Doenças
Fungos em Cachorro - Você sabe como são os tratamentos?
Os fungos em cachorro são um problema frequente e com diversos tratamentos. Saiba mais sobre como prevenir seu pet.
Fungos em cachorro são mais comuns do que os donos de pets gostariam, no entanto, esse problema já conta com diversas soluções disponíveis no mercado, e também pode ser evitado com alguns passos simples. Facilmente transmitidos entre os cães, as doenças causadas por fungos também são chamadas de dermatofitoses ou micoses caninas, e podem atingir tanto animais como seres humanos.
Os parasitas mais comuns identificados nos fungos em cachorro são de animais e os que se escondem no solo, chamados, respectivamente, de zoofílicos e geofílicos. Em ambos os casos, a transmissão pode causar lesões, sendo que a gravidade do problema varia de acordo com o grau de evolução do parasita em questão e a imunidade do indivíduo atingido.
Como identificar, prevenir e tratar fungo em cachorros
Alimentando-se de tecidos mortos, como pele e cabelos, os fungos em cães apresentam manchas, queda de pelo, caspa e descamações nos cães, podendo ser diagnosticados facilmente. Orelhas, cauda, face e região ventral (barriga) são alguns dos locais mais comumente infectados, sendo que a presença de falhas circulares nos pelos do animal é uma das características mais vistas em cães acometidos por fungos.
Para a prevenção, é importante que o dono de pets evite a exposição de seu amiguinho a ambientes que possam reunir animais contaminados e faça sempre a limpeza de objetos e locais onde o cão entre em contato com frequência. A quarentena do animal é o primeiro passo para o tratamento de fungos em cachorro, contribuindo para que outros animais e os donos do pet não sejam também atacados por algum tipo de micose.
A tosa do pelo do cão e a aplicação de produtos especiais antifungo devem ser feitas de acordo com a instrução de um médico veterinário, que pode indicar o melhor tratamento para o cachorro e até receitar medicamentos orais para que o animal tenha a erradicação do problema de forma mais rápida e eficaz. Soluções para uso tópico em forma de shampoos, pomadas e sprays também podem ser encontradas no mercado.
Alguns fungos já fazem parte da microbiota dos cães, portanto um bom meio de prevenção é a não exposição dos cachorros a humidade, mantendo o animal e principalmente suas orelhas sempre secas, para além de evitar as dermatofitoses, também evitar as doenças por fungos causadores de otite canina, como a malassezia.