Scottish Fold | CachorroGato

Guia de Raças

Scottish Fold

Highland Fold

Quero esta raça

Ficha do Scottish Fold

Scottish Fold

É muito provável que você conheça o bichano Scottish Fold por causa de sua orelha dobrada, essa característica ocorreu graças a um gene dominante de uma mutação conhecida como “Folded Ear”, responsável pelo nome dada a essa raça de gato doméstico. Uma variação de pelo longo foi criada a partir do cruzamento do Scottish Fold com o Persa, gerando assim o Highland Fold ou Scottish Fold Longhair, que possui a aparência de um ursinho.

O Scottish Fold é um gato indicado para pessoas que possuem outros animais de estimação, crianças, que nunca tiveram gatos, solteiros ou casas com pessoas ativas. Essa raça é bastante amável, sendo um companheiro meigo que realmente gosta de estar perto das pessoas e conviver com elas. Algumas pessoas comparam o Scottish Fold com uma coruja graças as suas orelhas e seus grandes olhos. O cruzamento entre dois gatos Scottish/Highland Fold não é desejável, pois pode causar graves anomalias ósseas.

 

Origem

O Professor Cornevin descreveu em seu “Tratado de Zootecnia”, ano de 1897, um gato de orelhas pendentes e pelo curto. Essa raça vivia na China e era usualmente engordada para consumo. No entanto, o Scottish Fold só foi observado na Escócia pela primeira vez em 1961, uma mutação genética gerou um gene dominante que causou a dobra do pavilhão auricular para frente, dando a raça sua característica orelha dobrada para frente.

Infelizmente, esse gene acabou causando anomalias em nível de articulação, membros e cauda, levando as associações felinas a suspender o registro da raça Scottish Fold. Em 1971 alguns Scottish Fold foram enviados a uma geneticista americana, Neil Todd, que conseguiu retomar a criação da raça, realizando cruzamentos da raça com America, Exotic e Bristih Shorthair a fim de evitar os problemas de articulação. A raça ganhou grande destaque nos Estados Unidos, sendo reconhecida pelas associações felinas do país, no entanto acabou ficando rara na Europa, para onde retornou em 1980.

 

Comportamento

O gato da raça Scottish Fold pode ser descrito com um gato bastante calmo e pouco dominante, por causa disso convive muito bem com outros gatos e com cachorros, sendo ideal para a vida familiar. Seu miado é discreto e suave, não sendo um gato muito vocal. É um companheiro afetuoso e brincalhão. Por outro lado, o Scottish Fold é excelente caçador, se mostrando bastante resistente.

Essa raça adora passar tempo com o dono, preferindo muitas vezes ficar no colo a brincar de pegar objetos, por exemplo. Sua adaptação a novas situações é fácil, provavelmente por seu temperamento dócil e sua necessidade de pouco espaço. Um comportamento mal humorado é raro no gato Scottish Fold. Inteligente e geralmente pouco tímido, esse gato vai te seguir pela casa, alguns podem até aprender abrir armários e portas sozinhos.

 

Aspecto

O aspecto geral da raça é de um gato redondo, compacto e robusto, lembrando bastante o British Shorthair. Um gato Scottish Fold pode pesar de 2,5 a 6 kg, de tamanho médio, com estrutura óssea mediana e músculos bem desenvolvidos. A cabeça é redonda, apresenta focinho e bochechas também arredondados, com nariz largo e curto. As orelhas são sua principal característica, são dobradas para frente, pequenas e inseridas bem afastadas, com as pontas redondas. A característica de orelhas dobradas só é observada em filhotes após a quarta semana. Os olhos são grandes e redondos, inseridos bem afastados, o tom é sempre relacionado com a coloração da pelagem.

A pelagem dessa raça se apresenta de duas formas, curta, espessa e densa, com textura que lembra pelúcia; ou semi-longa e densa com bastante subpelo. Para o gato de pelo semi-longo se dá o nome de Highland Fold. Todas as cores são aceitas para essa raça, com exceção do lilás, chocolate e do tipo Siamês. O comprimento da cauda do Scottish Fold não deve passar dois terços do comprimento de seu corpo, trata-se uma cauda macia, flexível, com base larga que se afila até a ponta arredondada.

 

Cuidados específicos

A escovação de seu pelo deve ser semanal, mas na época de muda ela deve ser feita com maior regularidade. A variação de pelo longo deve ser escovada com maior frequência em qualquer época do ano. No caso da raça Scottish Fold é prudente dar atenção especial a suas orelhas, as limpando pelo menos duas vezes no mês.

 

Saúde

Por causa das anomalias causadas por seu gene dominante, o ideal que os gatos de orelhas dobradas sejam cruzados apenas com gatos de orelhas normais, evitando assim problemas com seu esqueleto. Cruzamento é permitido com as raças British e American Shorthair. Atenção especial deve ser dada as orelhas do gato da raça Scottish Fold por causa do acumulo de cera, o que pode gerar infecções no local, no entanto é comprovado que essa raça não possui problemas de surdez. A variação Highland Fold, como todo gato de pelo semi-longo, pode apresentar tricobenzoares – presença de bola de pelos no trato digestório -, problema facilmente solucionado.


História do Scottish Fold

A primeira vez que um Scottish Fold foi observado na Escócia foi no ano de 1961. Um criador de ovelhas chamado William Ross e sua esposa observaram uma gata que possuía orelhas dobradas na vizinhança. Essa primeira gata foi nomeada Susie e todo gato da raça é traçado de volta para ela. Acredita-se que os antepassados da raça eram gatos chineses que provavelmente chegaram à Escócia no fim do século 19. A raça logo despertou interesse e entusiasmo por parte das instituições felinas locais, mas infelizmente o gene responsável por essa mutação presente na raça Scottish Fold causava anomalias ósseas graves e a raça teve seu registro suspenso.

A esposa de William Ross decidiu mandar exemplares para uma geneticista americana, que conseguiu retomar a criação ao cruzar o Scottish Fold com raças com British e American Shorthair. Ficou assim concluído que gatos de orelhas dobradas não podiam ser cruzados entre si, mas o problema é solucionado quando esses gatos são cruzados com raças de orelhas normais. Uma variação de pelo longo, Highland Fold, foi obtida a partir do cruzamento com a raça Persa.


Características do Scottish Fold

Com grandes olhos, orelhas dobradas para frente e formato arredondado, o Scottish Fold pode lembrar uma coruja. Conhecido em duas variações: de pelo curto e pelo semi-longo, sendo o ultimo conhecido como Highland Fold ou apenas Scottish Fold Loghair. Devido às orelhas dobradas, é importante sempre as limpar, evitando acumulo de será e seu pelo, principalmente na variação semi-longa, deve ser escovado com frequência.

O Scottish Fold é um gato amável, que adora a companhia de humanos, gostando de seguir as pessoas pela casa e sendo muitas vezes um felino que prefere estar no colo a brincar. Sua convivência é pacifica com outros animais e crianças, seu temperamento é meigo e se adapta com facilidade a pequenos espaços e novas situações.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas