Savannah Cat | CachorroGato

Guia de Raças

Savannah Cat

Quero esta raça

Ficha do Savannah Cat

Savannah Cat

O Savannah é um felino doméstico com aspecto selvagem, mas com personalidade de cachorro. A raça é bastante indicada para pessoas ativas, que possuem experiência em lidar com gatos e famílias com crianças maiores ou outros animais de estimação.

A raça Savannah Cat se originou de uma hibridação exótica: a raça é fruto do cruzamento entre um Serval africano – felino selvagem de pequeno porte – com um gato doméstico comum. Elegante e excepcional, a raça não é para qualquer pessoa ou família, mas é muito companheira para aqueles que desejam um gato especial.

 

Origem

A raça é resultado da hibridação entre o Serval africano e o gato doméstico. A primeira noticia sobre essa raça é de meados de 1980, quando um criador da raça Bengal passou a cruzar Servais com variadas raças de gato doméstico. Raças como o Ocicat, Mau Egípcio, Oriental Shorthair, entre outras foram usadas para obter o Savannah. A primeira gata da raça, que recebeu o nome de Savannah, nasceu em 1986, possuía características que mesclavam o gato doméstico com o serval e encantou seus criadores. A partir dela se obteve uma linhagem F2 – ou seja, a segunda linhagem a partir da hibridação.

Interessados nessa nova raça, dois criadores, Patrick Kelly e Joyce Sroufe, uniram esforços para criar essa nova raça e receber seu reconhecimento. A raça Savannah é reconhecida pela associação felina TICA desde 2012, mas seu padrão foi aceito em 2001.

 

Comportamento

Gatos Savannah são descritos como muito inteligentes, gostando de mostrar suas habilidades, brincar de pegar e seguindo as pessoas pela casa, sendo descrito como uma dessas raças de felinos que parecem mais um cachorro. Hábil, um gato Savannah pode pular de grandes alturas e tem uma incrível habilidade para escapar. Sua relação com outros pets costuma ser boa; inclusive um bichano dessa raça costuma criar bons laços com cachorros, assumindo a posição de alfa.

Um gato da raça Savannah é bastante ativo e ao mesmo tempo dócil, de temperamento tranquilo. Curioso, um Savannah está em busca de aventura o tempo todo e vai aproveitar cada oportunidade para gastar sua grande quantidade energia, seja com seus humanos ou com os outros animais de casa. Carinhosos, esses gatos criam fortes vínculos com sua família humana e mesmo que não seja uma raça de colo, o Savannah demonstra seu afeto da sua própria maneira. Esse bichano aprende facilmente a andar de coleira e adoro o contato com a água. A comunicação do Savannah pode ser de um miado comum ou de gorjeio, típico do Serval africano.

 

Aspecto

O aspecto geral de um Savannah é de um gato exótico e está bastante relacionado com o quanto de sangue Serval foi utilizado na obtenção de determinado exemplar. Essa raça pode ser muito parecida com seu ancestral selvagem, mas é menor em estatura, ainda sendo alto e gracioso, de constituição equilibrada e corpo musculoso. Sua cabeça é em formato de um triangulo equilátero, sendo pequena quando comparada com a proporção de seu corpo. As orelhas deste gato são grandes e inseridas no alto de sua cabeça, com as pontas redondas, o que é uma característica bastante marcante. Os olhos são medianos, de formato amendoado na linha inferior, possuindo a distância de pelo menos um olho entre eles, qualquer cor é aceita e não é relacionada com a cor da pelagem.

Sua pelagem apresenta marcas e listras, sendo de comprimento curto a médio, passam uma sensação de pelos grossos e escondem um sub-pelo suave, os locais onde há marcas a pelagem se apresenta mais delicada do que no restante do corpo. As cores vão de dourado a laranja, com marcas negras ou marrom-escuras, sendo também aceitado tons de cinza. Seus membros são longos – os anteriores são menores do que os posteriores -, assim como seu pescoço, mas sua cauda é mediana e grossa. Os gatos da raça Savannah dão a impressão de serem grandes, mas na verdade são felinos de tamanho médio.

 

Cuidados específicos

Por ser fruto de uma hibridação, o Savannah é um felino com algumas peculiaridades. Alguns criadores acham que a melhor maneira de alimentar esse gato é com carne crua, enquanto outros alegam que a dieta pode ser composta de ração premium para gatos domésticos, o fato é que estes gatos precisam de alguma boa fonte de proteína em sua alimentação. Um veterinário para animais de pequeno porte pode tratar gatos dessa raça sem problema. Sua pelagem deve ser escovada uma vez por semana para mantê-la livre de pelos mortos e com boa aparência.

 

Saúde

Felinos da raça Savannah apresentam certa sensibilidade para algumas drogas anestésicas. Além disso, existem algumas evidências de que os gatos dessa raça herdaram um fígado de menor tamanho do Serval, no entanto esse dado não é uma unanimidade. Tirando esse fato, gatos dessa raça são conhecidos como uns dos mais saudáveis entre as raças de gato doméstico.


História do Savannah Cat

 O primeiro gato da raça Savannah era uma fêmea e foi obtida a partir do cruzamento de um Serval Africano com um Siamês. A gata recebeu o nome de Savannah – nome que posteriormente foi adotado para a raça – e nasceu no ano de 1986. Dois outros criadores, Patrick Kelly e Joyce Sroufe, se interessaram pelas características incomuns que foram obtidas nessa hibridação e decidiram investir em sua criação.

A dupla trabalhou em maneiras de se obter o Savannah Cat de forma a obter seu reconhecimento. A TICA aceitou a raça em 2001, mas só foi aceita na categoria Champions em 2012.


Características do Savannah Cat

Gatos Savannah são muitos leais e dóceis, criando forte vinculo com sua família humana. São felinos carinhosos, que possuem sua própria maneira de demonstrar isso, mas sem serem gatos de colo. Numa casa com vários animais de estimação, o Savannah costuma assumir posição de alfa, convivendo bem com todos. Bastante ativo esse gato costuma cansar os demais animais e está sempre atrás de brincadeiras e formas de se entreter.

Muitos comparam o Savannah Cat a um cachorro por gostar de nadar e aprender a andar na coleira, graças a sua grande inteligência. A raça é considerada bastante saudável, mas cuidados com medicamentos anestésicos – principalmente aqueles metabolizados pelo fígado – e com sua dieta, que deve ser rica em proteína.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas