Russo Azul | CachorroGato

Guia de Raças

Russo Azul

Russian Blue

Quero esta raça

Ficha do Russo Azul

Russo Azul

Considerado o mais aristocrático dos gatos, oRusso Azultem pelo bonito, olhos verdes muito brilhantes e andar elegante, que são, sem dúvida, seus melhores atributos físicos. Além disso, se também considerarmos o seu tom de voz calmo e suave, fica evidente a certeza para o tão bem merecido título.

O Russo Azul é um bom gato para pessoas que nunca tiveram um, pessoas que trabalham e famílias com crianças mais velhas, que são capazes de tratá-lo com maior cuidado do que uma criança pequena. Apesar da sua aparência acredita-se que essa raça não tem relação com outros gatos de pelo curto e azul, como o Britânico de Pelo Curto.

 

Origem

A origem do Russo Azul é incerta, mas acredita-se que esta é uma raça de pelo curto muito antiga. No século XVIII, alguns comerciantes ingleses compraram em Arkhangelsk, norte da Rússia, alguns espécimes de gatos azuis iniciando assim o interesse por eles. Também foi na Inglaterra, em 1880, que exemplares da raça foram exibidos pela primeira vez. Nos anos quarenta, por estar em risco de extinção - como resultado da Segunda Grande Guerra -, foi necessário recorrer à hibridização com gatos da raça Siamês. Somente depois dos anos sessenta o trabalho na recuperação do tipo original foi retomado e, finalmente, em 1984, a raça Russo Azul foi oficialmente reconhecida.

Outra teoria conta que o Russo Azul, também amplamente conhecido como Russian Blue, seria descendente dos gatos que pertenciam à família do Czar. Também se conta que essa raça era a favorita da Rainha Vitória. Alguns outros nomes comuns, mas menos conhecidos para a raça são: Archangel Cat, Archangel Azul, Espanhol Azul, Azul de Malta ou ainda Russo de Pelo Curto. É bastante popular no Japão e nos Estados Unidos.

 

Comportamento

O Russo Azul é um gato inteligente, curioso e muito tranquilo. Sensível às emoções humanas, gosta de brincar com uma variedade de brinquedos e desenvolver laços leais com seus donos. O Russo Azul, desde que bem tratado, convive muito bem com outros animais de estimação e crianças. São tranquilos e raramente miam, apesar de serem capazes de responder quando o dono conversa com ele. Eles precisam de um lugar calmo, silencioso e sem agitações. Normalmente são reservados com estranhos, normalmente se escondendo na presença deles, a menos que sejam criados em uma família ativa, onde a movimentação de pessoas seja rotina. Não se assuste se esse gato descobrir como abrir o lugar que você guarda coisas que ele gosta, ele vai te observar o máximo possível até descobrir como fazer isso por conta própria.

Por causa de sua natureza tranquila é um gato que não gosta de mudanças no seu ambiente e em sua rotina, além disso, é facilmente treinável. Sua caixinha de areia deve ser sempre bem limpa, pois o gato Russian Blue se recusa a usar uma caixinha suja para fazer suas necessidades. Com seu intelecto bem desenvolvido dificilmente você vai encontrar um Russian Blue em situação de apuros, pois ele tem tendência a analisar a situação antes de entrar nela. Esse gato é uma companhia adorável, mas ele vai avaliar se você é digno da companhia dele, se ele concluir que sim, você merece a atenção dele, se prepare para um felino carinhoso, amoroso e que espera que você dê a ele a mesma atenção que ele te dá.

 

Aspecto

O Russo Azul é um gato de porte médio, esguio, de pernas finas e movimentos elegantes. Seu corpo é magro e de ossos finos, no entanto apresenta uma musculatura firme que lhe dá a aparência elegante. Uma característica curiosa e marcante do gato Russo Azul é seu sorriso enigmático. A cabeça é em formato de cunha, curta e com crânio plano, nariz estreito. Os olhos são verdes, comumente de um tom chamado esmeralda, amendoados e bem separados, nos filhotes o tom varia de amarelo para verde. As orelhas são grandes, de pontas levemente arredondadas, projetadas para frente e inseridas bem afastadas.

