A saúde do cão envolve muitos cuidados, desde banho e ração adequada até dentista. Isso mesmo, dentista para cães existe e não é um recurso supérfluo, na verdade é uma ação necessária para uma boa manutenção da saúde do seu cão, é muito importante levar seu cachorro ao dentista.
No Brasil existe, inclusive, a Associação Brasileira de Odontologia Veterinária, que oferece uma lista de profissionais associados indicados, são veterinários especializados na saúde canina dos dentes, os chamados dentistas para cães.
A saúde dentária do cão
A consciência de que os animais também precisam de atendimentos em relação à saúde assim como os donos tem crescido recentemente.
Os cachorros podem sofrer de uma série de problemas dentários que causam profunda dor e uma péssima qualidade de vida a eles. Um destes problemas é o tártaro e gengivite canina. O tártaro, se não for tratado logo no início, pode levar o cão a perder os dentes, por comprometer a estrutura periodontal.
Leia Mais: Endocrinologista Veterinário - Entenda o trabalho desse profissional
A partir do quinto mês de vida, o filhote de cão precisa de escovação nos dentes, pois acontece a troca dos dentes de leite. É necessário, no mínimo, que o cão seja levado a um dentista para cães ao menos uma vez ao ano para uma avaliação bucal completa.
Existe hoje no mercado uma variedade de produtos que ajudam a cuidar da saúde dentária do cão, para alguns cães este tratamento é viável, porém muitos cães não se adaptam a um tratamento bucal periódico feito pelo próprio dono e é aí que entra a ação do veterinário.
Com a avaliação anual com o dentista veterinário o cão tem a possibilidade de fazer um tratamento profilático, mantendo uma boa saúde do animal. Às vezes passa do tempo deste tratamento e, neste caso, quando o animal já apresenta uma doença periodontal pode ser necessária a extração de alguns dentes.
Muitos donos se preocupam com a alimentação do animal quando há a necessidade de extração dentária, mas isto não é preocupante uma vez que os cães não mastigam necessariamente o alimento, podendo sim continuar com uma alimentação praticamente normal mesmo depois da retirada dos dentes.
Link deste artigo: https://www.cachorrogato.com.br/cachorros/dentista-para-caes/