Selkirk Rex Longhair | CachorroGato

Guia de Raças

Selkirk Rex Longhair

Quero esta raça

Ficha do Selkirk Rex Longhair

Selkirk Rex Longhair

O Selkirk Rex existe na variação Longhair e Shorthair e é conhecido por sua pelagem encaracolada que lembra uma ovelha. Existem dois possíveis motivos para a raça ter recebido este nome: por causa dos Montes Selkirk, situados em Montana, local onde a criadora da raça vivia ou por causa do nome do padrasto da mesma. Seu pelo é originado de uma mutação em gene dominante e apesar de algumas pessoas acreditarem que a raça é hipoalergenica isto não é verdade.

O Selkirk Rex Longhair adora pessoas e tem um temperamento dócil, sendo indicado para famílias com crianças, famílias ou pessoas com outros animais de estimação, pessoas que nunca tiveram gato, e aposentados. Sua aparência é mais relacionada ao Cornish Rex, porém seu temperamento é muitas vezes associado ao gato Persa.

 

Origem

Este gato surgiu nos Estados Unidos no ano de 1987 a partir do cruzamento de uma gata de pelagem de normal e um gato de pelagem encaracolada, que originou a fêmea considerada precursora da raça. A gata foi adotada por uma criadora de gatos Persas, Jerri Newman, que deu inicio ao processo de criação do Selkirk Rex. Ao contrário das outras raças felinas do grupo “Rex”, esta é resultante de uma mutação em um gene dominante.

A raça Selkirk Rex Longhair rapidamente ganhou popularidade nos Estados Unidos, mas permanece pouco conhecida na Europa. A TICA foi a primeira associação felina a reconhecer o Selkirk Rex e atualmente outras associações americanas também o reconhecem. Raças como o British Shorthair, o Exotic Shorthair e o American Shorthair também forma utilizadas na obtenção do Selkirk Rex.

 

Comportamento

De temperamento sociável e meigo, o Selkirk Rex se dá bem com crianças, gatos e outros animais de estimação de forma geral. Ele se adapta bem a vida dentro de um apartamento, apesar de gostar de brincadeiras e ser ativo. Por ser afetuoso, costuma ser um agradável companheiro, além de ter fama de ser “palhaço” em sua maneira de agir. Um Selkirk costuma “importunar” as pessoas para ganhar atenção, não gostam muito de serem ignorados quando exigem apenas um pouco do tempo de seus humanos.

Muitos ligados aos humanos, gatos Selkirk Rex Longhair não gostam de ficar muito tempo por conta própria apesar de serem independentes, tendo sua personalidade bastante relacionada à raça Persa. Geralmente eles formam fortes laços com as pessoas e são muito indicados para famílias, aproveitando os momentos de calma para receber carinhos e se enrolar no colo de algum humano. A raça é inteligente, paciente e costuma manter uma personalidade de filhote mesmo quando adulto. O Selkirk Rex é vocal quando conversam com ele, possuindo um miado delicado.

 

Aspecto

Felino doméstico de médio porte, o Selkirk Rex é o mais forte dos gatos de pelo encaracolado, pesando entre 3 e 5 quilos. Sua estrutura óssea e musculatura são fortes, sendo o corpo retangular e pesado, do tipo semi-cobby. A cabeça é média, larga e arredondada, as bochechas são cheias e bem desenvolvidas em ambos os sexos, o nariz é aquilino e o focinho é curto e quadrado. Os bigodes e as sobrancelhas devem sem encaracolados. Os olhos são grandes e inseridos afastados, de formato redondo e cor harmoniosa com a pelagem, dando ao gato uma expressão doce e aberta. As orelhas são medianas e possuem pontas ligeiramente arredondadas, inseridas afastadas.

A pelagem é encaracolada em todo o corpo, variando de acordo com o clima e hormônios – especialmente nas fêmeas-, os cachos são mais numerosos na região do pescoço e da cauda. O pelo e o subpelo são espessos e todas as cores e combinações são reconhecidas, tanto na variação de pelo curto quanto na de pelo longo. O Selkirk Rex Longhair apresenta a pelagem mais parecida com a de uma ovelha, com cachos mais frouxos. Filhotes já nascem com cachos, que tendem a desfazer e voltar a cachear entre os oito e dez meses de vida. A cauda é de comprimento médio, grossa e possui ponta arredondada.  Se na ninhada da raça de gato Selkirk Rex Longhair ocorrem filhotes de pelagem lisa, saiba que seu pelo não vai se enrolar com o passar do tempo, da mesma forma que os gatos de pelagem encaracolada não vão ficar com os pelos lisos quando maiores.

 

Cuidados específicos

Apesar do pelo encaracolado, o gato Selkirk Rex, independente do tamanho da pelagem, deve ser escovado ao menos duas vezes no mês para a remoção de pelos mortos. A escovação não deve ser vigorosa e nem frequente, pois isso tende a afrouxar os cachos do felino, além do fato de que a pelagem da raça tende a ser delicada e se quebra facilmente.

 

Saúde

Gatos da raça Selkirk Rex Longhair não estão propensos a nenhum tipo de problema de saúde especifico, sendo considerados saudáveis e resistentes. Apesar de muitas pessoas acreditarem que essa raça não causa alergias, este fato não é verdadeiro.


História do Selkirk Rex Longhair

A raça Selkirk Rex é mais uma das pertencentes ao grupo Rex, junto de outros gatos como o Devon Rex e o Cornish Rex. Ao contrário dessas duas, o Selkirk Rex é resultado de uma mutação genética dominante, ou seja, se apenas um dos progenitores carregar o gene de pelagem encaracolada metade da ninhada terá pelos normais e a outra metade pelos com cachos. Sua história se inicia em 1987, quando surgiu uma gata de pelos encaracolados em uma ninhada. Jeri Newman, criadora de gatos Persas, adotou esse exemplar e lhe deu o nome de Miss DePesto, a tornando a matriarca da raça ao cruzá-la com um Persa preto.

Além da raça Persa, foram utilizados o British, Exotic e American Shorthair na obtenção desse gato de pelos encaracolados. O Selkirk Rex Longhair e a variação Shorthair logo ganharam popularidade nos Estados Unidos, sendo reconhecida pela TICA desde 1990. Posteriormente outras associações felinas americanas também reconheceram a raça.


Características do Selkirk Rex Longhair

O Selkirk Rex é um felino adorável, com um temperamento ativo, brincalhão e muitas vezes palhaço. O gato dessa raça costuma manter um jeito de filhote mesmo na idade adulta. Sociável e muito ligado as pessoas, ele costuma achar maneiras de obter um pouco atenção diária e adora momentos nos quais pode se enrolar no colo da pessoa de escolha e receber um pouco de carinho. São companheiros pacientes com crianças e convivem pacificamente com outros animais de estimação.

O Selkirk Rex Longhair não aprecia ficar sozinho por muito tempo, apesar de ser um bichano independente e bastante inteligente. Seu temperamento é muito comparado com o gato Persa. Essa raça é saudável e de fácil manutenção, precisando apenas de escovação ocasional e delicada, tomando cuidado para não desfazer seus cachos naturais.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas