Um coisa é certa quando falamos de intoxicação de cachorros: Nossos amigos colocam quase tudo que podem em suas bocas. Infelizmente, isto quer dizer que eles tem a propensão de engolir diversos tipos de materiais tóxicos. A maioria destes materiais pode causar reações adversas desagradáveis, mas alguns podem matar se não houver tratamento.
O melhor a se fazer para evitar a intoxicação de cachorros é preparar sua casa para o convívio com animais e evitar a administração de medicamentos sem antes consultar seu veterinário. E se você achar que seu amigão possa ter ingerido algum produto tóxico, entre em contato imediatamente com profissionais.
Como diagnosticar?
Os sinais clínicos da intoxicação de cachorros variam de acordo com o tipo do produto ingerido. Eles podem ser leves desde a letargia, mal-estar, fraqueza até sinais gastrointestinais como vómito, diarréia e nausea. Dentre os sintomas mais severos podem ocorrer agitação, tremors e até coma.
Causas de envenenamento
Leia Mais: Primeiros socorros em casos de queda de cachorro ou gato
A maioria dos produtos tóxicos são ingeridos por acidente, quando seu amigão e sua curiosidade encontram substâncias inseguras ao seu redor. Às vezes, os donos de pets podem medicar por conta própria e descobrir, somente dias depois, que intoxicaram seus animaizinhos com substâncias tóxicas, já que eles não tem a mesma habilidade de metabilizar certos remedies para humanos.
Primeiros Socorros
- Se o seu pet ingeriu acidentalmente algum produto tóxico, remova-o imediatamente das proximidades do veneno. Porém, antes você deve analisar a sua segurança pessoal. Algumas substâncias necessitam de equipamentos especiais para serem manuseadas, como luvas, mascaras e botas.
- Se possível, identifique o produto e recolha uma amostra para análise do seu veterinário. Levar rótulos e/ou embalagens destes produtos para o veterinário também pode ser de extrema ajuda.
- Se o seu pet vomitou, recolha uma amostra e leve também ao veterinário, pois pode ser usado para teste e análise do agente intoxicante, mas ATENÇÃO: Nunca induza o vômito sem consultar seu veterinário.
Instruções para intoxicação de cachorros por produtos de limpeza
Alguns produtos de limpeza do dia-a-dia possuem alcalóides, ácidos e substâncias à base de petróleo. Confira a lista abaixo:
- Tira Manchas
- Limpa Forno
- Desinfetantes
- Tabletes ou pó para maquina de lavar louça
- Detergente
- Querosene
- Gasolina
- Tinner
- Lustra móveis
- Cera para piso
- Cera para sapatos
- Soda cáustica
Se o seu pet for exposto a qualquer um destes produtos, siga as recomendações abaixo:
- Mantenha a calma
- Entre em contato com um veterinário imediatamente e avise que está a caminho, Com isto ele pode se preparar para te atender.
- Coloque seu pet em uma area segura, longe do foco do produto tóxico.
- Se o seu pet apresentar tremores ou convulsões, mova para uma area segura longe de escadas e mobílias que possam cair sobre ele
- Leve o seu pet ao veterinário assim que possível, uma vez que quanto mais rápido acontecer a lavagem estomacal (caso necessária), mais chances seu pet tem de ficar bem e voltar a alegrar seu lar sem sequelas.
- Se a intoxicação foi por ingestão de substâncias cáusticas não tente neutralizar administrando remédios caseiros, pois podem ocorrem outras reações químicas que podem agravar o problema . Ao invés disso, lave a boca do animal com água limpa por 15 ou 20 minutos usando um chuveirinho ou mangueira. Tente não apontar o jato para o fundo da boca pois água pode ir para os pulmões e complicar a situação. O certo é limpar por diversos ângulos diagonais.
- Queimaduras na boca podem levar horas para aparecer. Não é porque não há ferimentos ou sintomas que não podem estar ocorrendo. Algumas queimaduras aparecem somente no estômago, onde você não pode enxergar. Se você tem certeza que houve a ingestão, faça os primeiros socorros e vá ao veterinário.
Prevenção
Para prevenir a intoxicação de cachorros, trate seu pet como se fosse uma criança pequena e curiosa:
- Treine seu pet estabelecendo os limites da casa – este é o melhor meio de evitar acodentes
- Prepare sua casa adequadamente para receber um animal de estimação, certificando-se de que todas as substâncias perigosas, como remédios, produtos de limpeza e químicos, sejam guardadas em armários bem trancados e longe de línguas e focinhos curiosos.
- Não permita que seu pet brinque em áreas de armazenamento destas substâncias, como quartinhos, lavanderias e depósitos de materiais.
- Deixe sua garagem sempre limpa e sem pingos de oleo de carro, poças de gasolina ou substâncias abrasivas. Substâncias como WD40 são extremamente tóxicas e atraem seu pet devido ao seu gosto doce.
- Guarde seus medicamentos em locais separados dos medicamentos de seu pet. Isto irá evitar que você o medique com os remédios errados por acidente.
- Se você guarda seus remédios naqueles frascos de plástico divididos por dias da semana, mantenha-os em armários altos ao invés da pia da cozinha ou a mesinha da sala. Pets enxergam estes frascos como brinquedos de mastigar e seus comprimidos irão junto para o estômago de seu pet.
Link deste artigo: https://www.cachorrogato.com.br/cachorros/intoxicacao-caes/