Selkirk Rex Shorthair | CachorroGato

Guia de Raças

Selkirk Rex Shorthair

Quero esta raça

Ficha do Selkirk Rex Shorthair

Selkirk Rex Shorthair

O Selkirk Rex é conhecido por seu pelo que lembra o de uma ovelha. A raça se apresenta na variação de pelo curto e pelo longo, mas isso não muda sua maneira de agir e seu jeito amável e afeiçoado com humanos e outros animais de estimação. Algumas pessoas acreditam que esse gato é hipoalergenico, mas isso não é verdade. O Selkirk Rex de pelo curto é mais amplamente conhecido apenas por Selkirk Rex, enquanto o de pelo longo é diferenciado como Selkirk Rex Longhair.

A raça é bastante indicada para pessoas com outros pets, que nunca tiveram um gato, aposentados e famílias com crianças, com quem são meigos e brincalhões. Os pelos encaracolados do Selkirk Rex Shorthair surgiram sem intervenção humana, sendo obtidos por uma mutação genética espontânea. O cruzamento do Selkirk Rex é ainda permitido com gatos do grupo de raça do Persa, do grupo de raças British e com a raça American Shorthair.

 

Origem

No ano de 1987, nos Estados Unidos, o cruzamento uma gata de pelagem normal com um gato de pelos encaracolados originou uma fêmea de pelos encaracolados. A fêmea originada foi adotada por Jerri Newman, que na época era criadora de gatos da raça Persa, e posteriormente cruzada com um Persa negro, começando assim a criação do Selkirk Rex. Aparentemente Jerri Newman inseriu algumas outras raças durante o desenvolvimento desta, como o American e o British Shorthair.

Os cruzamentos logo demonstraram que o gene responsável pela característica da pelagem era dominante, ao contrário de outras raças de gato do grupo Rex, que possuem suas características graças a genes recessivos. A raça ficou popular em seu país de origem e chegou à Europa em 1990, no entanto não é comum lá. O reconhecimento definitivo da raça Selkirk Rex Shorthair pela TICA veio em 1994.

 

Comportamento

Esse gato é ativo, mas com temperamento calmo e amável, lidando bem com outros gatos e cachorros. São bons companheiros para crianças, gostando de brincar com elas, sendo paciente e tolerante com suas brincadeiras. A companhia de humanos é muito bem recebida pelo Selkirk Rex, por isso deixa-lo sozinho por longos períodos não é uma boa opção.

O gato Selkirk adapta-se perfeitamente a vida dentro de apartamento, na realidade, esse gato consegue se adaptar a quase todos os estilos de vida. Essa raça lembra um brinquedo que você apenas quer pegar e abraçar, já que o gato Selkirk Rex Shorthair é relaxado, além de atrair sempre a atenção dos visitantes que querem tocar seu pelo. Por sorte essa raça aceita com tolerância toda essa curiosidade e atenção humana. O temperamento da raça teve grande contribuição das utilizadas pelos criadores em sua obtenção. O British Shorthair lhe deu uma personalidade descontraída, o Persa deu sua natureza fofinha, e o Exotic Shorthair contribuiu com seu jeito brincalhão e travesso.

 

Aspecto

Gato doméstico de médio para grande porte, sendo o mais forte e peludo entre as raças de gatos de pelagem encaracolada. O Selkirk pesa entre 3,5 e 5 kg, possuindo ossos e músculos fortes, o corpo é compacto, de formato retangular e de comprimento médio, lembrando a conformação do British Shorthair. Sua cabeça é média, larga e redonda, bochechas são bem desenvolvidas tanto na fêmea quanto no macho, o focinho é quadrado e curto, tanto os bigodes quanto as sobrancelhas são encaracolados. As orelhas têm pontas arredondadas e são inseridas afastadas.  Os olhos são inseridos afastados, grandes e redondos, a coloração é em harmonia com a cor da pelagem.

A pelagem do gato Selkirk é espessa, com caracóis espaçados cobrindo todo o seu corpo, existe a variação de pelo longo e pelo curto, com todas as variedades de cores permitidas, sendo preferíveis exemplares de cores bem definidas. Os exemplares de Selkirk Rex Shorthair parecem pequenas ovelhas. Possui subpelo espesso. A região do pescoço, barriga e flancos apresentam cachos mais proeminentes. A cauda é de comprimento médio, com a ponta arredondada e espessa. Filhotes da raça já nascem com pelos com cachos, que se desfazem e voltam a aparecer em alguns meses. A pelagem continua se desenvolvendo até os dois anos de idade. O Selkirk Rex, em resumo, parece sempre estar em uma daqueles dias em que seu cabelo está uma bagunça, os conhecidos ‘”bad hair day”. As pelagens mais bonitas são vista em fêmeas castradas e machos no auge da idade adulta.

 

Cuidados específicos

Os cuidados com a raça Selkirk Rex são poucos e a escovação de sua pelagem duas vezes por mês é suficiente para deixá-la em ordem. A escovação frequente não é indicada, pois afrouxa os cachos característicos da raça, mesmo nos gatos Selkirk de pelo longo. O banho deve ser dado com produtos especiais para pelos encaracolados.

 

Saúde

A raça Selkirk Rex Shorthair costuma ser bastante saudável, mas os Selkirk Rex Longhair costumam apresentar tricobenzoares, ou seja, bola de pelos em seu aparelho digestivo. Esse problema é facilmente tratado.


História do Selkirk Rex Shorthair

Essa raça é relativamente bem mais recente quando falamos de raças que se originaram de maneira natural, sem intervenção humana. Apesar do trabalho dos criadores com a raça Selkirk Rex, ela se originou de uma mutação genética natural, ou seja, graça a um gene dominante, esse gato ganhou sua pelagem encaracolada, lhe dando o aspecto de uma pequena ovelha.

A “matriarca” da raça foi chamada de Miss DePesto of Noface e se originou do cruzamento entre gatos domésticos, no ano de 1987. “Pest”, como foi apelidada, foi adotada por Jeni Newman, uma criadora de gatos Persa em Montana, Estados Unidos. Newman cruzou essa gata com um Persa negro, obtendo três filhotes de pelo encaracolado e três de pelo normal, concluindo assim que o gene para pelo encaracolado era dominante. A partir deste momento iniciou-se o melhoramento da raça, e o Selkirk Rex Shorthair foi cruzado com Persa, British, American e Exotic Shorthair. A raça foi reconhecida pela TICA em 1994.


Características do Selkirk Rex Shorthair

Os gatos dessa raça são conhecidos por sua pelagem encaracolada que vem nas mais variadas cores e padrões, na versão curta e semi-longa. Apesar dessa aparência, trata-se de um gato com poucos cuidados, mesmo no Selkirk Rex Longhair, pois ela deve ser pouco escovada para não desfazer sua aparência características.

Proveniente no cruzamento de gatos de pelo encaracolado com outras raças, o temperamento do Selkirk Rex Shorthair é muito agradável, pois ele é um gato tolerante, inteligente e meigo, sendo um excelente companheiro com humanos, inclusive crianças – é muito paciente e tolera bem as brincadeiras delas -, outros gatos e humanos. A raça facilmente se adapta aos mais diversos estilos de vida, exigindo apenas alguma companhia constante, pois odeia passar muito tempo sozinho.

 

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas