Muitas vezes as crianças querem muito um companheiro e, quando os pais pensam em atender a esse pedido, surgem muitas dúvidas. Qual é a melhor raça? É apropriado? Qual o tamanho dos cachorros? Ainda filhotes ou não? São muitas dúvidas, que realmente requerem um pouco de pesquisa, mas é certo que escolhendo bem, cães e crianças podem ser grandes amigos.
Para começarmos, é preciso dizer que a criança pode se beneficiar muito da companhia de um animalzinho de estimação, pode ajudar com problemas de timidez, incentivar a socialização e ainda ajudar nos conceitos de responsabilidade. Cães e crianças podem ter muitos momentos bons para compartilhar. Leia também sobre a posse responsável de animais.
Existe idade para as crianças terem cãezinhos?
Criar um bebê e um filhote dá muito trabalho, mesmo para as famílias cheias de energia, essa decisão precisa ser bem pensada. No geral, não é recomendado para crianças menores de quatro anos, porque elas ainda não percebem que o cachorrinho sente dor e não é como um brinquedo, ao apertá-lo ou puxá-lo, se ele não estiver acostumado com essas atitudes, pode latir ou até morder a criança.
Crianças maiores já podem entender melhor o que não se pode fazer com um cãozinho e como brincar sem machucá-lo. Mas devem estar sempre acompanhadas e orientadas por um adulto. Crianças e cachorros não devem ser deixados sozinhos, por mais confiável que o cão seja. A supervisão é sempre necessária e a interação deve ser mediada.
Leia Mais: Quando posso sair com o filhote na rua?
Quais são os cães mais confiáveis? Existe uma raça ideal para crianças?
As raças dizem muito sobre os cães, mas não há como dizer "esse é um cão para crianças" precisamente. A personalidade do cão é algo próprio e os cães mais confiáveis são os que aprenderam a se socializar com as crianças e que pareçam à vontade com elas. Um cão adulto que pareça tranquilo perto de crianças e não demonstre estresse é uma boa pedida.
Existem muitas raças indicadas para crianças, algumas das que merecem destaque são: Labrador, um brincalhão completo; Golden Retriever, extremamente paciente com tudo a sua volta; Beagle, super ativo, sempre pronto pra brincar; Collie, o gentil, sempre simpático com todos.
Link deste artigo: https://www.cachorrogato.com.br/cachorros/caes-criancas/