Responsável por uma série de problemas incômodos na vida de cães, a adenovirose é causada pelo adenovírus, que é dividido em dois subtipos, I e II. Provocando problemas respiratórios graves nos animais, entre outros, esse vírus é um dos principais desencadeadores de doenças como a Hepatite Infecciosa Canina e a famosa Tosse dos Canis, também chama de gripe dos cães.
Uma série de fatores pode contribuir para o surgimento da adenovirose canina, e a convivência em ambientes com muito animais, falta de higiene e baixa imunidade do cachorro fazem parte do grupo de facilitadores das doenças geradas pelo adenovírus. No entanto, por ser facilmente transmitido, o vírus também pode acometer um cão que entre em contato com ambientes e objetos que tenham sido usados por um animal doente.
Pet shops, parques, hotéis para pets e até clínicas veterinárias entram no grupo de locais de risco, assim como objetos de uso de um animal contaminado, incluindo bebedouros, tigelas e brinquedos. Cada uma das classes da adenovirose é responsável pelo aparecimento de problemas específicos e diferentes, sendo ele dividido em Adenovírus Tipo I e Adenovírus Tipo II.
A única maneira segura de prevenir um cão deste perigoso vírus é por meio da aplicação da vacina polivalente - que também imuniza os cachorros de problemas graves como parvovirose, coronavirose e leptospirose, entre outros - e deve ser administrada aos cães ainda filhotes, que tenham mais de 60 dias de vida. Conheça, a seguir, as principais doenças causadas pela adenovirose em cada um dos seus subtipos.
Leia Mais: Você conhece o maior inimigo das pulgas e carrapatos?
Adenovírus Tipo I
É o principal causador da Hepatite Infecciosa Canina, que tem os cães jovens e não vacinados como os mais atingidos. Causando sintomas que incluem vômitos, diarreia, falta de apetite, cansaço, dores abdominais, presença de sangue nas fezes e febre, a doença é complicada e de fácil transmissão. Em casos mais graves, pode afetar o sistema neurológico dos cães e desencadear sinais como depressão, convulsões e coma, podendo ser fatal.
Adenovírus Tipo II
É um dos agentes que desencadeia a Tosse dos Canis nos animais, também conhecida como gripe canina, provocando complicações no trato respiratório dos cachorros. Crises de tosse seca e constante, além de espirros, são os principais sintomas da doença; que também pode se desenvolver e provocar febres, anorexia, secreções nasais e muita apatia. Em casos não tratados, o problema pode evoluir para uma pneumonia, que pode levar o cão à morte.
Estando atento aos sintomas da adenovirose canina, em sinal de qualquer sintoma de que há algo estranho no comportamento do seu pet, não perca tempo e consulte seu veterinário de confiança.
Link deste artigo: https://www.cachorrogato.com.br/cachorros/adenovirose/