Munchkin Shorthair | CachorroGato

Guia de Raças

Munchkin Shorthair

Quero esta raça

Ficha do Munchkin Shorthair

Munchkin Shorthair

Talvez você não se lembre desse nome diferente, mas é muito provável que você lembre-se do aspecto geral do gato Munchkin. A raça é conhecida por ter um corpo alongado, mas os membros curtos. Seu nome provavelmente se dá ao povo anão Munchkin da obra do “Mágico de Oz”. Trata-se de um gato ágil e veloz, cheio de energia, não apresentando problemas de mobilidade.

Mesmo com suas pequenas pernas, o felino dessa raça consegue subir em lugares mais baixos, e vai chegar aos mais alt0os se tiver moveis de apoio em seu caminho. O Munchkin é uma boa companhia para pessoas solteiras, aposentados, pessoas que nunca tiveram um felino e famílias com crianças, criando forte vinculo com seu dono e roubando o carinho das pessoas.

 

Origem

Pelo que se sabe gatos com as características do Munchkin foram observados na Inglaterra durante a década de 1930, assim como em outras partes do mundo, no entanto durante a Segunda Guerra Mundial acabou-se perdendo o rastro deste peculiar felino. A característica mais marcante da raça – as pernas curtas com o corpo em proporções normais – ocorre devido a um gene dominante. O Munchkin atual teve seus antepassados originados na Louisiana, Estados Unidos, por volta de 1982 e só então ganhou esse nome.

Seu reconhecimento pela TICA veio em 1994, que também revisou o padrão para a raça Munchkin no mesmo ano. Alguns criadores parecem acreditar que o Munchkin não devia ser aceito como uma raça por causa de seu aspecto, gerando bastante controvérsia com relação a esse felino e levando, inclusive, algumas associações de gatos domésticos – como a CFA - a não o reconhecer.

 

Comportamento

A raça é bastante apegada ao dono, sendo sociável e afetuosa, adorando receber bastante atenção. O Munchkin é um bichano ativo que gosta de brincadeiras, adorando correr atrás de brinquedos, além de convive muito bem com crianças, cachorros e outros gatos, tentando atrai-los para suas brincadeiras. Sua personalidade pode variar bastante, pois a raça vem de um conjunto de várias outras, sendo assim, o temperamento do Munchkin pode lembrar outros gatos de raças conhecidas.

Mesmo com suas patas curtas, o gato da raça Munchkin consegue subir em moveis, especialmente naqueles mais baixos, então não pense que esse gato vai sempre se manter com os pés no chão. Curioso, o gato dessa raça vai sempre procurar a melhor forma de visualizar tudo que está acontecendo e não vai deixar qualquer canto da casa permanecer inexplorado por ele. O Munchkin é um bichano capaz de roubar seu coração depois que você o conhece.

 

Aspecto

Seu corpo de é tamanho médio, semi-foreign, não se apresentando compacto, com ossos e músculos são medianos, mas substanciais, sendo um gato que pesa de 2,2 a 4 kg. A cabeça do Munchkin é triangular com contornos arredondados, proporcional ao tamanho do corpo, o focinho é fino com uma leve quebra, o nariz tem comprimento médio, as maças do rosto são proeminentes, principalmente nos machos. As orelhas possuem base larga e formato triangular com pontas arredondadas, a pelagem típica de Lince é aceita apenas nos Munchkin Longhair. Os olhos são inseridos afastados, em formato de noz, de tamanho grande, levemente oblíquos, a coloração dos olhos não possui relação com a cor da pelagem, sua expressão é de um gato sempre alerta.

A pelagem desse gato se apresenta nas variações curta ou semi-longa, em ambos os casos com sub-pelo e textura sedosa. Todas as cores e padrões de pelo são admitidos para a raça. A cauda do gato Munchkin é grossa, se afilando em direção à ponta, apresenta bastante pelo, formando uma pluma nos exemplares de pelagem longa, e fica portada sempre ereta quando o gato está em movimento. Suas patas são curtas, mas possuem estrutura óssea e muscular forte, o que garante sua mobilidade sem restrições. Pernas traseiras mais longas do que as dianteiras são aceita, ainda assim, o Munchkin não é capaz de saltar tão alto quanto outras raças. A raça não sofre alterações em sua espinha devido as pernas pequenas, mantendo a flexibilidade de um gato comum.

 

Cuidados específicos

É um gato de fácil manutenção exige apenas escovação periódica, mantendo assim o pelo do gato com boa aparência e livre de pelos mortos. O Munchkin Shorthair deve ser escovado uma vez por semana, enquanto o Munchkin Longhair deve ser escovado duas vezes por semana, evitando formação de nós em sua pelagem.  

 

Saúde

O gato da raça Munchkin é um felino saudável que não apresenta qualquer problema de saúde genética. Mesmo com as pernas curtas o Munchkin não apresenta os problemas espinhais que algumas raças de cachorros – como o Basset e o Corgi – de perna curta apresentam, pois sua estrutura óssea difere dos caninos. Além disso, sua mobilidade não é comprometida por causa desse aspecto, sendo fácil notar isso ao ver o Munchkin correndo com agilidade pela casa.


História do Munchkin Shorthair

A mutação que originou o Munchkin não é nova, apesar de a raça ter sido reconhecida recentemente. Durante a década de 1930, gatos com patas mais curtas foram observados na Inglaterra, inclusive quatro gerações de gatos com essa características foram relatadas por um veterinário do país, sendo incluso no registro uma fêmea negra com oito anos de idade e com uma incrível saúde. Infelizmente, a Segunda Guerra Mundial apenas ajudou no desaparecimento do rastro do gato Munchkin.

Outras partes do mundo tiveram registros desse gato nas décadas seguintes, mas foi na Louisiana, durante a década de 1980, que a raça finalmente se estabeleceu. Criadores lutaram pelo reconhecimento da raça e conseguiram que a TICA aceitasse o Munchkin nos anos 90. A raça passou por anos de monitoramento, concluindo-se que a característica ocorria graças a um gene dominante. Apesar de comprovadamente saudável, o Munchkin ainda não é aceito por todas as associações felinas. 


Características do Munchkin Shorthair

O Munchkin tem como característica marcante suas pernas curtas. Isso pode causar estranhamento em algumas pessoas, mas se pensarmos bem vários animais da natureza e até mesmo raças de cachorro famosas possuem pernas curtas e são excelentes naquilo que fazem. O gato dessa raça não é diferente. Suas pequenas pernas não prejudicam a movimentação do Munchkin, ele é capaz de saltar, mesmo que dando pulos menos altos, e com sua grande inteligência consegue subir até aquele ponto mais alto de um móvel usando outros como apoio.

Amoroso, o Munchkin é um gato de família que vai se apegar muito ao dono e possui grande disposição para brincar com crianças, sendo inclusive sociável com outros gatos e cachorros, também gostando de brincar com eles. Seu trato é fácil, até mesmo no Munchkin de pelo longo, exigindo apenas escovações regulares de seu pelo.

Raça verificada por:

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Raças Relacionadas