Turkish Angorá | CachorroGato

Guia de Raças

Turkish Angorá

Angorá Turco

Quero esta raça

Ficha do Turkish Angorá

Turkish Angorá

O Turkish Angorá, muitos conhecedores de gatos diriam, poderia ser a raça de felinos domésticos mais antiga do mundo e que deu origem a muitas das atuais. O certo é que já era uma raça comum em vários países do Oriente Médio desde os tempos dos bizantinos.

O Turkish Angorá é considerado um tesouro nacional, tendo uma longa história em seu país de origem, sendo um gato afetuoso. O proprietário desse gato, também conhecido como Angorá Turco, pode se sentir orgulhoso por possuir um felino de raça tão especial. Esse gatinho é uma ótima companhia para pessoas agitadas, famílias ou pessoas solteiras com outros animais ou famílias com crianças, não sendo um desafio para donos de primeira viagem.

 

Origem

O Turkish Angorá é originário da Turquia, da região de Ancara, atual capital do país. Anteriormente a região recebia o nome de Angorá, dando assim origem ao nome dessa raça. Sua difusão pelos países vizinhos começou entre os séculos X e XII, promovida especialmente pelo grande tráfico de mercadorias. Porém, não chegou ao ocidente até o século XVI, mais uma vez através de comerciantes, dessa vez de nacionalidade inglesa e francesa.

Sua primeira referência escrita data do mesmo século em que chegou ao ocidente, na França. A raça começou a ser protagonista na nobreza da época e hoje em dia segue sendo uma das mais apreciadas. A raça foi oficializada nos anos 70, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos. Foi usado para o melhoramento da raça Persa e quase desapareceu em consequência, mas um programa preservação do governo Turco cuidou para que o gato Angorá Turco não desaparecesse. É considerada uma raça ainda rara, mas com popularidade crescente.

 

Comportamento

É um gato independente e temperamental, apesar de normalmente se mostrar dócil e carinhoso. Trata-se de um gato muito inteligente e brincalhão, adorando brincar com bolinhas. Com um pouco de prática, será capaz de trazê-las de volta se o dono a jogar, adotando esse comportamento que é mais típico de cachorros. Ele deve ser tratado de maneira firme e ao mesmo tempo gentil, pois responde bem a esse tipo de tratamento, controlando seu lado determinado. Curiosamente o gato Turkish Angorá gosta bastante de água, podendo até mesmo nadar se lhe for permitido.

Adapta-se bem a qualquer situação desde que possa se movimentar livremente. Com as crianças normalmente é muito paciente. Como são afetuosos com seus donos costumam querer saber tudo que eles fazem e ajuda-los, por outro lado esperam esse mesmo comportamento de seus humanos com relação a eles. Além de tudo, os gatos da raça Turkish Angorá sempre vão querer chamar sua atenção, não aceitando serem ignorados. Convive bem com outros animais desde que eles o aceitem como líder.

 

Aspecto

O Turkish Angorá é um gato mediano, elegante e musculoso. Apesar da sua aparência frágil, sua estrutura é sólida. A cabeça é pequena para média e triangular, as orelhas são grandes, pontiagudas, portadas eretas, os olhos são grandes e amendoados, podendo ser de qualquer cor ou até mesmo dispares, independente da cor da pelagem, lhe dando uma expressão inteligente. Seu corpo deve ser completamente proporcional, seu aspecto deve ser gracioso e ágil, com movimentação fluida. Os machos são maiores do que as fêmeas, mas para a raça Angorá Turco é mais importante o refinamento do que o tamanho. Ao toque esse gato deve apresentar um contraste de pelos macios com a firmeza de sua musculatura.

Possuem pelagem de comprimento médio, de textura muito sedosa e sem buço. Apesar de a cor branca ser a mais associada e mais comum ao gato da raça Angorá Turco, eles apresentam pelos das mais variadas colorações. Durante o verão o pelo é mais curto do que no período de inverno, sendo a cauda sempre fofa e de aspecto emplumado.  Apresenta um subpelo curto, ondulado na região da barriga. As pernas traseiras devem ser mais longas do que as dianteiras e suas patas devem ser pequenas, de formato oval, sendo desejável pelo entre os dedos.

 

Cuidados específicos

Ele não necessita de cuidados exaustivos, apenas escovações semanais que ajudam a manter seu pelo brilhante e remove os fios soltos, evitando assim problemas com bolas de pelo. Sua longa pelagem não costuma embaraçar. Por ser uma raça ativa, o gato Angorá Turco deve se manter ocupado e com possibilidades de brincadeiras, especialmente aquelas que são interativas, seja com o dono ou com outros animais.

 

Saúde

O Angorá Turco é uma raça de boa saúde e que vive muito. Nos exemplares brancos, existe o risco de surdez congênita, especialmente nos que tiverem olhos azuis ou exemplares que possuem um olho azul e outro dourado, geralmente sendo surdo na orelha do lado do olho azul. Devido ao tamanho de seus pelos, também podem apresentar casos de bolas de pelos no sistema digestivo, facilmente tratáveis e até certo ponto evitáveis.

 


História do Turkish Angorá

As origens do Angorá Turco permanecem misteriosas, apesar de gatos de pelo mediano terem sido vistos em partes do oriente médio por séculos. Formalmente conhecido como “Ankara Cats”, em honra da cidade de Ankara, na Turquia, o nome de uma variedade em particular dessa raça foi modificado para Angorá Turco quando o nome da cidade foi trocado de Ankara para Angorá.

Turkish Angorá e outros gatos de pelo longo foram introduzidos pela primeira vez na Europa no final dos anos 1500. A raça veio para os Estados Unidos em 1700. Subsequentes cruzamentos com outras raças de pelo longo quase destruíram a raça até 1900, quando o governo turco começou um programa de criação para salvar a os Angorás brancos. Um casal de gatos desse programa foi importado dos Estados Unidos e a raça provou um ressurgimento.

Apesar de ainda serem um pouco raros, de certa forma, o Angorá Turco tem uma popularidade que cresce de maneira estável.


Características do Turkish Angorá

 Os gatos da raça Angorá Turco são animais tagarelas e que podem ser muito determinados. Às vezes eles são maliciosos e gostam de se manter ocupados. Brincadeiras interativas podem ajudar muito com que eles se relacionem bem e se mantenham longe de problemas.

Uma curiosidade da raça Turkish Angorá é que gatos com um olho azul e um dourado serão surdos do lado do olho azul.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas