A primeira decisão a ser tomada depois de optar por ter um cão é -- lembrando que já escrevemos dicas de o que levar em consideração ao adotar um cão ou ao comprar seu animal em um canil de cães -- quero um cachorro ou uma cachorra? As necessidades e as diferenças de comportamento entre os gêneros causam bons debates onde nunca é possível chegar à conclusão de qual dos dois é melhor, simplesmente porque nenhum dos dois é melhor ou pior do que o outro, eles são apenas diferentes.
Do mesmo jeito que acontece com as diferenças entre raças de cachorro, existe uma porção de mitos sobre os comportamentos de machos e de fêmeas. O que acontece é que uma cachorra fêmea pode ter tendências a se comportar de uma forma ou de outra, assim como um cachorro, mas isso não são regras obrigatórias, e podem haver sim diferenças comportamentais enormes até mesmo entre cães do mesmo gênero.
Vantagens e desvantagens de escolher uma cadela
Geralmente, as cadelas são mais protetoras, meigas e amadurecem mais rápido. Conforme vão crescendo, as fêmeas acabam deixando de lado as brincadeiras típicas de filhotes arteiros, se mostrando mais centradas e calmas do que os cachorros machos. Elas também não sentem a necessidade de marcar território, então podem aprender a fazer xixi no lugar certo com mais facilidade.
O cio da fêmea é normalmente apontado como a maior desvantagem de escolher esse gênero, por causa da sujeira de sangue pela casa e das alterações de comportamento que supostamente acontecem durante esse período. Alguns, ainda, afirmam que fêmeas ficam “histéricas” durante o cio, mas isso é mito.
Leia Mais: Health for Pet: O primeiro plano de saúde para cães e gatos brasileiro
Algumas fêmeas podem ficar mais irritadiças durante o cio, do mesmo jeito que outras ficam mais quietas e ainda outras não mudam em nada. Não é porque a cachorra é fêmea que ela vai ter surtos de comportamento durante o cio. O maior cuidado que se deve ter durante o período é mantê-la inacessível aos machos, impedindo-a de sair de casa ou de cachorros machos entrarem onde ela estiver.
Cuidado com o portão de casa. Alguns portões, mesmo fechados, permitem algum contato entre quem está fora com quem está dentro e isso pode permitir o coito da sua cadela com algum macho que tiver sido atraído pelo cheiro do cio dela. Confira 6 dicas de como adestrar seu cão
Inclusive, quanto ao cheiro, existem sprays anticheiro, que disfarçam o cheiro do cio da cadela e evitam a atração dos machos. No que se refere à sujeira do sangue, também existem calcinhas absorventes para as fêmeas usarem durante o cio, evitando que elas sujem a casa. Os dois produtos podem ser encontrados em petshops ou casas especializadas. Além disso, o dono também pode optar pela castração da cadela.
Fêmeas podem ser cão de guarda
Provavelmente o maior mito acerca da diferença entre os dois gêneros é que só os machos servem para cão de guarda, e isso se deve ao fato de que os machos são mais protetores do território enquanto as fêmeas protegem a família, além de os machos também tenderem a ser mais agressivos.
Por outro lado, o que determina se o cão será um bom guarda é o adestramento a que ele é submetido, além das características da raça. Uma fêmea bem adestrada pode se tornar uma ótima cachorra de guarda, principalmente porque não é preciso ser agressivo para ser um bom cão de guarda. para saber mais sobre cães de guarda.
Como pudemos perceber, o que realmente importa é o tipo de treinamento que será dado ao cão, além do tratamento em casa também. Qualquer cão, seja fêmea ou macho, pode se adaptar ao que o dono espera dele, desde que ele seja bem treinado, bem cuidado, e também tenha sua personalidade respeitada. E você ainda pode conferir algumas sugestões de nomes para cachorros fêmeas.
Link deste artigo: https://www.cachorrogato.com.br/cachorros/cachorra/