A focinheira é um equipamento utilizado, em maioria, em cães para impedir que este morda uma pessoa. Geralmente é usada em passeios em locais públicos, onde pode acontecer que o cão ataque um desconhecido.
Para algumas raças, como o mastim napolitano, o pitbull, o rottweiller, american stafforshire terrier ou qualquer raça derivada destas, no Estado de São Paulo, de acordo com o Decreto nº 48.533, de 9 de Março de 2004, é obrigatório o uso de focinheira para cães para o passeio destas raças em shoppings, centros de compras ou outros locais fechados, mas de acesso público, passeatas, eventos ou aglomerações públicas realizados em ruas e locais públicos.
Entretanto, é importante ressaltar que o passeio com os cães destas raças em vias públicas, logradouros ou locais de acesso público exige apenas a utilização de coleira, guia curta de condução e enforcador, não havendo a necessidade do uso da focinheira para cachorros.
Esse decreto foi criado pelo fato das raças mencionadas serem mais propensas a um temperamento agressivo quando colocadas em situação de estresse, o que pode vir de um simples passeio por causa de toda a movimentação, barulho e pessoas com as quais o cão não está familiarizado.
Focinheira ideal
Leia Mais: Tudo sobre cães: cuidados para deixar seu cãozinho feliz
Para uma visita ao veterinário ou deslocar o cão por uma distância curta, pode usar uma focinheira de contenção, que é aquela que mantém a boca do cão fechada, para evitar que morda. Conheça os profissionais chamados de dog walker.
Entretanto para situações que vão requerer que o cão passe um período mais longo com a focinheira, é fundamental que ele faça uso da focinheira de passeio.
A importância do uso desse tipo de focinheira é por que o cão, assim como os gatos, não possuem glândulas de suor como os seres humanos, portanto eles não têm como suar para diminuir a temperatura do corpo. Para refrescar e equilibrar a temperatura, os cães utilizam o mecanismo de ofegar.
Nem sempre que o seu cachorro estiver de língua de fora é por estar cansado, pode ser para ofegar a fim de diminuir o calor que sente, inspirando ar frio e expirando ar quente. Por isso é importante que a focinheira permita o animal ficar com a boca aberta e tenha essas aberturas, caso contrário seu cão pode sofrer de hipertermia, que é o superaquecimento do corpo. Leia também sobre os acessórios de cães.
Mais do que pela lei, é importante que o dono analise por si a necessidade de colocar a focinheira em seu cão, mesmo que ele esteja em uma área que não possua a obrigatoriedade do uso do equipamento. É uma questão de segurança e de bom senso, uma vez que o uso da focinheira não causa dano algum ao animal e a falta de uso pode gerar problemas muito mais sérios.
Link deste artigo: https://www.cachorrogato.com.br/cachorros/focinheiras-para-caes/