Ter um cachorro, ou Canis Lupus Familiaris, em sua residência é uma grande responsabilidade, e para cumpri-la com êxito é necessário alguns cuidados e conhecimentos na hora adquirir o cachorro. O mais importante deles é antes de adquiri-lo: qual o propósito de ter um cachorro? E sabendo o motivo, você possui condições favoráveis para os cuidados tanto dele, como os seus? Caso sim, é bem simples adquirir um pet.
Você pode conseguir um canis lupus familiaris adotando ou comprando. No geral, a adoção é a mais recomendada: existem diversos abrigos com cães das mais variadas raças e idades. Contudo, para quem deseja uma raça mais específica, o melhor é fazer uma boa pesquisa em petshops e conhecer bem sobre a raça desejada: mais do que aparência física, um cachorro precisa viver bem com você.
Segurança
Escolhido seu cachorro doméstico, adeque o ambiente para a chegada do animal. Em residências com quintal, separe um espaço para ele, com ração de acordo com o peso do cachorro, casinha, tigelas para água e ração, e um local específico para ele fazer suas necessidades. Em caso de apartamentos e residências sem quintais, procure um espaço nas proporções do cachorro. Raças de grande porte não se adaptam bem a ambientes muito fechados.
Assim como o espaço do animal, sua casa também deve estar preparada para a chegada do cãozinho. Deixe produtos nocivos ao cachorro fora de alcance, como óleo, produtos de limpeza, medicamentos, alimentos, objetos perigosos, etc. Deixe janelas baixas fechadas para evitar a fuga do cãozinho e procure colocar lixeiras altas para impedir o contato dele com o lixo.
Leia Mais: Você conhece o maior inimigo das pulgas e carrapatos?
Cachorros costumam ficar muito à vontade perto de crianças e bebês, principalmente filhotes. Mesmo assim, fique sempre atento quando ambos estiverem juntos, pois nem os bebês nem os cachorros possuem consciência de determinadas brincadeiras, podendo machucar um ao outro.
Vacinas e saúde
A saúde do seu cachorro doméstico também é importante. A opção de castrá-lo pode ser viável em casos de prevenção de doenças e evitar a reprodução, mas a decisão final é do dono. Em caso de filhotes entre 6 e 9 semanas é recomendável que leve-os a um veterinário de confiança para aplicar as vacinas e pegar indicações de medicamentos como anti-vermes.
Para quem deseja um canis lupus familiaris mais obediente e adestrado, você pode procurar um bom adestrador, ou procurar por alguns métodos simples de adestramento para ensiná-los a fazer suas necessidades nos locais certos, obedecer a determinadas ordens, e até para praticar exercícios. Por falar nisso, manter a saúde de seu cachorro é importante, não só com uma boa alimentação, mas brincando com ele frequentemente e o levando para passear. Estes momentos são únicos, então aproveite-os bem.
Link deste artigo: https://www.cachorrogato.com.br/cachorros/canis-lupus-familiaris/