Fases da Vida dos Cães

ONG de Animais

As ONG de animais e sua extrema importância no mundo

Com a evolução de pensamento das pessoas em relação aos direitos do animais, novas formas de proteção e busca por esses direitos foram surgindo. Dentro dessas formas, a criação de ONG de animais talvez seja a mais importante delas.

ONGs são Organizações Não Governamentais caracterizadas por ações sociais e políticas. São fundações sem fins lucrativos e, na maioria, de caráter autônomo. Geralmente vivem de patrocínios e doações. Uma ONG de animais funciona com esse propósito direcionado ao cuidado e à defesa dos bichinhos.

O trabalho de uma ONG é longo e salva vidas

As ações das ONGs de animais são diversas, mas todas em prol da proteção animal. As de maior número são as ONG de resgate e tratamento de animais de rua, onde voluntários trabalham diretamente com animais abandonados, os tratando para serem entregues à adoção de famílias aprovadas pela própria ONG.

Outro exemplo de ação são as de exigência de direitos e luta por justiça em caso de maus-tratos aos animais. Há ONGs voltadas para essa questão mais jurídica, que não lidam diretamente com o animal necessitado, e sim com a sociedade e a legislação que protege os bichinhos.

Receba dicas grátis para cuidar de seu cão ou gato. Preencha os dados abaixo:

Há também ONGs específicas de resgate de animais ilegais, ou seja animais que não podem ser mantidas em cativeiro sem a autorização do IBAMA, como espécies traficadas ou até animais de circo que não estejam dentro da legislação e das condições certas de tratamento.

O importante nessa questão é ressaltar que, em sua maioria, o trabalho em uma ONG é voluntário. E que as ONGs abrangem desde os problemas mais específicos, até os mais gerais na questão da proteção animal. E que deve-se sempre procurar se informar sobre a ONG de animais que você esta ajudando, se realmente existem e são idôneas, pois hoje em dia temos muitas ONgs falsas se aproveitando de pessoas de bem para ganhar dinheiro.

Outbrain