York Chocolate | CachorroGato

Guia de Raças

York Chocolate

Quero esta raça

Ficha do York Chocolate

York Chocolate

Quando se fala do York Chocolate se fala de uma raça relativamente nova que surgiu durante a década de 1980 nos Estados Unidos, precisamente no Estado de Nova York, razão pela qual a raça leva “York” em seu nome. O nome Chocolate vem da cor marrom chocolate comumente vista em sua pelagem. Como a raça foi criada inicialmente em uma fazenda, é comum que o gato York Chocolate mantenha instintos caçadores.

É bastante comum as comparações da raça York Chocolate com gatos de fazenda, provavelmente por se tratar de um gato grande, resistente e robusto, no entanto essa raça possui uma pelagem lustrosa, semi-longa e macia, o que claramente a diferencia dos gatos de fazenda.

 

Origem

Originado nos Estados Unidos, os primeiros exemplares do York Chocolate surgiram durante os anos 80 do último século, por volta de 1983. A raça é resultante de um cruzamento entre gatos domésticos, sendo o pai um gato de pelagem negra e comprida e a mãe uma felina de pelos brancos e negros, também compridos. O gene da cor chocolate dessa raça provavelmente foi herdado de antecessores siameses – o Siamês antigo, que possuía características diferentes do Siamês que conhecemos hoje -, que foram ancestrais comuns de ambos os progenitores.

Muitas das associações felinas, como a TICA e FIFe, ainda não reconhecem a raça. Já a CCA (Canadian Cat Association) reconhece a raça York Chocolate desde 1995, assim como a CFF (Cat Fanciers Federation), graças aos esforços da criadora da raça Janet Chiefari. O cruzamento do York Chocolate com outras raças foi permitido até outubro de 2004 e o número de criadores é reduzido.

 

Comportamento

Gato ativo, o York Chocolate é conhecido como um bom caçador. Com temperamento brincalhão e jeito afetuoso, esse gato é um bom companheiro, convivendo muito bem com crianças e outros animais de estimação, sendo mantendo o bom humor. Caso você viva em pequenos espaços urbanos, você pode satisfazer as necessidades de caça desse felino com brinquedos que se movem ou brincadeiras interativas – que são inclusive as preferidas dele. Um felino dessa raça é independente e se vira facilmente sozinho, entretanto, o York Chocolate aceita de bom grado ser acariciado, apreciando ficar perto de pessoas e de participar das atividades de casas próximo de seus humanos, se tornando bastante leal ao seu dono.

Por gostar de receber atenção, o felino York Chocolate vai encontrar formas de se envolver até mesmo quando não é o foco de seu dono, por isso não se surpreenda se esse gato tentar te ajudar quando estiver mexendo no computador, lavando as roupas ou apenas quando você está lendo em seu canto. Não sendo muito falante em termos de miados, a raça é mais conhecida por seu ronronar, sendo comum que um York te esperar próximo da porta de casa, te recebendo com ronronados para demonstrar a felicidade em te ver.

 

Aspecto

O gato York Chocolate apresenta aspectos semelhantes com o Siamês antigo – um pouco diferente do Siamês que conhecemos hoje. O corpo desse gato é comprido e possui características que ficam entre o tipo oriental e o tipo estrangeiro, seus ossos são finos e seus músculos longos, mas ambos são firmes e sólidos. Dessa maneira, o gato York Chocolate é maior e mais pesado – um macho da raça pesa de 6 a 8 kg - do que seu antecessor Siamês. A cabeça é ligeiramente redonda, com crânio arredondado, o focinho é de tamanho médio e o nariz não apresenta stop. As orelhas são inseridas bem separadas, de tamanho grande e com pontas levemente redondas, a presença de tufos na região é desejável. Os olhos também são inseridos afastados, se apresentam grandes e levemente ovais, a coloração varia entre ouro, avelã e verde.

O pelo do gato York Chocolate é semi-longo, fino e sedoso, macia ao toque, com um sub-pelo resistente. As regiões do pescoço e do peito e das coxas a pelagem é mais densa. A cor de sua pelagem pode ser chocolate ou lilás uniforme ou um bicolor composto por essas duas cores, sempre se apresentando lustrosa. Os filhotes são mais claros do que adultos e marcas tabby são aceitas até os 18 meses. A cauda apresenta pelagem farta, é comprida e fina, afilando até a extremidade. Os pés pequenos e arredondados apresentam longos pelos interdigitais.

 

Cuidados específicos

Esse gato é de baixa manutenção, não requerendo grandes cuidados. Mesmo com a pelagem semi-longa e a presença de sub-pelo, o gato da raça York Chocolate necessita apenas de uma escovação periódica – geralmente semanal – para manter sua pelagem macia, lustrosa e livre de pelos mortos.

 

Saúde

Problemas de origem genética não foram encontrados e não são esperados nos gatos da raça York Chocolate. Por se tratar de um gato de pelagem semi-longa é comum à ocorrência de tricobenzoares, ou seja, bolas de pelos no aparelho digestivo, problema facilmente tratável e comum em raças com esse tipo de pelagem.

 


História do York Chocolate

Com uma origem bem recente, a história do York Chocolate começa em 1983, no estado de Nova York. A partir do cruzamento de macho de pelos semi-longos e pretos e a fêmea de pelagem branca e preta, também semi-longa, surgiu um filhote que daria inicio a raça. Janet Chiefari era dona desse filhote, ficou atraída por suas características e começou o processo de criação, logo se encantando pela pelagem semi-longa e geralmente chocolate dessa nova raça.

Jante Chiefari foi um fator extremamente importante para a aceitação da raça pelo CFF e pela CCA, além de ter cooperado para a criação de um padrão da raça nos primeiros anos da década de 1990. A raça York Chocolate vem crescendo aos poucos, tendo um número restrito de criadores que buscam manter sua aparência, doce temperamento e vigor. Devido a isso muitas associações felinas ainda não aceitam o York Chocolate.


Características do York Chocolate

Esse gato é uma mistura dos gatos encontrados em fazendas, resistente, ágil, com forte instinto e potencial caçador, com o Siamês antigo, tendo a pelagem semi-longa, lustrosa e macia, na cor marrom chocolate ou lilás, um combinação de ambas. O York Chocolate é independente, mas ao mesmo tempo de bom temperamento, apreciando a presença de pessoas e o convívio com elas.

York Chocolate é saudável e de fácil manutenção apesar de sua pelagem. Aprecia brincadeiras, principalmente as interativas. Gosta de receber carinho e atenção, se envolvendo com facilidade nas tarefas de casa. Não costuma usar miados como forma de comunicação, mas é conhecido como uma verdadeira máquina de ronronar.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas