Oriental Longhair | CachorroGato

Guia de Raças

Oriental Longhair

Javanese, Javanês

Quero esta raça

Ficha do Oriental Longhair

Oriental Longhair

O Oriental Longhair também é conhecido como Javanês, e deve seu nome à imaginação de um criador inglês, uma vez que sua origem tem relação alguma com a ilha de Java, em si com outras raças de gato mais famosas. Este gato mantém as características de seus parentes orientais, elegantes por natureza, brincalhões e curiosos.

Essa raça é uma boa opção para pessoas que nunca tiveram gatos, aposentados e família com crianças ou ainda pessoas com vários pets, mas se você espera um gato tranquilo, esse não é melhor para você, pois é bastante ativo e tem forte gosto por miar. O Oriental Longhair pertence ao mesmo grupo de raça do Siamês – o grupo é composto também pelo Balinês e Oriental Shorthair, mas algumas associações felinas podem incluir outras raças – sendo as únicas diferenças físicas expressivas entre essas raças o tamanho e cor da pelagem de cada um.

 

Origem

Sua origem não tem nada a ver com a ilha de Java, como o nome pode sugerir, pelo contrário, a sua origem é recente. Os primeiros criadores dessa raça são da Inglaterra, começando o trabalho com o Oriental Longhair em 1960. A raça é resultado do cruzamento entre o Oriental Shorthair e o Balinês. Após a Segunda Guerra Mundial os criadores se tornaram criativos nos cruzamentos e acabaram obtendo algumas raças como Javanês. O Siamês foi amplamente usado nesses programas e em poucas gerações os gatos resultantes não tinham nada parecido com o Siamês com exceção das cores.

Em 1970, a raça Javanês chegou aos Estados Unidos e ocorreu o cruzamento com o American Shorthair, gerando mais variações de cores para a raça do que se existia antes. Existe ainda um grande debate sobre o Javanês, algumas associações felinas o classificam como Oriental Longhair, no entanto, outros grupos o colocam como variação do Balinês, apresentando apenas um padrão de cores diferentes dos já existentes para essa raça.

 

Comportamento

O Oriental Longhair é muito carinhoso e dócil. Se comunica muito bem, tem uma variedade de miados melodiosos que diferenciam perfeitamente seus humores e necessidades. Apesar de sua aparência frágil, ele é um animal forte e ágil. É um gato possessivo que gosta de seguir o dono e conseguir todos os carinhos que deseja. Aliás, o gato Javanês não gosta de ficar sozinho por longos períodos de tempo, exigindo atenção e afeto de sua família. A raça tende a ser muito fiel e fazer tudo para agradar a pessoa que lhe dá afeto.

É um excelente caçador e brincalhão, sempre escolhendo um brinquedo para ser seu favorito, muitas vezes tendo a mania de devolver o brinquedo às mãos do seu humano. O gato Javanês nunca vai perder seu gosto por brincadeiras, agindo como filhote durante toda sua vida nesse quesito. São gatos confiantes que não tem medo de altura, sempre explorando tudo a volta. Apesar do seu jeito sociável, alguns Oriental Longhairs podem preferir uma pessoa só, mas a grande maioria vai adorar todas as pessoas e ficar indo de colo em colo atrás de carinhos. Eles gostam de crianças e outros animais, incluindo cachorros.

 

Aspecto

O Oriental Longhair é um gato de tamanho médio, corpo magro e musculoso, se apresentando mais pesado do que o Siamês. A cabeça pequena é triangular, o crânio em formato de cunha é um pouco convexo. O focinho fino, o nariz é comprido, reto e continuo a linha da testa sem quebra. Os olhos são médios, amendoados e ligeiramente oblíquos de cor verde-amendoados, porém os exemplares de cor branca ou colorpoint apresentam olhos azuis escuros, sendo também permitido olhos dispares; um azul e outro verde para estes casos. No entanto, os olhos do Javanês não podem ser mais amarelos do que verdes. As orelhas são grandes e pontudas, se apresentando larga na base.

Sua pelagem é semi-longa, fina e sedosa, sendo mais longo na juba e na cauda, formando plumas. Não apresenta subpelo. Quanto à cor, tem uma ampla gama de variações, tanto o Javanês quanto o Oriental Shorthair. A cauda é longa e fina desde a base, afilando em direção à ponta. O gato da raça Oriental Longhair é um gato de extremos quando se trata do seu padrão, como todo gato do grupo de raça do Siamês ele é longo e magro, mas com surpreendente força muscular e físico atlético.

