Peterbald | CachorroGato

Guia de Raças

Peterbald

Quero esta raça

Ficha do Peterbald

Peterbald

Uma raça ainda em desenvolvimento e que, preferencialmente, deve vir sem pelagem – apesar de ser aceito exemplares com pelos. Embora possua essa característica, o Peterbald não pode ser considerado uma raça de gato doméstico hipoalergenica. Quando um filhote não herda o gene da calvície, sua aparência é geralmente de um gato Oriental ou um Siamês, sendo bastante comum a ocorrência de gatos de aparência comum em ninhadas da raça Peterbald.

Peterbald é uma boa opção para pessoas que querem um gato para viver apenas dentro de casa, sem os costumeiros passeios felinos pela vizinhança, pessoa ou famílias com outros animais de estimação e crianças maiores também são um bom lar para esse gato. Se você nunca teve um gato antes, talvez esse gato de aparência elegante não seja a melhor escolha para se começar.

 

Origem

Uma raça de gato bastante recente, o Peterbald surgiu por volta de 1994, em São Petersburgo na Rússia. Os primeiros gatos da raça foram obtidos através do cruzamento de um macho sem pelo, da raça Don Sphunx – obtido também na Rússia alguns anos antes -, com uma fêmea Oriental Shorthair, dando origem a um gato Oriental sem pelos. Posteriormente, raças como Russian Blue e Siamês foram adicionados na criação do Peterbald. Essa característica de ausência de pelo ou redução da pelagem é causada por um gene dominante.

O reconhecimento da raça Peterbald ocorreu em 1997 pela TICA e em 2006 pela FIFe – mesmo ano que a TICA aceitou a raça de maneira definitiva. Mesmo em sua curta existência, essa raça tem adquirido o reconhecimento das associações felinas e interesse por parte das pessoas por sua aparência peculiar de um gato oriental sem pelos.

 

Comportamento

Essa raça foi criada para ter atributos como inteligência e ser ativo, gostando muito de brincadeiras. O Peterbald é um felino afeiçoado ao seu dono, apreciando quando pessoas lhe dão atenção. Apesar de agitado, esse gato foi feito para ficar dentro casa e apenas dentro de casa. Sociável, convive bem com outros animais de estimação e com crianças, apesar de preferir as mais velhas que vão o respeitar e saber seus limites.

Agressividade só é esperada de uma maneira nessa raça: agressividade por carinho, que o Peterbald adora exigir e ter, podendo passar horas em seu colo, desde que você permita. Esse gato vai te entreter com suas brincadeiras e vai receber as visitas na porta, curioso para conhecer novas pessoas – ele também vai te levar até a porta quando você sair e te receber quando você chegar. A maioria dos gatos Peterbald é muito vocal e vão conversar com você.

 

Aspecto

Felino de aparência elegante, seu corpo lembra bastante o corpo da raça Oriental Shorthair, sendo esbelto, de tamanho médio e musculoso - mais do que o Oriental. De pernas compridas, um Peterbald adulto pesa entre 3 e 5 kg. Sua cabeça é em formato de um triangulo invertido, longa, apresentando um perfil sem stop, com focinho fino e nariz largo, os bigodes podem aparecer de maneiras variados, podendo ser normais ou enrolados, por exemplo. As suas orelhas são bem grandes e pontiagudas. Os olhos são de tamanho médio, amendoados e oblíquos, sem se apresentarem proeminentes, possuindo a distância de um olho entre eles, a coloração não varia de acordo com a cor da pelagem do exemplar. Alguns exemplares – geralmente sem pelo – nascem sem sobrancelhas ou bigodes.

É esperado que o Peterbald venha sem pelos, no entanto é comum que variados tipos de texturas sejam encontradas nessa raça, mesmo que de forma pouco usual. Dessa forma, a raça pode apresentar calvície total, pelagem tipo floc – fina com até 5mm – ou pelagem do tipo brush – fino com mais de 5mm, em alguns casos o mesmo gato pode apresentar variados tipos de pelo por seu corpo. Quando o gato apresenta essa leve pelagem, ao toque ela lembra a textura de um pêssego. Todas as cores e padrões são aceitos para o gato da raça Peterbald. Sua cauda é longa e fina desde a base, afilando um pouco em direção a ponta. Um gato dessa raça que nasça sem pelagem vai permanecer dessa forma pelo resto de sua vida, enquanto os demais podem apresentar variação no tipo de pelagem ao longo do seu desenvolvimento.

 

Cuidados específicos

Como preferencialmente o gato Peterbald não possui pelagem, ele precisa de cuidado especial com relação ao frio, o mantendo aquecido nos dias mais gelados e evitando que ele saia de casa. Por possuir um metabolismo acelerado, o Peterbald precisa de mais comida do que a maioria dos gatos domésticos. Por ter uma pele seca, não precisa do cuidado frequente com a sua pele como é necessário na raça Sphynx, podendo ser banhado ou limpo de maneira ocasional.

 

Saúde

gato Peterbald é saudável e não possui problemas de saúde relacionados com sua genética, sendo necessária apenas maior atenção com mudanças climáticas devido à falta de pelagem.


História do Peterbald

Raça com história bastante recente, o Peterbald surgiu no ano de 1994 em São Petersburgo na Rússia. A criadora da raça, Olga Mironova, queria obter um gato sem pelo diferente do já conhecido Sphynx, com a aparência mais próxima do Oriental, dessa forma ela cruzou um macho da raça Don Sphynx – gato sem pelo, também obtido na Rússia alguns anos antes – com uma fêmea Oriental Shorthair, obtendo assim o Peterbald.

 O gene responsável por essa característica é dominante e a raça foi obtida de maneira “experimental”, pois na época – assim como nos dias de hoje – haviam muitas dúvidas sobre essa característica de calvície em gatos. O Peterbald ainda está em desenvolvimento, mas vem atraindo atenção e reconhecimento das pessoas e das associações felinas.


Características do Peterbald

A característica mais marcante do Peterbald está em sua aparência sem pelo – ou com pelos muito curtos e finos – e corpo Oriental, com orelhas extra-grandes. Seu temperamento é bastante amável, gostando de receber atenção e carinho por partes das pessoas. Se você tiver um Peterbald se prepare para separar uma parte do seu dia para brincar e acariciar esse gato, que vai ficar no seu colo o tempo que lhe for permitido.

Sociáveis, convivem com facilidade com gatos, cachorros e crianças. O Peterbald é aquele gato que vai receber as visitas na porta, da mesma forma que te leva até ela quando você vai sair, estando lá de novo quando você volta. Sua manutenção é simples, mas a falta de pelo exige cuidados com mudanças climáticas, mantendo essa raça aquecida em dias frios e evitando que ela pegue sol nos dias mais quentes.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas