Norwegian Forest Cat | CachorroGato

Guia de Raças

Norwegian Forest Cat

Bosques da Noruega, Wegie, Skogkatt

Quero esta raça

Ficha do Norwegian Forest Cat

Norwegian Forest Cat

Essa raça é conhecida por uma grande diversidade de nomes, Norueguês da Floresta, Bosques da Noruega, Skogkatt, Wegie, entre outros. O Norwegian Forest Cat pode ser selvagem em sua origem, mas é um gato tranquilo de pelagem longa e espessa. Essa raça é conhecida por ser forte e ágil, com grande potencial para caçar e subir lugares altos.

Com seu temperamento equilibrado, o Norwegian Forest Cat é uma boa opção para famílias com crianças, sendo pacientes com elas, famílias ou pessoas com outros animais de estimação, com quem lida facilmente, sejam eles outros gatos ou cachorros, e para pessoas que nunca tiveram um felino antes.

 

Origem

Pelo que se sabe, o Norwegian Forest Cat existe na região da Escandinávia há muito tempo e muitas lendas da mitologia nórdica falam de um gato com as características iguais as dele. Sua origem ao certo é um mistério, não se sabe se os Vikings foram responsáveis por levar gatos da Ásia Menor até a Escandinávia ou se povos da Europa Central, ou até mesmo da Ásia, instalados na região teriam introduzido a raça antes da Idade Média. De fato, o que se sabe é que o Norwegian Forest Cat descende de gatos selvagens.

O certo é que a raça é produto do ambiente; devido o clima da região os gatos que chegaram a Escandinávia tiveram que se adaptar, criando uma pelagem mais espessa e impermeável, aumentando de tamanho e de peso. Com o passar do tempo o Gato Bosques da Noruega deixou de ser selvagem, sendo selecionado por criadores para manter a raça. O padrão para raça teve que ser modificado para que ela não fosse confundida com a raça Maine Coon.

 

Comportamento

Esse gato possui grande controle emocional e é, portanto, muito seguro de si mesmo. É calmo e sociável, mesmo com sua aparência selvagem, lida muito bem com crianças - sendo bem pacientes com elas -, cachorros e outros gatos domésticos. A convivência em família é muito bem aceita pela raça, apesar disso, o Wegie pode ficar alguns períodos de tempo sozinho sem problemas. Com sua constituição robusta e flexível, o Wegie é um gato considerado excelente caçador e trepador nato. São gatos interativos e que gostam de brincar, de forma que vão aproveitar qualquer oportunidade que tiverem de fazer isso com os membros da família ou qualquer pessoa que goste de brincadeiras.

É um gato conversador, mas sua voz é calma e pode viver em apartamentos, sendo que nesse caso é bom investir em uma árvore para gatos – tipo de arranhador. Ainda assim o gato Wegie vive melhor quando dispõe de acesso a um jardim, gostando de ficar ao ar livre. Essa raça dificilmente se estressa e por isso consegue se adaptar a mudanças com uma grande facilidade quando comparada a outras raças de gatos. O Wegie é um felino independente e de grande inteligência.

 

Aspecto

Esse gato é de grande porte e pode pesar de 3 a 9 quilos, com corpo poderoso, alongado e constituição óssea e muscular firme. Sua cabeça é tão comprida quanto larga, de formato triangular e fronte achatada. As orelhas são de tamanho médio para grande, largas na base e levemente arredondadas nas extremidades, são inseridas afastadas, com pelos longos revestindo a região interna e com pelagem do tipo Lince é desejável nas pontas. O Skogkatt possui olhos grandes, amendoados e levemente oblíquos, dando ao gato uma expressão de sempre alerta, todas as cores são aceitas, mas os tons mais apreciados são verdes ou dourados, para os gatos de pelagem branca são preferíveis olhos azuis, cobre ou dispares. 

Pelagem dupla, com pelos semi-longos, lisos, impermeáveis e lustrosos, e subpelo lanoso. Apresenta um colar vistoso. As cores admitidas são todas com exceção do fawn (fulvo), canela, chocolate, lilás e colourpoint, sendo aceito branco em qualquer proporção. Sua pelagem é normalmente menos densa durante o verão, sem perder sua característica de impermeabilidade.  Os membros posteriores são mais longos do que os anteriores e a raça Nowergian Forest Cat apresenta pelos interdigitais. A cauda é longa, larga na base, afilando em direção a ponta, portada ereta. A maturidade da raça é tardia e vem apenas aos quatro ou cinco anos de idade.

 

Cuidados específicos

Apesar da pelagem semi-longa, o Bosques da Noruega é um gato de fácil manutenção, precisando geralmente de apenas escovação regular para evitar nós e remover pelos mortos. Na época de muda, que é bastante significativa nessa raça, a escovação deve ser diária. 

 

Saúde

Como todo gato de pelagem semi-longa, o gato da raça Skogkatt pode apresentar problemas com bolas de pelo em seu aparelho digestório, especialmente na época de muda, mas isso é facilmente tratado. Em alguns exemplares é possível observar pequenos problemas de articulação, devido ao excesso de peso dessa raça. No entanto, a raça pode ser considerada bastante saudável devido aos séculos de seleção natural pela qual passou.


História do Norwegian Forest Cat

O Norwegian Forest Cat é produto da seleção natural. Tendo que viver nas florestas frias da região da Escandinávia esse gato passou séculos precisando se defender, se alimentar e se proteger sozinhos, com isso eles ganharam peso, ficaram maiores e com a pelagem mais longa e impermeável para se proteger do frio rigoroso. Apenas aqueles gatos que se adequarem ao esse tipo de ambiente conseguiram prosperar. 

Acredita-se que esse gato viajava e vivia com os Vikings, mantendo os locais livres de roedores e outras pragas que podiam surgir. O Nowergian Forest Cat era tão importante que fez parte das lendas e mitologia desse povo, mesmo sem se saber ao certo se os Vikings foram os responsáveis pela introdução deles na Escandinávia. No inicio do século XX a raça passou a se selecionada por criadores para evitar sua extinção, porém a Segunda Guerra Mundial interferiu na criação de diversas raças, incluindo essa. Em 1970, o gato Bosques da Noruega acabou ganhando reconhecimento e um programa de criação efetivo.


Características do Norwegian Forest Cat

Os gatos Norwegian Forest são inteligentes, independentes e bastante perceptivos com relação ao ambiente no qual vivem. A raça é grande e de forte construção, com pelagem apropriada para o clima frio da Noruega, seu local de origem como diz seu próprio nome. Apesar de seu aspecto e origem selvagem, o Skogkatt – seu nome na Noruega – é um gato com temperamento tranquilo, paciente e que vive de maneira pacifica com humanos e outros animais.

Atlético, o Norwegian Forest Cat é um excelente caçador e igualmente excelente trepador, gostando de observar as coisas de lugares altos. Com seu jeito independente, o gato dessa raça não vai se importar de passar algumas horas sozinho ao longo do dia. Mesmo com sua pelagem semi-longa, o Skogkatt exige apenas uma escovação semanal, com exceção da época de muda quando seu pelo deve ser escovado diariamente.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas