Turkish Van | CachorroGato

Guia de Raças

Turkish Van

Van Turco

Quero esta raça

Ficha do Turkish Van

Turkish Van

O Turkish Van, ou Van Turco, pode ser considerado uma variação da raça Angorá e o seu nome se deve a um lago da Turquia Oriental conhecido como lago de Van, situado ao lado do monte Ararat. O gato Van Turco é branco com uma marca característica da raça em sua cabeça.

Muitas vezes chamados de “gato nadador”, seu amor pela água provavelmente tem ligação com seu local de origem, uma vez que Turkish Van tinha como base da sua alimentação peixes retirados do lago de Van e rios próximos. A raça é indicada para pessoas que já tem experiência com gatos, famílias e pessoas com crianças ou com outros animais de estimação.

 

Origem

Essa raça de gato é considerada antiga, com registros que datam do século XVIII, no entanto, foi apenas em 1955 que uma criadora britânica, conhecida como Miss Laura Lushington, importou exemplares do Turkish Van para poder de fato iniciar uma criação europeia desse gato. Miss Lushington encontrou o Van Turco durante uma viagem a Turquia onde visava estudar mais sobre o Angorá Turco, no lugar dele acabou se encantando por essa raça pouco famosa.

Em 1982 a raça chegou aos Estados Unidos, através de dois criadores, Barbara e Jack Reark, que trocaram seus gatos Balineses por Van Turcos de uma criadora francesa. Logo a raça foi reconhecida pelas instituições felinas como a TICA, no entanto algumas instituições ainda vêm o gato Turkish Van como uma variação do Angorá. O Van Turco é raro até mesmo em seu país de origem, sendo considerado um tesouro regional.

 

Comportamento

O Van Turco é um gato ativo, brincalhão, que aprecia atividades na água, característica não muito comum em gatos. É um gato sociável, lida bem com cães, outros gatos e crianças, apesar de apresentar uma preferência por animais que aceitam sua liderança. É independente, mas ao mesmo tempo um companheiro afetuoso e quase possessivo com o seu dono. Pode viver bem dentro de apartamento, adaptando-se bem a todos os ambientes, mas uma vida numa casa com jardim e acesso a água o deixa mais a vontade. São gatos que exigem atenção de seus humanos favoritos, no entanto não gostam de serem “perseguidos” por eles. Ou seja, o Van Turco é um gato que prefere ir até você, no lugar de ser detido por carinhos e abraços.

Curioso e inteligente, algumas pessoas falam que a raça Van Turco é uma boa opção para pessoas que não conseguem se decidir entre cães e gatos, uma vez que além de gostar de água, ele aprende truques e comandos de obediência com facilidade. Se quiser um Van Turco se prepare para um gato ágil e atlético, que não costuma dormir tanto quanto a maioria dos gatos e parece sempre estar em algum tipo de missão. Sua pernas posteriores mais longas indicam que a raça é boa em saltos, então é comum encontrar o Van Turco em cima daquele móvel que lhe dá visão de tudo que acontece dentro de casa.

 

Aspecto

O gato Van Turco tem peso que varia de 3 a 8,5 kg, podendo ser considerado um gato de porte médio para grande. Seu corpo é maciço com constituição forte, os ossos são fortes e a musculatura é bem desenvolvida. A cabeça é média para grande sendo igualmente comprida e larga, seus contornos são arredondados sem presença de ângulos ou linhas retas, as maçãs de seu rosto são altas, o focinho é arredondado, cheio e o nariz apresenta um leve stop. As orelhas possuem inserção alta, são grandes e com pontas arredondadas. Seus olhos são grandes com formato que lembra uma noz, são um pouco oblíquos e as cores aceitas são azul, âmbar ou se apresentam dispares, a cor verde é também aceita, apesar de ser preferível a coloração âmbar.

A pelagem do gato da raça Van Turco varia de semi-longa para longa, o pelo é sedoso, impermeável e sem apresentar subpelo. A cor é branca com manchas na base das orelhas que são separadas por uma linha branca e nas patas posteriores que podem se estender até ponta da cauda. As manchas são geralmente de cor ruiva ou creme, mas algumas instituições aceitam outras cores como preto, tabby, marrom, azul, etc. As patas posteriores são um pouco maiores do que as anteriores, os pés são redondos com pelos interdigitais. A cauda é de tamanho médio, grossa e com pelos que devem ter no mínimo cinco cm.

 

Cuidados Específicos

Apesar de ser um gato de pelagem semi-longa o Turkish Van precisa apenas de escovação semanal, exceto nos períodos onde troca de pelo, geralmente durante o Verão, quando sua pelagem exige maior atenção.

 

Saúde

A raça Turkish Van é considerada saudável, no entanto pode sofrer de surdez hereditária, uma característica comum em gatos de pelagem branca. Além disso, seu pelo semi-longo é um fator que ajuda no aparecimento de tricobezoar gástrico, ou seja, bolas de pelos no estomago, problema facilmente tratado.


História do Turkish Van

Essa antiga raça é pouco conhecida e ficou pouca famosa apesar de sua personalidade e pelagem. Por anos o Turkish Van viveu isolado em seu país de origem, nas proximidades do lago de Van na região montanhosa da Anatólia Oriental. Acredita-se que esse isolamento ajudou a raça manter suas características únicas.  

Foi no meio dos anos de 1950 que a raça teve seu aparecimento no Ocidente, graças a Laura Lushington e Sonia Halliday que estavam na Turquia e acabaram se deparando com um gato branco de pelos compridos e marcas ruivas em suas orelhas e cauda. Dessa maneira, o Van Turkish foi descoberto e levado para a Inglaterra. O Van Turco é uma raça rara mesmo em seu país de origem e vários criadores pelo mundo estão se esforçando para manter essa raça.

 


Características do Turkish Van

Antes de qualquer coisa saiba que o gato Van Turco é um felino ativo que não vai passar tantas horas dormindo com a maioria dos gatos. Eles gostam de brincadeiras, aprendendo truques como buscar objetos, são excelentes nadadores, apreciando muito o contato com a água. O Van Turco é um gato que vai correr pela casa, subir nos móveis mais altos com facilidade e dar saltos e fazer acrobacias incríveis para pegar objetos enquanto eles estão no ar.

O Turkish Van recebe várias denominações como gato nadador e gato-cão, uma vez que ele é uma boa opção para aquelas pessoas que não conseguem decidir entre os dois pets. Trata-se de uma raça inteligente que vai aprender truques e comandos e também um companheiro afetuoso que vai seguir seu humano favorito pela casa, se mantendo independente apesar disso.

 

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas