Este rostinho que inspira serenidade, confiança e simpatia tem levado muitos publicitários a usar o Golden Retriever em seus anúncios. Originalmente caçador, o Golden Retriever tornou-se um cão de companhia e uma das raças mais populares, sendo usado também como cão-guia ou para detectar drogas e explosivos.
O Golden Retriever é um cão equilibrado, que não gosta de se fazer notar. Por causa de seus ancestrais de caça, adora água e longas corridas em locais abertos e gramados. É um cão doce, carinhoso, amigável, confiante e fácil de treinar. Ele é esperto e se preocupa com tudo que faz, por isso a sua educação deve ser realizada com sensibilidade e desde cedo. Ele adora aprender, reage bem ao adestramento e está sempre pronto para o trabalho.
É um cão de grandes proporções e de corpo bem construído. Sua altura gira em torno de 56 a 61 cm quando são machos e de 51 a 56 cm quando fêmeas. Seu peso ideal pode variar entre 28 e 31.5 Kg. Tem membros fortes, elegante porte e é musculoso. Seu pelo pode ser liso ou ondulado, subpelo espesso, com tonalidades e franjas de cores que vão do creme ao ouro.
Embora o Golden Retriever seja perfeitamente adequado para a vida familiar, adora correr e é essencial levá-lo diariamente. É um cão que necessita sempre estar ativo e ocupado. Também é uma raça de cachorro conhecida pela perda excessiva de pelos e, por isto, deve ser escovado diariamente. Como em muitas outras raças de cachorros, a Displasia Coxofemural é comum em Golden Retrievers. É um cão com muitas doenças congênitas, como problemas oculares, hipotireoidismo e diabetes mellitus.
A raça começou a ser usada como buscadora de caça no século XIX e depois de muitos cruzamentos, no ano de 1884, nasceu a raça tal qual como conhecemos hoje. Apesar de ser um caçador, a elegância do Golden Retriever fez com que logo fosse adotado como animal de estimação.
Leia Mais: Veja as 10 raças ideais de cães para apartamentos pequenos
Link deste artigo: https://www.cachorrogato.com.br/cachorros/golden-retriever/