Curiosidades sobre Cães

Maus-tratos a Animais

Ações de maus-tratos a animais continuam sendo problema em todo o mundo

Os maus-tratos a animais, infelizmente, seguem como um problema presente em todos os lugares, independente da classe social. Ao longo do ano de 2012, fomos testemunhas de diferentes atos de violência e injustiça absurda contra animaizinhos indefesos, que chegaram a revoltar o país e virar manchete de jornais impressos e televisionados.

Hoje, já há leis específicas dentro e fora do Brasil contra os maus-tratos a animais que, apesar de serem considerados crime, não impedem muitas pessoas de agirem com violência e descaso contra cães e gatos. Felizmente, ao mesmo tempo em que há pessoas indiferentes e até mesmo cruéis, há muitos movimentos de proteção aos animais aparecendo em todos os cantos do mundo.

Para que a eficiência desse tipo de movimento ganhe força e significado, é importante que o público em geral observe e denuncie os agressores de animais, permitindo que investigações sejam abertas e penas sejam aplicadas.

Como denunciar agressão a um animal?

Além da ARCA Brasil – Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal, que luta pela proteção e pelos direitos dos animaizinhos, há o PEA – Projeto Esperança Animal, uma Entidade Ambiental que busca a harmonia entre bichos e humanos.

Receba dicas grátis para cuidar de seu cão ou gato. Preencha os dados abaixo:

Entre os principais objetivos da entidade está a luta contra os maus-tratos aos animais, incluindo o repúdio a agressões, falta de alimentação, descaso, trabalhos forçados, promoção de violência por meio de lutas e rinhas e a utilização de animais em shows e apresentações que possam prejudicá-los física ou psicologicamente. Leia também sobre a responsabilidade de ter um animal de estimação.

Em todo o país há telefones específicos para que o público possa denunciar agressões contra animais, e deve ser lembrado que, antes de delatar um agressor, deve se ter certeza dos abusos e, de preferência, ter provas, tornando o processo de punição contra o agressor mais eficiente e rápido. Confira, abaixo, os números do Disque Denúncia de alguns dos principais estados do país.

Outbrain