Snowshoe | CachorroGato

Guia de Raças

Snowshoe

Quero esta raça

Ficha do Snowshoe

Snowshoe

O gato Snowshoe lembra um Siamês, mas um Siamês que decidiu calçar luvas brancas. É exatamente dessa característica que vem o nome da raça, Snowshoe significa “sapato de neve” em inglês. A raça herdou o corpo alongado, a cabeça triangular e os olhos brilhantes e azuis do Siamês enquanto a aparência musculosa e os pés brancos vieram da outra raça da qual descende: o American Shorthair.

Como o Snowshoe é um gato meigo e sociável, ele se adapta bem a casas com crianças, com vários animais de estimação - sejam eles gatos ou cachorros -, sendo também fácil para pessoas que nunca tiveram um gato e ainda ideal para quem quer um gatinho que gosta de ficar no colo. O pelo dessa raça não deve ser longo para que ele não seja confundindo com gato da raça Burmês ou da raça Ragdoll, com quem não possui relação.

 

Origem

O Snowshoe é uma raça nova originada nos Estados Unidos. A raça surgiu porque criadores queriam um gato que possuísse os pontos comuns do gato Siamês com as patas com luva do gato Sagrado da Birmânia. Foi assim que por volta dos anos de 1960 uma criadora da Filadélfia, Dorothy Hinds-Daugherty, obteve o Snowshoe a partir de um Siamês e um American Shorthair bicolor. Na época, o American Shorthair ainda não era reconhecido.

Outra criadora, Vikki Olander, foi responsável por redigir o padrão para o gato Snowshoe, e a partir dos anos de 1970 as associações de felinos passaram a reconhecer a raça. Seu reconhecimento pela TICA veio nos anos de 1980. A raça Snowshoe obteve algum destaque em seu país de origem, no entanto é considerada rara. Um dos problemas em se criar o Snowshoe está na cor e padrão de sua pelagem, que são características que ocorrem devido a genes recessivos, por causa disso além do cruzamento entres gatos das próprias raça, ainda é permitido cruzar Snowshoe com Siamês ou com American Shorthair.

 

Comportamento

É uma raça ativa sendo conhecida como excelente na caça. São gatos sociáveis que convivem bem tanto com outros gatos quanto com cachorros, o mesmo se aplica com crianças, com quem gostam de brincar. O Snowshoe é afetuoso com seu dono, sendo menos exigente do que a raça Siamese. Para esse gato é fácil se integrar ao ambiente familiar. Apesar desse lado mais sociável, essa raça pode ser tímida perto de estranhos.

Seu temperamento é mais parecido com o do American Shorthair do que com o Siamês. Não é um gato muito vocal, mas quando mia tende a ter uma voz melodiosa e mais delicada. A raça Snowshoe é inteligente e pode ser treinada, além de ser curioso, garantindo entretenimento para as pessoas da família. Alguns gatos dessa raça vão passar a impressão de terem adotado seu dono, se tornando responsável por ele como se fosse sua missão de vida. Trata-se de um gato que sabe o que você quer antes mesmo que você saiba e que vai querer estar próximo sempre.

 

Aspecto

É um gato de tamanho médio que pesa entre 2,5 e 5,5 kg, sendo, portanto, mais pesado do que o gato Siamês. O Snowshoe é bastante equilibrado, elegante e ágil, com um corpo no estilo “semi-cobby”, a musculatura é forte, mas não se apresenta maciça e sua ossatura é média. A cabeça é de tamanho médio, de forma triangular com contornos arredondados, a fronte é levemente plana, o focinho não é largo, nem quadrado, nem pontiagudo, tendo boas dimensões. As orelhas se apresentam de média para grandes, são largas na base e mais arredondadas nas pontas. Os olhos são grandes, de formato oval, lembrando uma noz, a distância entre eles é o tamanho de um olho e a coloração deve ser o mais azul possível.

As patas são proporcionais ao corpo, com musculatura e ossatura médias. A cauda do gato Snowshoe é também de comprimento proporcional ao corpo, sem medianamente grossa na base, afilando levemente em direção à ponta. Sua pelagem é curta, brilhante e espessa, com subpelo reduzido. As cores aceitas são as clássicas para o gato Siamês, ou seja, seal, lilás, azul e chocolate. A coloração das extremidades, os chamados pontos, deve contrastar com o corpo que é sempre mais claro, apresenta uma marca “V” invertida na face e as pontas das patas são brancas, sendo ideais quatro luvas regulares. Os padrões aceitos são bicolor – a cor branca não deve cobrir mais do que dois terços do gato - e mitted – a cor branca não pode cobrir mais do que um terço do gato. O filhote da raça Snowshoe é completamente branco e os pontos vão escurecendo com o passar do tempo.

 

Cuidados específicos

Uma escovação semanal é suficiente para manter a pelagem do Snowshoe com bom aspecto e remover pelos mortos. Banhos esporádicos também são indicados para esse gato.

 

Saúde

O gato da raça Snowshoe é um gato saudável e nenhum problema de saúde é especificamente relacionado a essa raça.


História do Snowshoe

O Snowshoe foi desenvolvido nos Estados Unidos, mais precisamente na Filadélfia, por volta de 1960, sendo a responsável uma criadora de gatos chamada Dorothy Hinds-Daughterty. A criadora queria criar um gato que possuísse os pontos do Siamese e as patas brancas, como se usasse luvas, do Birman, sendo assim ela utilizou um Siamês e um American Shorthair bicolor para obter o Snowshoe.

O gato Snowshoe obtido possuía características, tanto físicas quanto comportamentais, de ambas as raças. O padrão da raça foi redigido por outra criadora, Vikki Olander, que se empenhou em conseguir o seu reconhecimento. Muito da história da raça foi perdida por falta de registros e de criadores interessados no Snowshoe por um período de tempo. Devido a dificuldade de se obter a raça, o Snowshoe pode ser cruzado com o Siamese e o American Shorthair.


Características do Snowshoe

Essa raça é conhecida pelas suas patas brancas, que dão a impressão do gato estar usando luvas, a marca de “V” invertido em seu rosto e os pontos de Siamês em seu corpo. O Snowshoe é um gato fácil de cuidar e que vai se adaptar muito bem ao ambiente familiar, mesmo que ajam crianças, cães e outros gatos.

A impressão que o Snowshoe geralmente passa é de que ele é o dono e não o humano. Desde que ele chega em casa é normal que esse gato crie forte vinculo com algum dos humanos, sendo bastante dedicado a ele, parecendo cuidar e saber o que a pessoa deseja. Com as demais pessoas o Snowshoe cria um vinculo de amizade, sendo paciente e brincalhão com crianças.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas

  • Abyssinian

    O Abyssinian é um gato com ares um pouco selvagens, devidos aos seus olhos e sua pele...

    Leia Mais
  • Bengal

    O Bengal, ou também conhecido como Gato de Bengala, é famoso pelo padrão e coloração de...

    Leia Mais
  • Bobtail Japonês

    O Bobtail Japonês, também chamado de Japanese Bobtail, exala confiança, curiosidade,...

    Leia Mais
  • Burmês

    O Burmês é uma raça antiga, provindo da Birmânia. É um gato muito sociável e...

    Leia Mais