A pelagem da raça Russian Blue é dupla, curta, densa e muito macia. A cor deve ser cinza azulado uniforme, com destaque prata na ponta dos fios, dando uma aparência ainda mais brilhante. As pernas são longas e as patas são pequenas, arredondados e o gato parece se manter e andar nas pontas dos pés. A cauda é longa, reta, com a base larga que vai se afinando até a ponta.

 

Cuidados específicos

O Russo Azultem pelagem curta e dispensa cuidados meticulosos, bastando escovar ocasionalmente para evitar o acúmulo de pelos mortos. Recomenda-se também a limpeza periódica das orelhas com um produto específico.

 

Saúde

O gato Russo Azul tem uma expectativa de vida entre 10 e 15 anos, tendendo a possuir pouco ou nenhum problema genético. Até agora, não foram atribuídas doenças comuns ao gatoRusso Azul, a seleção natural fez com que ele se tornasse uma das raças mais saudáveis.


História do Russo Azul

O Russo Azul também recebe o nome de Archangel Cat, devido a região onde foram encontrado pela primeira vez, no Porto russo de Arkhangelsk na região do Mar Branco. Os gatos Russian Blue foram com marinheiros para outras partes da Europa no século XVIII. Sua primeira aparição publica foi em 1880, na Inglaterra, na primeira mostra de gatos do país. Incialmente o Russian Blue foi apresentado junto com outros gatos que possuíam o mesmo tipo de pelo – curto e azul -, mas em 1912 esse gato ganhou seu próprio grupo por possuir orelhas e olhos grandes.

A Segunda Guerra Mundial teve grande impacto na criação de gatos e consequentemente nas raças como o Russo Azul. Após esse conturbado período criadores decidiram reviver a raça, utilizando gatos que possuíam características parecidas com o Russian Blue. Os ingleses usaram o Britânico de Pelo Curto foi utilizado para manter a cor e tipo de pelagem, o Siamês com extremidade azul foi utilizado para manter características marcantes como os olhos e orelhas grandes e as pernas finas e longas. Já os criadores escandinavos usaram o Siamês e um gato de pelo azul originário da Finlândia. O Russian Blue chegou aos EUA no começo de 1900, no entanto os criadores só trabalharam no melhoramento da raça anos mais tardes, usando os gatos de criadores ingleses e dos criadores escandinavos e selecionando as melhores características de ambos para criar o Russian Blue de hoje.


Características do Russo Azul

O gato da raça Russo Azul é elegante, com grandes olhos esmeraldas, pelagem densa, curta e de cor azul. É um companheiro ótimo para crianças e animais, desde que seja respeitado, pois ele vai avaliar se as pessoas são dignas de sua atenção ou não, por esse motivo é comum que ele se esconda e fique observando estranhos de longe. Também não é um desafio para pessoas que querem ter seu primeiro gato, pois é tranquilo e pouco ativo.

Com o seu lado independente, o gato da raça Russian Blue é um companheiro perfeito para as famílias modernas que passam horas fora de casa, ele não se importa de passar bastante tempo sozinho tendo a si mesmo companhia e quando o dono chega em casa esse felino se satisfaz com um pouco de carinho ou alguma brincadeira que ele goste. Aliás, a inteligência do Russo Azul é tão aguçada que é muito provável que ele te “ensine” a jogar brinquedos para ele mesmo ir buscar e te devolver.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas

  • Abyssinian

    O Abyssinian é um gato com ares um pouco selvagens, devidos aos seus olhos e sua pele...

    Leia Mais
  • Bengal

    O Bengal, ou também conhecido como Gato de Bengala, é famoso pelo padrão e coloração de...

    Leia Mais
  • Bobtail Japonês

    O Bobtail Japonês, também chamado de Japanese Bobtail, exala confiança, curiosidade,...

    Leia Mais
  • Burmês

    O Burmês é uma raça antiga, provindo da Birmânia. É um gato muito sociável e...

    Leia Mais