 

Cuidados específicos

Apesar de seu pelo longo, não precisa de uma atenção especial, basta escová-lo ocasionalmente para evitar o acúmulo de pelos mortos. Aliás, o gato Javanês adora ser escovado e a tarefa é mais simples do que em outras raças de pelo semi-longo por ele não apresentar subpelo.

 

Saúde

O Oriental Longhair não tem nenhuma doença característica. Como qualquer gato com o pelo longo, pode acontecer de engolir bolas de pelo, prejudicando o aparelho digestivo, mas é facilmente tratado. O gato dessa raça é bastante saudável e pode viver 15 anos ou mais.


História do Oriental Longhair

O Oriental Longhair é uma raça criada pelo homem, que se originou na década de 1950 na Inglaterra. Após a Segunda Guerra Mundial, o número de criadores de gatos diminuiu e a reprodução foi reduzida. Alguns dos criadores que restaram tornaram-se bastante criativos com os cruzamentos planejados.

Muitas raças modernas foram desenvolvidas a partir de cruzamentos feitos naquela época e uma dessas raças é o Oriental Longhair. Algumas raças como shorthairs britânicos e housecats, entre outras, eram regularmente cruzadas com siameses. Os gatos resultantes dessas ninhadas eram cruzados novamente com o Siamês.

Em, surpreendentemente, poucas gerações, havia gatos que eram indistinguíveis dos Siameses em todos os sentidos, exceto a cor. Como a cor do Siamês é geneticamente recessiva, alguns gatinhos malhados também foram produzidos. Os melhores gatos de cor semelhantes aos siameses foram cruzados com siameses, fortalecendo e ampliando a raça Siamês. Os gatos que não se assemelhavam tanto ao Siamês, são os ancestrais dos nossos Orientais modernos.

Inicialmente, cada cor foi desenvolvida e nomeada como uma raça à parte: como Foreign White, Havana (cor chocolate) e o Oriental Spotted Tabby. Logo se tornou evidente que havia muitas cores possíveis para criar-se uma raça para cada cor, portanto todos os gatos com a pelagem similar, que não fossem da raça Siamês, foram agrupados em uma raça, a Oriental Longhair ou Shorthair.

A raça Oriental Longhair foi importada para os Estados Unidos na década de 1970. Novos cruzamentos entre shorthair americanos com Siamês criaram ainda mais cores. Curiosamente, a “raça” Havana havia sido importada para a América antes das raças serem agrupadas, mas evoluiu para uma raça distinta chamada de Havana Brown, que é bastante diferente dos Oriental Longhair de cor chocolate.


Características do Oriental Longhair

O gato Oriental Longhair, como todo o grupo da raça Siamês, é animado, sociável​​, inteligente, e gosta de brincar. Muitos deles são apanhadores, buscando e retornando seu brinquedo favorito incansavelmente para as mãos de seus donos. Eles podem se divertir por horas com uma caixa de papelão vazia. Eles mantém sua vivacidade de filhote por toda a vida adulta.

Nenhum armário ou prateleira alta está a salvo do Oriental Longhair curiosos. Eles têm personalidades fortes e distintas. Não deixe que os seus ossos finos e aparência esbelta o engane, eles são bem confiantes.

Os Oriental Longhair são dedicados ao seu dono e precisam de companhia. Alguns são gatos de "uma pessoa" só, evitando visitantes ou até mesmo alguns membros da família. Mais comumente, eles amam todos da família, pulando de colo em colo, ronronando. Em geral, um gato Oriental não fica bem sozinho, preferindo estar em companhia de crianças, outros gatos, cães, com muita atividade e agitação na casa.

Eles amam atenção e irão adorar se aconchegar debaixo das cobertas com você. Eles ficam mal quando são ignorados. Estes não são gatos para pessoas que querem viver uma vida bastante agitada fora de casa, que não gostem de ser interrompidas ou que queiram um gato que se sente e seja apenas fofinho. O gato Javanês é maravilhoso para as pessoas que querem um animal de estimação interativo, divertido e um verdadeiro companheiro.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas

  • Oriental Shorthair

    O Oriental Shorthair, por muitas vezes apenas chamado de Oriental, parece bastante com o...

    Leia Mais
  • Peterbald

    Uma raça ainda em desenvolvimento e que, preferencialmente, deve vir sem pelagem – apesar...

    Leia Mais
  • Siamês

    O Siamês, procedente do antigo reino de Siam (Tailândia), é controverso desde sua...

    Leia Mais