Nebelung | CachorroGato

Guia de Raças

Nebelung

Quero esta raça

Ficha do Nebelung

Nebelung

O Nebelung nada mais é do que um Russo Azul de pelagem mais longa. O nome Nebelung é de origem alemã e significa algo como “ser da névoa”, esse termo se encaixa com o gato, que costuma se mover como uma sombra, silencioso e cuidadoso.  A raça é rara e apresenta ser dificuldade para ser encontrada. Atualmente seu cruzamento com o Russian Blue é permitido sem qualquer penalidade, ajudando no desenvolvimento do Nebelung.

Com seu temperamento dócil e tranquilo, a raça se encaixa muito bem a vida dentro de um apartamento, o Nebelung é bastante indicado para pessoas aposentadas ou desejam um gato carinhoso e de colo, além de famílias com crianças um pouco maiores que vão brincar com ele, mas possuem respeito pelo gato.

 

Origem

A raça teve sua origem nos Estados Unidos e por ser uma espécie de Russo Azul de pelagem semi-longa seu ancestral é comum. Inicialmente a raça Russian Blue teria surgido entre as raças felinas que habitavam navios no século 19, no entanto a versão que conhecemos hoje é uma combinação da raça Siamese colourpoint e da raça British Shorthair. O Russo Azul é também muito relacionado à família de Czares russos, especialmente por seu aspecto real.

A obtenção da raça Nebelung ocorreu na tentativa de recriar um gato com essas características que existia na época Vitoriana e foi importado da Rússia para a Inglaterra. Sua criadora foi a americana Cora Cobb, em meados de 1980, que visava uma nova raça que seria reconhecida pela TICA. A raça passou a ser reconhecida em 1987, após cruzamentos que originaram a pelagem que o diferencia do Russo Azul. Algumas associações felinas, como a TICA, reconhecem seu padrão.

 

Comportamento

Apesar de muito dócil e do gosto pela companhia humana e de outros animais, o Nebelung é um gato tímido, bastante indicado para a vida em apartamento. Combina essas características com um lado mais brincalhão, o que o torna um bom companheiro para crianças, especialmente as maiores, tendo maior tolerância e paciência com suas brincadeiras quando comparado ao Russo Azul. Se outros pets habitam a casa é melhor que sejam gatos mais tranquilos, pois gatos ativos podem incomodar seu temperamento calmo; da mesma forma cães muito barulhentos podem o atrapalhar. Uma socialização precoce pode ajudar o Nebelung a ser mais tolerante.

O gato Nebelung é do tipo que escolhe uma pessoa favorita, se tornando completamente devotado a ela, a seguindo pela casa e apreciando deitar em seu colo e receber carinho por horas seguidas. Apesar de seu grande carinho e apego a família, o Nebelung tende a se esconder quando estranhos chegam em casa. Por ser um gato que gosta de ter uma rotina este felino pode demorar algum tempo para se encaixar no estilo de vida de sua família, sendo melhor que ele dê os próprios passos para conhecer sua família.

 

Aspecto

O gato dessa raça é de médio porte, com corpo musculoso, mas traços mais finos. O aspecto geral é de um felino elegante, com corpo longo e gracioso. Aliás, longo é o melhor termo para definir o Nebelung em seu aspecto. Sua cabeça é em formato de cunha, sendo mais pontuda do que arredondada, apesar de sua pelagem dar a impressão de um formato redondo. Os olhos são verdes assim como do Russo Azul, em alguns casos pode ser amarelo-esverdeado, e apresentam formato ligeiramente oval, lhe dando um olhar inteligente. As orelhas são pontudas e grandes, inseridas bem no topo de sua cabeça, servindo como uma continuação as linhas elegantes de sua cabeça.

A pelagem é em dupla camada densa, resistente à água, que se adapta a todos os climas, semi-longa, macia e suave ao toque. Os pelos se apresentam principalmente na cor azul com detalhes em prateado nas pontas, mas a cor branca e a cor preta também são aceitas. Os machos da raça apresentam um colar em volta do pescoço, essa característica é também esperada nas fêmeas, mas em menor intensidade. A cauda é longa e com pelagem que lembra uma pluma, sendo mais longa do que no restante do corpo. As pernas são longas, com ossos medianos, os pés são redondos, quase ovais, com bastante tufo de pelo entre os dedos. O gato da raça Nebelung só apresenta sua pelagem definitiva por volta dos dois anos de idade. Os olhos dos filhotes podem ser amarelados, passando apresentar uma coloração esverdeada por volta dos oito meses.

 

Cuidados específicos

Um gato Nebelung precisa de escovação ao menos duas vezes na semana para manter o toque suave de sua dupla pelagem e a manter livre de pelos mortos. Além desse cuidado, a raça é de fácil manutenção e não precisa de tratamentos mais específicos.

 

Saúde

Gatos da raça Nebelung são considerados saudáveis, não apresentando predisposição para determinada doença ou qualquer problema genético relacionado a si até o momento.

 


História do Nebelung

A raça teve sua origem recentemente nos Estados Unidos. Uma criadora de gatos, Cora Cobb, visava obter uma nova raça que fosse reconhecida pelo TICA. Em 1984, Cora obteve o primeiro Nebelung e no ano seguinte ela obteve uma fêmea de uma segunda ninhada. A partir destes dois exemplares, a raça Nebelung surgiu. A base para a raça foi um gato de aparência muito próxima ao Russo Azul, porém com pelagem mais longa, que foi importado da Rússia para a Inglaterra durante a era Vitoriana.

O Nebelung foi reconhecido em 1987, entrando definitivamente para a TICA em 1997. O nome Nebelung é de origem alemã e deriva do termo “névoa”. Atualmente a raça é rara e pode ser cruzada com o Russo Azul sem penalidades, na intenção de melhorar e estabelecer as características da raça Nebelung.


Características do Nebelung

O gato dessa raça é bastante dócil, carinhoso e amigável, mas possui um lado bastante tímido, que faz com que ele se esconda de estranhos, se incomode com outros animais de estimação muito ativos ou barulhentos e crianças muito pequenas. Ainda assim, ele é um excelente companheiro que vai ter paciência de brincar com crianças maiores e vai se apegar muito a sua família, servindo perfeitamente de gato de colo.

O Nebelung não gosta de ser deixado sozinho, por isso possuir uma companhia lhe é essencial. Sendo um felino de rotina própria, o gato dessa raça demora um período para se adaptar ao seu novo lar, mas uma vez que se a acostuma ele cria fortes laços familiares e se torna muito ligado a uma determinada pessoa da família. O doce Nebelung é um gato fácil de cuidar, que exige apenas duas escovações semanais para manter seu pelo saudável.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas