atender a animais domésticos, os laboratórios veterinários também contam com meios de diagnosticar doenças em animais silvestres de características variadas, incluindo aves e equinos. Ainda não regulamentados pela Anvisa, tais centros são classificados como prestadores de serviço, no entanto, a eficácia de resultados a partir do trabalho destes laboratórios já pode ser notada por meio do aumento da expectativa de vida de animais como os cães – que há pouco tempo era de cerca de 10 anos e, hoje, já ultrapassa os 20 anos.
De acordo com pesquisas realizadas no Brasil, os cachorros e os gatos são os bichos mais atendidos nos centros de diagnóstico veterinário, e esse número não deve mudar tão cedo, já que, hoje, há cerca de 27 milhões de cães e 11 milhões de gatos no País. Os exames a serem realizados são sempre indicados por uma guia, e deve ser solicitado por um veterinário.
Dentro da gama de serviços a serem realizados em um Laboratório Veterinário, exames de sangue dos mais variados tipos e exames de imagem como ultrassonografia e radiografia são os mais comuns, mas alguns laboratórios também já oferecem outros exames mais específicos como Eletrocardiografia e Ecocardiografia para diagnósticos cardiológicos, além de ressonância magnética e tomografia computadorizada.